Cultura
Galeria : Círio Nossa Senhora de Tróia
A Festa de N Sra do Rosário de Tróia é tão setubalense como as sardinhas assadas. Organizada pela paróquia de S. Sebastião e pelos pescadores de Setúbal festeja-se em Agosto este ano aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Estas festas são uma mescla particular de fé e profano e um espetáculo visual deslumbrante que revela a identidade cultural e religiosa dos marítimos de Setúbal.
Para entender a Festa de Tróia, há que compreender a importância das relações das famílias entre si e a importância do sentido de comunidade que as liga. Hoje em dia as gerações mais novas estão mais afastadas da pesca enquanto profissão, mas continuam a frequentar a festa que foi e é fundamental na transmissão de memórias, valores, sentimentos e devoção.
Existe um número elevado de crianças e jovens na festa e os mais velhos acreditam que estes a vão continuar – é algo que está no sangue, não se explica. Existe em todos o sentimento de que a festa não deveria acabar nunca.
Alentejo Central
Projeto Mar Entre Elas: Residência Artística Internacional explora teatralidade e corpos femininos
O projeto Mar Entre Elas , promovido pelo grupo Depois das Cinco, de Évora, é uma residência artística imersiva que reúne sete atrizes e criadoras de Portugal, Brasil e Espanha: Andreia Fernandes, Anna França, Daniela Vasconcelos, Estela Santos, Gheysla Nascimento, Letícia Abadia e Paloma Abrantes. Esta iniciativa propõe um espaço de pesquisa e criação cénica que explora a teatralidade dos corpos femininos e investiga diversas formas de ser e viver o feminino, partindo das diferentes culturas e experiências das participantes.
Dividido em duas fases, o projeto começou com uma série de encontros online, onde os artistas se reuniram para trocar ideias e estabelecer um alicerce colaborativo. Esses encontros permitiram que discutissem questões sobre a representação dos corpos femininos e suas culturas de origem, criando um ambiente de confiança e apoio mútuo. A segunda fase, que teve início a 9 de outubro no Centro de Artes de Aljustrel, está a decorrer de forma presencial e intensiva. Durante nove dias, os artistas trabalharão individualmente e em conjunto, explorando temas como identidade, diversidade e estereótipos de género.
No coração deste projeto, está a desconstrução das representações convencionais do feminino na arte e na sociedade. O Mar Entre Elas visa questionar as imagens patriarcais e estereotipadas das mulheres, propondo narrativas autênticas e plurais. A metodologia do projeto é baseada na criação colaborativa e no diálogo intercultural, com um enfoque especial nas questões decoloniais. Durante os encontros presenciais, os participantes se envolvem em atividades criativas e exercícios de improvisação, compartilhando experiências e desenvolvendo novas abordagens para expressar o corpo feminino na sua singularidade.
Apresentações e Debates
O trabalho culminará em três apresentações públicas. A primeira terá lugar a 13 de outubro, no Cine-Teatro Oriental, em Aljustrel, às 16h, seguida de mais duas apresentações a 14 e 15 de outubro na Universidade de Évora, na Antiga Fábrica dos Leões – Sala T10, às 19h. Cada apresentação será seguida de um debate, oferecendo ao público a oportunidade de discutir temas como empoderamento feminino, igualdade de gênero e diversidade das vivências femininas.
Apoios e Parcerias
Este projeto conta com o financiamento do programa Iberescena e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, bem como o apoio do Município de Aljustrel, Universidade de Évora – Escola de Artes, Cine Oriental, Associação Porta 37 e Centro de Artes de Aljustrel. Além dos artistas, a equipe técnica inclui Guinada Produções na produção, Rogério Almeida na captação de vídeo, Carolina Lecoq na fotografia, Joana Calhau no design gráfico, Rita Piteira na comunicação e a assessoria de imprensa do grupo Depois das Cinco.
+ Informações:
- Dados e Locais das Apresentações:
- 13 de Outubro. 16h | Cine-Teatro Oriental, Aljustrel
- 14 e 15 de Outubro. 19h | Antiga Fábrica dos Leões – Sala T10, Évora
- Público-alvo: Estudantes e comunidade em geral
- Entrada gratuita (Reservas através de SMS para [963149764])
O Mar Entre Elas é um convite à comunidade para refletir sobre o feminino de uma forma livre, autêntica e aberta ao diálogo, celebrando a diversidade de experiências e perspectivas de mulheres de diferentes partes do mundo.
Alentejo Central
“Ler em Qualquer Lugar”: Biblioteca Municipal de Redondo leva livros à Piscina Coberta
A Piscina Municipal Coberta de Redondo apresenta agora um novo espaço de leitura e lazer, disponível para todos os seus utilizadores, numa parceria com a Biblioteca Municipal. A iniciativa “Ler em Qualquer Lugar” oferece uma ampla seleção de livros, revistas, jogos de escrita e de tabuleiro, promovendo o prazer da leitura num ambiente diferente e convidativo.
