Alentejo
Atletas da Patinagem do Alentejo e Algarve estarão presentes no ‘Inter-Regiões 2023’
Clube de Patinagem de Albufeira, Associação Recreativa Patinagem de Albufeira, Grupo Desportivo e Recreativo Canaviais, Clube de Patinagem Artística de Cuba, Clube de Patinagem de Beja, Patinagem Clube de Tavira, Real Amizade Farense e Futebol Clube Castrense são apenas alguns dos clubes da região que vão estar representados no “Inter-Regiões 2023” em Patinagem Artística, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
A Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve estará presente com uma comitiva de 12 atletas em diversas categorias, desde Benjamin a Sénior, competindo com representantes de várias regiões do país, como Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Madeira, Minho, Porto, Ribatejo, São Miguel e Setúbal. Este torneio, organizado pela Federação de Patinagem de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, promete reunir mais de uma centena de atletas, proporcionando um espetáculo de destreza e elegância que certamente encantará o público.
Os atletas da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, Laura Cláudio, Mariana Faria, Mariana Pinheiro, Pilar Janeiro, Joana Almodôvar, Maria Pinheiro, Mafalda Almodôvar, Guilherme Soudo, Petra Cabrita, Daniela Farias, Beatriz Hortense e José Calhau, vão mostrar o seu talento e dedicação numa competição que celebra não apenas o desporto, mas também a arte da patinagem artística.
“O Inter-Regiões 2023 é uma oportunidade única para os amantes da patinagem artística testemunharem o talento excecional destes jovens atletas, enquanto celebram o espírito desportivo e a dedicação ao desporto”, afirmou Luís Nascimento, presidente da Associação de Patinagem de Lisboa.
Portugal
Vinhos de Altitude: Tradição e Cultura brindam à Serra de São Mamede
A Serra de São Mamede voltou a ser palco de um evento que une tradição e inovação: a terceira edição dos Vinhos de Altitude. Realizado em Portalegre, o evento reafirma-se como uma referência na promoção dos produtos locais, destacando-se pela diversidade e pela qualidade dos vinhos e sabores do Alentejo.
Os vinhos apresentados são descritos como únicos, com uma mineralidade e acidez distintas, características que os diferenciam dos típicos vinhos alentejanos. “Podemos criar e estamos a criar alternativas ao vinho ‘normal’ do Alentejo”, sublinhou um dos expositores. Comparados a vinhos do Douro, são elogiados pela frescura, juventude e qualidade.
“É um espaço onde podemos conhecer o melhor da Serra de São Mamede e valorizar o que aqui se produz”, destacou um visitante. A atmosfera foi descrita como acolhedora e surpreendente, com uma organização exemplar que agradou tanto ao público como aos expositores.
Um evento de sucesso e futuro promissor
O município demonstrou-se satisfeito com a adesão do público. “Temos a casa cheia, tanto nas provas como nas apresentações e no show cooking. As pessoas estão a aderir muito bem ao evento, que tem sido muito elogiado”, afirmaram. A aposta na continuidade e melhoria já está em curso para as futuras edições, com a ambição de tornar este encontro ainda mais memorável.
Portalegre provou, mais uma vez, que é o cenário ideal para celebrar o que de melhor a Serra de São Mamede tem para oferecer. Este evento reforça a identidade local e convida a um brinde à tradição, à qualidade e à inovação.
Portugal
Moura: Cante Alentejano é o tema da próxima edição da revista Lacant
O Cante Alentejano será o tema da próxima edição da Lacant – Revista Municipal de História, Arqueologia e Património do Município de Moura. O número 6 da publicação, que celebra o 10.º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, será inteiramente dedicado a esta expressão cultural emblemática da região.
A revista contará com a colaboração de vários especialistas na área, que, por meio de trabalhos de investigação, contribuem para a melhor compreensão, preservação e divulgação do Cante Alentejano. Estes estudos aprofundam a importância do cante não apenas como um fenómeno musical, mas também como um símbolo identitário e cultural do Alentejo.
Lançada em 2021 pela Câmara Municipal de Moura, a Lacant já publicou cinco números e 25 artigos científicos, consolidando-se como uma referência no estudo e divulgação do património histórico e cultural do concelho. A revista tem desempenhado um papel crucial na promoção do património local, constituindo-se como um arquivo valioso de conhecimento sobre a região.
O lançamento do número 6 da Lacant ocorrerá no próximo dia 21 de dezembro, às 14h30, na Igreja de São João Baptista em Moura. O evento será seguido por um concerto de Natal do recém-criado Grupo Coral de Moura, proporcionando uma tarde de celebração da música e da cultura alentejana.
Portugal
Montemor-o-Novo é distinguido como “Município Amigo do Desporto” pelo 4º ano consecutivo
Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Montemor-o-Novo foi distinguido com o título de “Município Amigo do Desporto”, uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto. Esta honraria é o reconhecimento do trabalho realizado na promoção do desporto e da melhoria contínua das infraestruturas e processos desportivos no município.
O galardão, referente ao período de 2021 a 2024, foi entregue a Samuel Cinzas, Coordenador da Unidade de Desporto e Juventude da Divisão Sócio Cultural de Montemor-o-Novo, durante a cerimónia realizada no dia 2 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira. A entrega ocorreu no âmbito do XXIV Seminário dos Municípios Amigos do Desporto e do VII Seminário das Autarquias Solidárias, que destacaram a excelência das câmaras municipais nas áreas do desporto, ação social, turismo e cultura, essenciais para a coesão social e o desenvolvimento sustentável.
Este galardão sublinha não apenas o trabalho já realizado pelo município, mas também serve de inspiração para outras autarquias continuarem a investir nestes pilares fundamentais para o bem-estar das comunidades e para a valorização dos seus recursos locais. A cerimónia foi organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Cidade Social, uma entidade dedicada à partilha de boas práticas e ao reconhecimento no âmbito da gestão autárquica.
Alto Alentejo
Detidos em Ervedal por furto de 533 quilos de azeitona
Três homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 48 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em flagrante delito por furto de azeitona, na localidade de Ervedal, no concelho de Avis .
De acordo com o comunicado da GNR, divulgado esta segunda-feira, a detenção ocorreu no âmbito de uma operação de policiamento dirigida aos campos agrícolas. Durante a ação, os militares surpreenderam os suspeitos enquanto apanhavam abertamente sem autorização do proprietário.
A operação culminou na apreensão de utensílios usadas no furto e na recuperação de 533 quilos de petróleo, que foram devolvidos ao legítimo proprietário.
Os detidos, que incluem um menor, foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Fronteira. A GNR sublinha a importância de operações preventivas para combater os furtos em zonas agrícolas e proteger a propriedade dos produtores.
-
Portugal3 dias atrás
Redondo já vive a magia do Natal
-
Portugal3 dias atrás
Igrejas Matrizes de Vila Velha de Ródão recebem Concertos de Natal
-
Alentejo Central2 dias atrás
Detido em Reguengos de Monsaraz por posse ilegal de arma
-
Alto Alentejo2 dias atrás
Detidos em Ervedal por furto de 533 quilos de azeitona
-
Portugal1 dia atrás
Moura: Cante Alentejano é o tema da próxima edição da revista Lacant
-
Portugal1 dia atrás
Vinhos de Altitude: Tradição e Cultura brindam à Serra de São Mamede
-
Portugal1 dia atrás
Montemor-o-Novo é distinguido como “Município Amigo do Desporto” pelo 4º ano consecutivo
-
Portugal1 dia atrás
Caminhada de Natal na Chamusca: Magia e Espírito Festivo