Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Casal de idosos despejado foi para a Covilhã onde reside em condições precárias

Publicado há

no dia

velhotes2

O casal de idosos que ficou sem casa em Lisboa e recusou o auxílio dado pela Santa Casa da Misericórdia, passou os últimos dois meses na Covilhã, donde Maria é natural e tem uma casa que pretende recuperar.

José Alberto e Maria José, de 75 e 77 anos, encontram-se a residir temporariamente numa casa paroquial em Verdelhos, contudo com poucas condições de habitabilidade, em termos de aquecimento e acessos. Para além disso, o casal terá que abandonar a casa dentro de quatro meses.

Em declarações ao Correio da Manhã, Alberto considera que o Presidente da Câmara da Covilhã, terá voltado com a palavra atrás, uma vez que, se tinha comprometido em ajudá-los, no que diz respeito à habitação.

Questionada pelo Notícias ao Minuto, o município da Covilhã afirma que “o Presidente da Câmara Municipal afirmou e volta a afirmar que fará tudo o que for possível fazer para ajudar o casal em apreço” todavia vale-se da lei para fazer “o que é possível fazer, neste caso”.

“Nunca o Senhor Presidente da Câmara afirmou que iria promover a reconstrução da casa da D. Maria José”, sendo que “a autarquia local não tem legitimidade para intervir em propriedade alheia, pois não é titular de nenhum direito que lhe confira a faculdade de realizar uma operação urbanística na casa da Senhora, substituindo-se a ela nessa pretensão”.

Recorde-se que Maria José e José Alberto foram despejados da sua casa e passaram quatro meses a viver na rua. Situação que ocorreu após o proprietário da casa ter terminado o contrato de aluguel com o objetivo de usar a propriedade para o turismo.

Em outubro, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou o casal na estação do Oriente em Lisboa, onde eles estavam a passar a noite. Em novembro, ambos foram internados no Hospital Júlio de Matos, situação que os desagradou, uma vez que, ficaram separados.

Alentejo Central

XVI Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

Publicado há

no dia

por:

1679

O Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo está de volta em sua décima sexta edição, reforçando sua importância no panorama artístico e cultural, não só na região, mas também a nível nacional e internacional.

De 22 de maio a 2 de junho, Montemor-o-Novo será palco de uma programação diversificada que abrange teatro, música, dança, performance, concertos, exposições e workshops, com a participação de companhias de renome de Portugal, França, Brasil, Espanha, Itália, Canadá e Países Baixos. No total, serão 15 companhias apresentando 30 sessões para públicos de todas as idades, do pré-escolar ao sénior, com uma ênfase especial na perspectiva feminina este ano.

A programação inclui espetáculos com estreias absolutas em Montemor-o-Novo, demonstrando o compromisso crescente com a descentralização cultural, onde novos polos culturais têm ganhado destaque no panorama artístico português.

Prepare-se para mergulhar num mundo encantador de marionetas e arte performática durante o XVI Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo. Esta celebração promete enriquecer e inspirar os espectadores com uma variedade de espetáculos e eventos que celebram a magia das marionetas e a diversidade cultural.

Não perca esta oportunidade única de vivenciar uma experiência artística memorável em Montemor-o-Novo. A programação completa e mais informações estarão disponíveis em breve, proporcionando a todos a chance de participar deste evento cultural de destaque.

Continuar a ler

Portugal

Banda Sinfónica do Exército em Ferreira do Alentejo

Publicado há

no dia

por:

1234

No contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo preparou uma programação especial para assinalar esta data emblemática.

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril, pelas 21h30, na rua Zeca Afonso, está agendado um concerto único pela prestigiada Banda Sinfónica do Exército. Este concerto especial é uma oportunidade imperdível para os habitantes de Ferreira do Alentejo desfrutarem de uma noite musical inesquecível, celebrando ao som de melodias emblemáticas interpretadas por esta talentosa banda.

Continuar a ler

Alentejo Litoral

Odemira: Concurso de banda desenhada homenageia primeira travessia aérea Portugal – Macau

Publicado há

no dia

por:

Centenario da Viagem Aerea Portugal Macau Foto de arquivo scaled

O Município de Odemira, em colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA), lançou um emocionante concurso de banda desenhada para comemorar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau. Este concurso, que decorre de abril a junho, está aberto a alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos).

A histórica viagem aérea que conectou Portugal a Macau em 1924 serve de inspiração para este projeto que celebra uma proeza marcante na história da aviação internacional e o seu impacto na vida política e no orgulho nacional. O objetivo do concurso de banda desenhada é promover este género literário, estimular a expressão artística e o espírito criativo dos participantes, ao mesmo tempo que divulga e partilha conhecimento sobre este feito notável da aviação com o público escolar.

As inscrições estão abertas a todos os alunos dos níveis de ensino mencionados até ao dia 30 de junho. Os concorrentes devem apresentar trabalhos compostos por um máximo de quatro pranchas originais em língua portuguesa e no formato A3. Também são aceites trabalhos realizados em formato digital. Cada aluno pode submeter mais do que um trabalho, desde que separadamente e com pseudónimos diferentes.

Uma vez submetidos, os trabalhos serão avaliados por um júri com base na criatividade, originalidade e qualidade gráfica. Serão atribuídos prémios monetários às melhores obras de cada nível de ensino e todos os participantes receberão um diploma de participação. A entrega dos prémios ocorrerá em setembro, durante as atividades que marcam o encerramento das celebrações do centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau.

As normas completas de participação podem ser consultadas no site oficial do Município de Odemira em www.cm-odemira.pt/p/centenario_viagemaerea. Este concurso oferece uma oportunidade única para os jovens talentos explorarem a narrativa visual, honrando uma conquista histórica que conectou destinos distantes através dos céus.

Continuar a ler

Portugal

Rosário Bello leva Vila Velha de Ródão a exposição em Itália

Publicado há

no dia

por:

Anexo NI Rosario Bello leva Vila Velha de Rodao a exposicao em Italia scaled e1713821722458

Vila Velha de Ródão tem motivos para se orgulhar, com a sua própria artista plástica, Rosário Bello, a representar o concelho numa exposição especial na Galeria do Centro di Aggregazione Culturale, em Ragusa, Itália, de 11 a 20 de maio. Este evento é apoiado pelo Município de Vila Velha de Ródão, evidenciando a ligação e o reconhecimento da autarquia à talentosa artista.

Para Rosário Bello, esta oportunidade é muito mais do que uma simples exposição. É um regresso às suas raízes e um profundo reconhecimento pelo apoio da sua terra natal. Segundo a artista, “é uma grande honra levar com a minha arte esta terra tão especial que acolheu a minha família e me viu crescer”.

Na mostra em Ragusa, Rosário Bello apresentará 13 saias temáticas, cada uma inspirada por um tema distinto, mas todas refletindo o estilo inconfundível da artista. Três das saias foram especialmente concebidas para representar Vila Velha de Ródão: “Tejo Rupestre”, capturando a beleza do Rio Tejo e a sua Arte Rupestre ancestral; “Oliveira da Serra”, homenageando os produtos tradicionais da região e o seu azeite; e “Para ti Vila Velha de Ródão”, uma saia dedicada ao próprio concelho.

Para Rosário Bello, este trabalho vai além da mera representação artística. É uma expressão de amor e gratidão pelo seu lugar de origem. Como a própria artista descreve, “é um pouco do que vejo e sinto sobre Vila Velha de Ródão, a história de um lugar que ficou na minha memória e não menos no meu coração”.

A artista sublinha a importância do apoio recebido do Município de Vila Velha de Ródão, destacando que este gesto representa um marco especial na sua jornada artística. “É a primeira vez que um Município se propõe a apoiar-me, sem eu ter que o pedir, o que é de facto um grande reconhecimento para um artista”, conclui Rosário Bello.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.989)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.614)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.837)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.136)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.506)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.981)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS