Alto Alentejo
Castelo de Vide: Conferência “Olhares sobre o Norte Alentejano” promove reflexão sobre a região
Castelo de Vide será palco da Conferência “Olhares sobre o Norte Alentejano” no próximo dia 9 de setembro, a decorrer no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. Este evento tem como objectivo estimular a discussão e a reflexão sobre o território do Norte Alentejano.
O IDECI – Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, é o organizador deste importante evento. A conferência está marcada para as 9h e tem como intuito fomentar o debate e a análise do Norte Alentejano, abordando as suas potencialidades e desafios em áreas fundamentais como “Acessibilidade”, “Saúde”, “Demografia” e “Turismo”.
O painel de oradores deste evento conta com personalidades de renome e competência nas áreas temáticas em discussão. Destacam-se a presença de António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo; João Manuel Nabeiro, Presidente do Grupo Delta; Hugo Hilário, Presidente da CIMAA; e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo.
A conferência é dirigida a instituições, autarquias, técnicos, especialistas e ao público em geral que reside no Norte Alentejano e que partilha o interesse pelo desenvolvimento futuro da região.
A entrada para a Conferência “Olhares sobre o Norte Alentejano” é gratuita, mas requer inscrição prévia. Para obter mais informações e realizar a inscrição, visite o site oficial do evento em https://www.cmcastelo-vide.pt/menu/284/comunicacao .
Esta conferência representa uma oportunidade única para a comunidade local e especialistas se reunirem, trocarem ideias e contribuírem para a construção de um futuro mais promissor para o Norte Alentejano. Não perca esta chance de participar ativamente na construção do destino de sua região.
Portugal
Vinhos de Altitude: Tradição e Cultura brindam à Serra de São Mamede
A Serra de São Mamede voltou a ser palco de um evento que une tradição e inovação: a terceira edição dos Vinhos de Altitude. Realizado em Portalegre, o evento reafirma-se como uma referência na promoção dos produtos locais, destacando-se pela diversidade e pela qualidade dos vinhos e sabores do Alentejo.
Os vinhos apresentados são descritos como únicos, com uma mineralidade e acidez distintas, características que os diferenciam dos típicos vinhos alentejanos. “Podemos criar e estamos a criar alternativas ao vinho ‘normal’ do Alentejo”, sublinhou um dos expositores. Comparados a vinhos do Douro, são elogiados pela frescura, juventude e qualidade.
“É um espaço onde podemos conhecer o melhor da Serra de São Mamede e valorizar o que aqui se produz”, destacou um visitante. A atmosfera foi descrita como acolhedora e surpreendente, com uma organização exemplar que agradou tanto ao público como aos expositores.
Um evento de sucesso e futuro promissor
O município demonstrou-se satisfeito com a adesão do público. “Temos a casa cheia, tanto nas provas como nas apresentações e no show cooking. As pessoas estão a aderir muito bem ao evento, que tem sido muito elogiado”, afirmaram. A aposta na continuidade e melhoria já está em curso para as futuras edições, com a ambição de tornar este encontro ainda mais memorável.
Portalegre provou, mais uma vez, que é o cenário ideal para celebrar o que de melhor a Serra de São Mamede tem para oferecer. Este evento reforça a identidade local e convida a um brinde à tradição, à qualidade e à inovação.
Alto Alentejo
Detidos em Ervedal por furto de 533 quilos de azeitona
Três homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 48 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em flagrante delito por furto de azeitona, na localidade de Ervedal, no concelho de Avis .
De acordo com o comunicado da GNR, divulgado esta segunda-feira, a detenção ocorreu no âmbito de uma operação de policiamento dirigida aos campos agrícolas. Durante a ação, os militares surpreenderam os suspeitos enquanto apanhavam abertamente sem autorização do proprietário.
A operação culminou na apreensão de utensílios usadas no furto e na recuperação de 533 quilos de petróleo, que foram devolvidos ao legítimo proprietário.
Os detidos, que incluem um menor, foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Fronteira. A GNR sublinha a importância de operações preventivas para combater os furtos em zonas agrícolas e proteger a propriedade dos produtores.
Alto Alentejo
Portalegre inaugura Festival Transfronteiriço “Tascas e Bodegas” com fusão gastronómica e cultural
A cidade de Portalegre deu início à primeira edição do Festival Transfronteiriço “Tascas e Bodegas” , um evento que surge como complemento à terceira edição dos Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede. A iniciativa, que combina gastronomia, vinhos e cultura, foi apresentada pela presidente do Município, Fermelinda Carvalho , que sublinha a relevância do festival para reforçar a identidade de Portalegre e estreitar os laços com os municípios espanhóis vizinhos.
