Educação
CENTRO DE ALJUSTREL, AO SERVIÇO DO ENSINO E DAS ARTES

O Centro d´artes de Aljustrel surgiu da reabilitação do espaço onde funcionou, entre 1977 e 2014, o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, um edifício histórico que albergou, originalmente, a administração da empresa belga que explorou a mina de Aljustrel até 1973.
A infraestrutura tem três pisos, cada qual com as suas valências específicas.
O piso 0, que acolhe também o NAVA (Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel) dispõe de um espaço para exposições temporárias, que consiste em três zonas contíguas e zona de ateliês, com três divisões para desenvolvimento de atividades relacionadas com as artes plásticas e, mais recentemente, com a produção de prototipagem rápida, dispondo de impressoras 3D, corte laser e vinil. No pátio traseiro, num anexo, existe igualmente um espaço para ateliês.
O piso 1 acolhe a denominada Residência de Artistas, onde pessoas de várias origens podem pernoitar enquanto desenvolvem os seus projetos artísticos. A Residência de Artistas tem nove quartos, com capacidade para alojar 32 pessoas. Existe também uma sala de convívio e uma divisão com uma kitchenette para apoio.
Educação
Governo estuda proibição de smartphones no 3.º ciclo e secundário

O Ministério da Educação vai lançar esta semana um inquérito aos diretores escolares para avaliar o impacto da restrição do uso de telemóveis nos alunos mais novos, decidindo apenas durante as férias de verão se a medida será alargada aos restantes anos de escolaridade.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, que remeteu para o final do ano letivo a decisão sobre o eventual bloqueio dos dispositivos móveis aos alunos mais velhos. Atualmente, a proibição já abrange o 1.º e 2.º ciclos (até ao 6.º ano), após inquéritos anteriores terem revelado benefícios significativos na socialização, na redução da indisciplina e em casos de bullying, além de um aumento da atividade física e da utilização das bibliotecas escolares.
Paralelamente à questão dos ecrãs, o Governo e os sindicatos continuam a discutir a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD). O foco atual recai sobre o novo modelo de concursos, que pretende simplificar o recrutamento através de dois procedimentos: um para vagas permanentes e outro, de caráter contínuo, para necessidades temporárias das escolas.
Um dos pontos de maior fricção continua a ser a mobilidade interna, mecanismo que permite aos professores aproximarem-se da residência. O Ministério propõe que esta oportunidade ocorra antes do arranque das aulas, integrada no concurso contínuo, para evitar “ultrapassagens” na graduação profissional. O processo negocial prossegue com o envio de novas versões do articulado às estruturas sindicais, estando prevista uma reunião técnica para a próxima segunda-feira e a conclusão deste dossiê a 14 de maio.
Educação
Oito mil professores percorrem mais de 100 km diários sem apoio à deslocação

A Federação Nacional de Educação (FNE) alertou para a situação de milhares de docentes que, apesar de estarem a mais de 50 quilómetros de casa, ficam excluídos dos apoios extraordinários, enfrentando gastos mensais superiores a 250 euros em combustível.
Durante a recente reunião negocial sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, confrontou os dados da tutela. Embora o Ministério da Educação aponte que 94% dos professores já trabalham num raio de 50 km da sua residência, a federação sublinha que o grupo restante representa cerca de oito mil profissionais em esforço financeiro acentuado. Atualmente, o apoio extraordinário à deslocação apenas contempla quem está colocado a uma distância mínima de 70 km, deixando uma fatia significativa do setor desprotegida.
A reunião serviu também para clarificar o futuro modelo de recrutamento, com uma proposta do Governo assente em dois pilares, o concurso nacional e o concurso contínuo nacional. No que respeita o concurso nacional, o docente mantém-se para vinculação de escola, enquanto o concurso contínuo nacional, surge como um novo mecanismo anual e centralizado que substitui os atuais modelos de reserva de recrutamento para agilizar a colocação de docentes e evitar que alunos fiquem sem aulas.
A FNE e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores) aguardam agora o articulado técnico do Ministério para analisar a viabilidade da proposta. Os sindicatos exigem que o modelo permita a mobilidade interna entre quadros e garantem que as próximas reuniões, agendadas para 4 e 11 de maio, serão decisivas para validar ou contestar as alterações à carreira docente.
Educação
Politécnico de Portalegre lança quatro novas licenciaturas e um mestrado

O Politécnico de Portalegre vai reforçar a sua oferta formativa no próximo ano letivo com a abertura de quatro novas licenciaturas e um mestrado, distribuídos pelas áreas da engenharia, artes, gestão, línguas e educação.
A instituição anunciou que os novos cursos de primeiro ciclo abrangem as áreas de Engenharia Química e Biológica, Som e Imagem, Gestão de Recursos Humanos e Línguas Aplicadas em Comunicação Digital. A estas junta-se o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo, consolidando a estratégia de alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho e o desenvolvimento regional.
No domínio tecnológico, a licenciatura em Engenharia Química e Biológica foca-se na inovação industrial, enquanto o curso de Línguas Aplicadas em Comunicação Digital prepara profissionais para a criação de conteúdos e gestão de ferramentas de inteligência artificial. Por sua vez, a área das indústrias criativas ganha fôlego com Som e Imagem, curso que alia a técnica à produção audiovisual e multimédia. A gestão de capital humano é o foco da nova licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, que aborda competências desde o recrutamento à liderança inclusiva.
Por fim, o novo mestrado vem dar continuidade ao trabalho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, reforçando a qualificação de docentes para os primeiros níveis de ensino. As vagas estarão disponíveis para o acesso ao ensino superior de 2026/2027.
Alentejo
Cerimónia completa do aniversário de 5 anos da ESDH

A Escola Superior de Saúde e Desenvolvimento Humano de Évora celebrou, na passada quarta-feira, 22 de abril, o quinto aniversário.
Ao longo da cerimónia discursaram convidados, regionais e nacionais, e membros da comunidade académica.
Portugal3 dias agoi3S já tem um jardim em memória da investigadora Raquel Seruca
Portugal2 dias agoA mais antiga residência da U.Porto está mais nova do que nunca
Alentejo Central2 dias agoAnta dos Enxacafres: Exposição e palestra revelam património megalítico em São Francisco da Serra
Portugal3 dias agoConsulta pública ENEA 2030 | Quercus
Portugal1 dia agoANAFRE reforça ligação às freguesias em vários pontos do país
Alentejo Central2 dias agoO pequeno gigante do Baixo Alentejo: A viseira para o futuro
Portugal1 dia agoLoures acolhe sessão sobre autonomia local e desenvolvimento dos territórios com participação da ANAFRE
Portugal2 dias agoUma multidão acompanhou a “Festa das Histórias da Cidade”
Cultura2 dias agoAté 30 de junho de 2026 podem participar no levantamento nacional de espaços e p…
Cultura2 dias agoDia 15 junho – Teatro Aveirense, Galeria da Antiga Capitania, Museu Arte Nova, M…
Portugal2 dias agoMeio século de Ciências da Nutrição em exposição na FCNAUP
Alentejo Litoral2 dias agoEsta quinta-feira há música no Quintal!No dia 18 de junho, a partir das 21h30,…



















