Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Litoral

Câmara de Grândola leva investidores a reduzir número de camas turísticas e a comprometerem-se a proteger recursos hídricos 

Publicado há

no dia

c mara municipal de gr ndola 3 reduzida 1 1024 2500 1 1024 2500

O Município de Grândola reuniu com os Promotores dos Empreendimentos Turísticos das áreas programadas da faixa costeira, com o intuito de sensibilizar os mesmos para a necessidade de repensarem os seus projetos, com vista à redução do número de camas turísticas, bem como à implementação de medidas que contribuam para o crescimento sustentável da região, em respeito pela população, a natureza e o ambiente.

A participação e os importantes contributos de todos os presentes, revelaram-se unanimes, resultando num compromisso conjunto, com vista à redução significativa do número de camas turísticas, bem como à defesa dos recursos hídricos e à implementação de soluções de dessalinização da água do mar, para utilização das regas dos campos de golfe e áreas verdes.

O presidente da Câmara Municipal de Grândola salientou a importância da reunião e dos consensos estabelecidos: “O investimento turístico e imobiliário tem de ser assente no crescimento sustentável do nosso concelho, por forma a beneficiar os munícipes e a sua qualidade de vida, tem de respeitar o ambiente, os recursos hídricos, a paisagem e prevenir os riscos das alterações climáticas.

Revelámos aos promotores turísticos as nossas prioridades e preocupações a aceitação foi plena. Todos garantiram que tudo farão para o desenvolvimento sustentável do concelho de Grândola”.

A autarquia esclarece que, a redução do número de camas turísticas irá aplicar-se aos Empreendimentos Turísticos, que se encontram em fase de construção ou em processo de licenciamento, abrangidos por áreas programadas em Planos Territoriais de Âmbito Municipal aprovados antes da entrada em vigor do Plano Regional de Ordenamento do Território do Litoral Alentejano (PROTA – 2010).

Atualmente, está em curso e em fase de finalização o processo de alteração do Plano Diretor Municipal, aprovado em Assembleia Municipal, o qual irá definir regras mais apertadas para o investimento turístico e imobiliário.

Portugal

Semanas Gastronómicas das sopas, açordas e migas em Grândola

Publicado há

no dia

por:

A3 frente verso 01

São mais de 50 as propostas apresentadas nas ementas dos 15 restaurantes do concelho que participam na 1º edição de 2023 da iniciativa que promove a gastronomia regional.

De 28 de janeiro a 5 de fevereiro há saborosas sugestões de pratos de comida de conforto que combinam com os dias frios de inverno. Às robustas sopas do cozido, de “entulho”, de agrião com grão ou feijão ou de cação e aos leves e deliciosos cremes de abóbora e batata-doce, de courgette e alho francês, ou de couve-flor c/ amêndoa torrada juntam-se as clássicas e diversas açordas: de alho, de tomate, de espinafres, de camarão, de coelho ou de perdiz, apresentadas como prato principal ou como acompanhamento de linguadinhos, enguias fritas ou choco frito, com bacalhau e ameijoas ou chips de feijão-frade.

No cardápio dos restaurantes há ainda dezenas de sugestões das típicas migas: ao pão – ingrediente principal deste prato alentejano – adiciona-se a hortelã, os espargos, o tomate, os espinafres, os cogumelos, os coentros, os brócolos, a batata-doce roxa ou as ovas e servem-se com costeletas de borrego, bacalhau assado, carne de alguidar, peixe frito, fraca de escabeche ou javali no vinho tinto.

Ao longo do ano as “Semanas Gastronómicas”, promovidas pelo Município de Grândola, dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.

Continuar a ler

Portugal

Grândola : Ultra Maratona Atlântica Melides -Tróia regressa em julho

Publicado há

no dia

por:

UltramaratonaAtlantica2022 MP 1175

A maior prova desportiva organizada pelo município de Grândola realiza-se, este ano, a 16 de julho 2023.

As praias da frente atlântica recebem mais uma edição da Ultra Maratona Atlântica, numa extensão de 43 km, que liga a praia de Melides à praia do Bico das Lulas em Tróia.
A Ultra Maratona é uma prova de aventura e resistência física e psicológica que oferece uma experiência única aos atletas que participam todos os anos, ou para aqueles que se estreiam na prova.
Esta competição distingue-se de outras corridas de longa distância existentes, por se realizar em piso arenoso e com um enquadramento da frente atlântica com a Serra da Arrábida, que proporciona um cenário de grande beleza às centenas de atletas que participam.

A Corrida Atlântica, que acontece desde 2014, permite ter a prática de correr em areia, contudo numa distância menor de 15 km, entre a praia da Comporta e a praia do Bico das Lulas em Tróia.

As inscrições abrem brevemente em www.ultramelidestroia.pt.

Continuar a ler

Alentejo

Estufas na mira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Publicado há

no dia

foto ICNF

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) realizou uma ação de fiscalização de grande dimensão no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) entre terça-feira, 17 de janeiro, e quinta-feira, 19 de janeiro. A operação, chamada “Exploração Agrícola”, incluiu 110 alvos, como explorações agrícolas, estufas e viveiros, e resultou em 82 participações, 12 autos de notícia e uma apreensão. As infrações detectadas incluem furos, charcas, agricultura intensiva, vedações ou edificações não autorizadas, estufas fora do perímetro de rega, corte não autorizado de sobreiros (espécie protegida), resíduos fitofármacos indevidamente acondicionados, e produção e venda não autorizadas de espécies exóticas. A ação foi coordenada pela Unidade de Coordenação Nacional de Vigilância Preventiva e Fiscalização do ICNF e envolveu cerca de 100 Vigilantes da Natureza e 20 Técnicos Superiores e Dirigentes das 5 direções regionais do ICNF.

Continuar a ler

Portugal

Homem atropelado por trator em Alcácer do Sal

Publicado há

no dia

por:

trator

Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido, esta quinta-feira, após ter sido atropelado pelo trator com que estava a trabalhar, no concelho de Alcácer do Sal.

O acidente de trabalho ocorreu na Herdade da Vermelha, o homem foi transportado para o hospital de Évora. O alerta foi dado às 8h55.

A GNR e os bombeiros de Montemor-O-Novo estiveram no local, um total de 10 operacionais, apoiados por três veículos.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS