Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Alentejo leva 352 referências de vinho à ProWein 2023 em Düsseldorf

Publicado há

no dia

ProWein22 JL 8261 scaled

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai levar 352 referências de vinho da região àquela que é a maior feira mundial do setor, a ProWein 2023, que se realiza já nos próximos dias 19, 20 e 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Esta é já a 15ª participação da CVRA no evento que leva milhares de visitantes à Alemanha. O stand terá mais de 180 metros quadrados, onde cerca de 30 produtores alentejanos vão dar a conhecer as singularidades dos néctares da região. Também os produtores aderentes ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vão estar sinalizados, para que todos os esforços de sustentabilidade implementados, das vinhas às adegas, sejam reconhecidos pelos visitantes.

Sobre a participação do Alentejo no maior ponto de encontro do setor a nível mundial, Francisco Mateus, presidente da CVRA, refere que «esta é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade dos vinhos da região e continuar a crescer no mercado internacional, onde nos últimos anos temos sido, cada vez mais, reconhecidos pelo nosso terroir e singularidades daí decorrentes. O aumento sucessivo do nosso valor, do nosso preço, no estrangeiro, reflete isso mesmo e é este o caminho que queremos continuar a seguir».

Recorde-se que ao longo de todo o ano, a CVRA promove a região e os seus néctares em diferentes mercados, com o objetivo de dar a conhecer os vinhos produzidos no Alentejo e as medidas sustentáveis adotadas pelos produtores da região ao setor vínico além-fronteiras. Na última edição da ProWein, em 2022, o “Alentejo Friends” foi o stand dedicado aos produtores que garantem a sustentabilidade da região num evento que contou com mais de 38 mil visitantes de 145 países.

Alentejo

Mértola: Moto Clube Falcões das Muralhas Esclarece

Publicado há

no dia

por:

331734063 2470816479733632 3019403416996004094 n

O Moto Clube Falcões das Muralhas, em resposta a informações divulgadas por alguns órgãos de comunicação nacionais e regionais, esclarece que não está de forma alguma associado aos acidentes de viação ocorridos no dia 24 de fevereiro de 2024, no concelho de Mértola.

Embora o evento tivera sido promovido por esta associação, a Festa do Porco, decorreu sem qualquer incidente. A organização negou categoricamente qualquer responsabilidade nos acidentes reportados em diferentes pontos do concelho.

Os despistes de motociclos, resultando em feridos, não têm qualquer ligação direta com as atividades do Moto Clube Falcões das Muralhas. Segundo informações da Proteção Civil, o primeiro acidente ocorreu na EN122, na freguesia de Espírito Santo, enquanto o segundo teve lugar na EN265, na freguesia de Santana de Cambas. Os feridos foram prontamente assistidos e encaminhados para o Hospital de Beja, com a intervenção rápida dos Bombeiros Voluntários de Mértola, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e de outras entidades de socorro.

Esclarece que os incidentes não ocorreram durante a realização da Festa do Porco, tendo acontecido em momentos e locais distintos sem ligação ao moto clube. Não existindo assim fundamentos para especulações sobre a possível participação dos motociclistas no evento promovido pelo Clube.

O Moto Clube Falcões das Muralhas reitera o seu compromisso com a segurança e a responsabilidade em todas as suas atividades, desejando pronta recuperação aos feridos nos acidentes. Além disso, solicita retratação por parte dos órgãos de comunicação social que associaram indevidamente a instituição aos eventos em questão.

A direção do Moto Clube permanece disponível para esclarecimentos adicionais, expressando gratidão à comunidade pelo apoio e compreensão demonstrados neste momento.

Captura de ecra 2024 02 28 000004
Continuar a ler

Portugal

Município de Cuba atribui Bolsas de Estudo para alunos do Ensino Superior

Publicado há

no dia

por:

429904511 780672597420405 8346749887590856660 n

Na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a Câmara Municipal de Cuba realizou a cerimónia de atribuição das Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior do concelho, referentes ao ano letivo de 2023/2024. Num total de 15 bolsas concedidas, no valor de 750 euros cada, o montante global deste apoio ascendeu a 11.250 euros.