De acordo com a autarca, o objetivo do festival é valorizar os elementos distintivos da região, unindo a tradição das tascas portuguesas com as bodegas espanholas numa celebração conjunta. Além de destacar a proximidade histórica e cultural entre os dois países, Fermelinda Carvalho enfatizou a importância de eventos como este para promover o nome de Portalegre em Portugal e além-fronteiras, apresentando uma oferta que junta vinhos de altitude, petiscos e tapas, aliada a momentos culturais e musicais.
O festival resulta de uma candidatura aprovada no âmbito de uma estratégia coletiva e apresenta-se como uma oportunidade única para mostrar a riqueza gastronómica e cultural da região, ao mesmo tempo que reforça a cooperação transfronteiriça.
A programação inclui, além da degustação de vinhos e petiscos portugueses e espanhóis, diversas atuações musicais, que prometem animar os visitantes e criar momentos de convívio inesquecíveis. O evento decorre em paralelo com a Feira dos Vinhos de Altitude, reforçando a sinergia entre o vinho e a gastronomia como pilares do património e do turismo da região.
Com esta nova iniciativa, Portalegre afirma-se como um ponto de ligação entre Portugal e Espanha, celebrando as suas tradições partilhadas e reforçando o seu posicionamento enquanto destino turístico e cultural de excelência.
Portugal
Os Vinhos de Altitude são uma mais-valia para o Alentejo”, afirma José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo
Após a inauguração da 3.ª edição dos Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede, José Santos , presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo , destacou o impacto deste evento no panorama turístico e cultural da região. Em entrevista, enfatizou a singularidade dos vinhos de altitude, identidade e a sua importância no fortalecimento do Alentejo nos mercados nacionais e internacionais.
A Serra de São Mamede: um tesouro gastronómico e turístico
“A Serra de São Mamede oferece-nos muito mais do que paisagens deslumbrantes. Dá-nos produtos únicos, como a gastronomia de caça e os cogumelos, que, combinados com os vinhos de altitude, criam uma identidade singular no contexto do Alentejo. Estes vinhos são especiais, únicos, e distinguem-se dos vinhos produzidos no sul da região, permitindo-nos afirmar um conjunto de recursos e conteúdos que são essenciais para o turismo”, afirmou.
Diferenciação como estratégia
José Santos sublinhou a relevância da diferenciação no setor do turismo, especialmente no que diz respeito aos vinhos:
“No turismo, procuramos sempre o que diferencia o produto e o que permite afirmar o Alentejo junto dos mercados internacionais e também no mercado nacional. Este evento, que está a crescer, tem um enorme potencial para se transformar num evento de referência nacional, dada a singularidade dos vinhos de altitude e a sua ligação ao enoturismo.”
Vinhos de Altitude como motor de desenvolvimento
A Entidade Regional de Turismo tem apoiado o evento desde o início, incluindo-o na sua estratégia de enoturismo para os próximos anos. Para José Santos, a importância dos vinhos de altitude transcende o setor vitivinícola:
“Os vinhos de altitude são sinónimo de crescimento para o Alentejo: promovem o desenvolvimento económico , o desenvolvimento social e são também um reflexo da nossa cultura . É com muita satisfação que participo neste evento, porque acredito no seu impacto e no potencial destes vinhos para alavancar a nossa região.”
Perspectivas para o futuro
Com o apoio estratégico da Entidade Regional de Turismo e o compromisso dos produtores locais, José Santos vê nos Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede um pilar essencial para o crescimento sustentável do Alentejo, tanto em termos económicos como culturais, reforçando a sua posição enquanto destino turístico de excelência.
-
Portugal2 dias atrás
Moura: Cante Alentejano é o tema da próxima edição da revista Lacant
-
Portugal4 horas atrás
“Histórias que aquecem o coração” nos lares de idosos do concelho de Reguengos de Monsaraz
-
Alentejo Central3 horas atrás
Três detidos por furto de ovinos em Reguengos de Monsaraz
-
Portugal2 dias atrás
Vinhos de Altitude: Tradição e Cultura brindam à Serra de São Mamede
-
Sociedade3 horas atrás
“Técnicas de Decoração da Olaria de Redondo” na lista de segurança urgente do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
-
Portugal3 horas atrás
Biblioteca Municipal de Redondo recebe exposição “Registos (Lapinhas)”
-
Portugal3 horas atrás
“Magia do Natal em Almodôvar” oferece uma vasta programação para toda a família de 14 a 22 de dezembro
-
Portugal2 dias atrás
Montemor-o-Novo é distinguido como “Município Amigo do Desporto” pelo 4º ano consecutivo
-
Portugal2 dias atrás
Caminhada de Natal na Chamusca: Magia e Espírito Festivo