Esta ação, que decorrerá de outubro de 2024 a maio de 2025, visa incentivar hábitos de leitura e proporcionar momentos de descontração aos visitantes da piscina. Com este novo espaço, a Biblioteca Municipal de Redondo procura diversificar os seus serviços e alcançar novos públicos, apostando na integração da leitura em locais inusitados do quotidiano.
Portugal
Palavras ao Vento: Montoito celebra a literatura e a criatividade no coração do Alentejo
© Município de Redondo
Entre os dias 26 e 29 de setembro, Montoito recebeu o encontro literário Palavras ao Vento , que decorreu na Sociedade União Montoitense e incluiu a XIX Feira do Livro. O evento trouxe ao coração do Alentejo uma celebração da literatura e da criatividade, com um programa pensado para atrair visitantes de todas as idades, mas com uma abordagem especial nas crianças, estimulando o gosto pelos livros e incutindo hábitos de leitura desde cedo.
O programa do Palavras ao Vento ofereceu um “cardápio” cultural diversificado. Entre as atividades, destacou-se uma exposição comemorativa do 25 de Abril , a exibição do filme “Vaiana” , e várias atividades lúdicas e pedagógicas, incluindo puzzles, jogos, ateliês de evolução da escrita, jogos de tabuleiro, expressão plástica (com a criação de marcadores de livros), contos, brincadeiras e até a pintura de um mural.
Para além das atividades dedicadas aos mais jovens, o evento conta com momentos de partilha e cultura para toda a comunidade. A Banda da Filarmónica União Montoitense animou o espaço com música, enquanto a sessão de yoga com Conceição Jeremias trouxe momentos de descontração. Outras atividades incluíram um estendal de adivinhas e uma sessão de conversa com o escritor Inácio Santos , que apresentou a sua obra “A Banda da Minha Terra – Marrafinhas e Almecêros a tocar em União” .
Um dos pontos altos do evento foi, sem dúvida, a participação do contador de histórias Jorge Serafim , cuja presença animada cativou o público, oferecendo momentos de humor e partilha que enriqueceram ainda mais a experiência do Palavras ao Vento.
Portugal
XV Feira da Caça promete três dias de festa, convívio e muita animação
A tão aguardada XV Feira da Caça está prestes a começar, prometendo animar o fim de semana de 25 a 27 de outubro com um programa diversificado que celebra a cultura, a música e a tradição da região. Durante três dias, o certo será o ponto de encontro para todos os que apreciam uma combinação de festa, convívio e música ao vivo.
Na sexta-feira, 25 de outubro, às 22h00, o palco será apresentado pelos energéticos Los Romeros . Conhecidos pelo seu estilo contagiante, vão proporcionar uma noite vibrante, onde a dança e a diversão são garantidas, numa atuação que promete ficar na memória dos presentes.
No sábado, 26 de outubro, às 22h30, é a vez dos populares Némanus subirem ao palco. Com a sua mistura de ritmos tropicais e sons tradicionais, transforma a noite numa verdadeira festa, oferecendo momentos de alegria e descontração para todas as idades.
Para encerrar a XV Feira da Caça em grande estilo, no domingo, 27 de outubro, pelas 17h00, o carismático Toy vai tomar conta do palco. Figura incontornável da música popular portuguesa, Toy promete encantar o público com os seus grandes sucessos e fechar o evento com chave de ouro.
A programação musical da Feira da Caça não fica por aqui. Ao longo dos três dias, os visitantes poderão ainda assistir aos espetáculos dos Cantadores do Alentejo , do grupo Trigo Roxo , de Allcante – Modas e Cante , bem como dos Ventos Alentejanos , Rafa & Beltran , e Brasa Doirada . Todos estes artistas trarão ao evento a conveniência da música tradicional, criando um ambiente de convívio e festa.
Após os concertos principais, a animação continuará com Emanuel & Tânia e a Banda Arte Música . Haverá ainda animação circulante com os grupos Terra Velhinha , Banda Ambulante e Tropa Fandanga , que irão garantir que o espírito de festa esteja presente em todos os recantos da feira.
Para mais informações sobre o evento e a programação completa, você pode acessar:
🔗merto .la /XV -FeiraCaça
-
Portugal2 dias atrás
Beja sob aviso laranja previsão de chuva forte e trovoadas
-
Portugal2 dias atrás
Grande Prémio de Vila Velha de Ródão acolhe prova final do Campeonato Nacional de Aquabike
-
Alentejo Central2 dias atrás
Apresentado programa para a Cidade do Vinho 2025 nos Municípios da Serra d’Ossa
-
Alentejo Central2 dias atrás
Portel acolhe II Encontro da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central sob o tema “A Biblioteca é uma Arma?”
-
Portugal2 dias atrás
Moura: Herdade da Contenda convida a explorar a natureza ao luar no percurso pedestre “Contenda ao Luar”
-
Portugal22 horas atrás
Rio Mira recebe 6ª Subida Internacional em K4 – Troféu Jorg
-
Alentejo Central22 horas atrás
Projeto Mar Entre Elas: Residência Artística Internacional explora teatralidade e corpos femininos
-
Portugal2 dias atrás
Reportagem: Assista aqui aos melhores momentos da 9ª edição do Eh Toiro – Chamusca