Para a autarquia, esta medida representa um importante apoio financeiro tanto para os estudantes como para as suas famílias, visando contribuir para a qualificação dos jovens e compensar os encargos adicionais associados à frequência do ensino superior.

É importante salientar que, para serem elegíveis para esta bolsa de estudo concedida pela Câmara Municipal de Cuba, os candidatos devem cumprir alguns requisitos estipulados no regulamento. Entre estes requisitos, destaca-se a necessidade de os candidatos residirem no concelho de Cuba há pelo menos dois anos, não possuírem habilitações literárias de nível superior e terem obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso devidamente justificada e por uma única vez.

Continuar a ler

Portugal

Município de Odemira encabeça dinamização da Universidade Sénior

Publicado há

no dia

por:

USO

Com o objetivo de proporcionar um envelhecimento ativo e saudável para todos os cidadãos, o Município de Odemira assume, desde 2024, a coordenação da USO – Universidade Sénior de Odemira.

A Universidade Sénior é uma resposta socioeducativa que visa organizar e dinamizar regularmente uma variedade de atividades num ambiente informal, promovendo a formação ao longo da vida.

A USO tem como missão fomentar um envelhecimento ativo, positivo e saudável através da participação em atividades sociais, culturais, científicas, desportivas, de convívio, capacitação digital e de lazer. Este projeto surge com o intuito de ocupar o tempo livre dos indivíduos que se sintam motivados para uma aprendizagem contínua em diversas áreas, tanto teóricas quanto práticas, proporcionando também momentos de convívio.

A USO opera em vários espaços municipais, incluindo o auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, o Quintal da Música, as Piscinas Municipais e uma sala cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Odemira. Com uma vasta gama de temas, como Ciências Práticas, Artes Manuais, Atividades Aquáticas, Teatro, Música, Informática, Línguas e outros, as aulas destinam-se a todos os interessados com mais de 50 anos que desejem aprender e socializar.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contacto com a USO através dos seguintes contactos: 283 320 900, 924 226 949, uso@cm-odemira.pt ou diretamente com a Divisão de Inovação Social do Município.

Este compromisso do Município de Odemira em promover o envelhecimento ativo demonstra a sua preocupação em proporcionar oportunidades de aprendizagem contínua e socialização para todas as faixas etárias da comunidade.

Continuar a ler

Portugal

Capicua em concerto no Cine-Teatro de Grândola: Projeto “Cantar de Novo”

Publicado há

no dia

por:

428497342 831109119060513 2672181904055407055 n

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher e integrado no programa alusivo aos 50 Anos do 25 de Abril em Grândola, o Cine-Teatro prepara-se para receber um espetáculo memorável: Capicua, a renomada rapper portuguesa, estará em concerto para uma viagem única pela sua carreira.

Com um espetáculo renovado e uma nova identidade visual, Capicua promete uma noite inesquecível, onde irá reinventar velhos temas e estrear uma música nova. Reconhecida pela sua escrita exímia e emotiva a rapper traz consigo uma mensagem poderosa que tem conquistado o reconhecimento tanto a nível nacional como internacional ao longo da última década.

O concerto, intitulado “Projeto Cantar de Novo”, promete ser uma experiência envolvente e cativante, onde os fãs poderão desfrutar de uma performance única, repleta de ritmo, poesia e energia. Capicua é uma voz ativa na cena musical portuguesa, e esta é uma oportunidade imperdível para testemunhar o seu talento ao vivo.

O evento está marcado para o próximo dia 8 de março, às 22h00. Não perca esta oportunidade de vivenciar um concerto único com uma das artistas mais influentes da atualidade.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.967)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.596)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.816)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.106)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.486)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.951)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS