Portugal
Alqueva e Titicaca : Dois dos maiores lagos do mundo formalizam cooperação

EDIA assina protocolo
No âmbito da visita que o Comité para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguay está a efetuar ao território de Alqueva, a EDIA assina hoje, dia 28 de novembro, um protocolo de colaboração com a Autoridad Binacional del Lago Titicaca e a Mancomunidad Intermunicipal del Titicaca visando “articular e implementar atividades, projetos e programas, destinados à integração regional e transfronteiriça”, uma vez que esta entidade estende a sua visita ao território de Alqueva também a Espanha.
Este comité, que integra representantes de organismos públicos da Bolívia, Perú e Brasil, partilha o lago Titicaca, e procuram no exemplo espano-português da Associação Transfronteiriça “Terras do Grande Lago”, experiências que possam transpor para as suas realidades.
Do programa, está prevista uma visita a infraestruturas do Projeto de Alqueva bem como uma sessão de apresentação da EDIA e do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a que se segue a assinatura do protocolo de cooperação.
Portugal
Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) expressou a sua insatisfação com a decisão de permitir que apenas 6% dos membros da Guarda Nacional Republicana possam tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.
Segundo as normas internas, apenas 20% do efetivo deve poder tirar férias simultaneamente durante eventos de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento durante a Jornada Mundial da Juventude exige que apenas 6% dos militares possam tirar férias.
A APG afirma que essa decisão é um desrespeito para com os profissionais e que as férias são um direito que não deve ser decidido exclusivamente pela entidade patronal. A PSP também já decidiu suspender as férias dos polícias entre 24 de julho e 07 de agosto devido ao evento.
Portugal
Qual é a origem da expressão “Não entender patavina” ?

A expressão “Não entender patavina” é usada quando um individuo não percebe nada de determinado assunto. Expressão que deve a sua origem ao historiador Tito Lívio, natural de Patávio, hoje Pádua, na Itália. Tito usava um latim, próprio da sua região, considerado “horroroso” para muitos, uma vez que, não era percetível para todos.
Daí surgiu o Patavinismo, que originalmente significava não entender Tito Lívio, não entender “patavina”.
Portugal
Funcionária detida por roubar dinheiro em escola em Castelo Branco

Uma mulher de 45 anos foi detida, esta terça-feira, por furto num estabelecimento de ensino, no concelho do Fundão.
Segundo o avançado , em comunicado, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), a detenção ocorreu na sequência de uma investigação que durou cerca de um mês.
A mulher, que trabalhava na escola, foi acusada de entrar de forma repetida em áreas restritas do estabelecimento para furtar quantias em numerário da instituição.
A detida foi constituída arguida e foram recuperados 200 euros em numerário.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.
Portugal
Semanas Gastronómicas das sopas, açordas e migas em Grândola

São mais de 50 as propostas apresentadas nas ementas dos 15 restaurantes do concelho que participam na 1º edição de 2023 da iniciativa que promove a gastronomia regional.
De 28 de janeiro a 5 de fevereiro há saborosas sugestões de pratos de comida de conforto que combinam com os dias frios de inverno. Às robustas sopas do cozido, de “entulho”, de agrião com grão ou feijão ou de cação e aos leves e deliciosos cremes de abóbora e batata-doce, de courgette e alho francês, ou de couve-flor c/ amêndoa torrada juntam-se as clássicas e diversas açordas: de alho, de tomate, de espinafres, de camarão, de coelho ou de perdiz, apresentadas como prato principal ou como acompanhamento de linguadinhos, enguias fritas ou choco frito, com bacalhau e ameijoas ou chips de feijão-frade.
No cardápio dos restaurantes há ainda dezenas de sugestões das típicas migas: ao pão – ingrediente principal deste prato alentejano – adiciona-se a hortelã, os espargos, o tomate, os espinafres, os cogumelos, os coentros, os brócolos, a batata-doce roxa ou as ovas e servem-se com costeletas de borrego, bacalhau assado, carne de alguidar, peixe frito, fraca de escabeche ou javali no vinho tinto.
Ao longo do ano as “Semanas Gastronómicas”, promovidas pelo Município de Grândola, dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.
-
Portugal2 dias atrás
Vidigueira: Homem de 62 anos morre atropelado pelo próprio carro
-
Portugal2 dias atrás
Reportagem: “Algures lá fora está o meu futuro”
-
Alentejo3 dias atrás
Portalegre: ATM no mercado cuidado com comissões
-
Portugal3 dias atrás
GNR de folga detém duas mulheres que iam roubar 4 mil euros em café e whiskey
-
Portugal2 dias atrás
Sagres compra o nome do Campo Pequeno
-
Alentejo3 dias atrás
ChatGPT: O que é a tauromaquia?
-
Portugal2 dias atrás
Grândola : Ultra Maratona Atlântica Melides -Tróia regressa em julho
-
Portugal3 dias atrás
Mãe e filho vivem há meses numa tenda na praia de Matosinhos. Após terem sido despejados
-
Portugal22 horas atrás
De cuecas brancas idosos da Carvalhosa dançam música das Senhoritas . Vídeo já é viral
-
Alentejo3 dias atrás
Campo Maior: Festas do Povo adiadas para 2024
-
Portugal22 horas atrás
Vídeo: Força Aérea interceta avioneta a lançar droga numa estrada em Ferreira do Alentejo
-
Portugal3 dias atrás
Idoso coloca anúncio no jornal à procura de uma senhora sozinha e séria e acaba por ser burlado