Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão de 11 a 26 de fevereiro

Publicado há

no dia

Marvao

As tradicionais “Comidas d’Azeite” estão de regresso às mesas dos restaurantes do concelho de Marvão, de 11 a 26 de fevereiro, numa Quinzena Gastronómica que pretende homenagear os produtores de azeite, celebrar a gastronomia típica da região, valorizar os seus produtos endógenos e, fundamentalmente, dinamizar a economia local.

Ao longo de duas semanas, numa iniciativa que cumpre a 18ª edição e é promovida pelo Município de Marvão, os catorze restaurantes do concelho vão apresentar as mais variadas receitas, elaboradas com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica e da gastronomia marvanense.

Nos menus dos estabelecimentos aderentes, onde “o azeite é rei e senhor”, vão estar em destaque pratos tão diversos como açorda à alentejana, alhada de cação, boletos salteados em azeite, choquinhos à lagareiro, bacalhau “com todos”, fraca tostada em azeite, polvo à lagareiro, tiborna de azeite e alho com presunto ibérico, entre muitos outros, e que têm no azeite um denominador comum.

Almoço Convívio das Comidas d’Azeite regressa a 12 de fevereiro

O arranque oficial da 18ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para 12 de fevereiro, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, com o dia a ser preenchido pelas Conversas d’Azeite, uma Prova de Azeites, um Mercadinho de Produtos Locais e o tradicional Almoço Convívio, que regressa após dois anos de interregno.

Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação musical garantida pelo “Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara”, este repasto é já a imagem de marca de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada às “Comidas do Lagar”.

Da ementa fazem parte, a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, a tiborna e o café do “pucheiro”.

Olivoturismo em debate na terceira edição das Conversas d’Azeite

A Casa do Povo de Porto de Espada recebe a terceira edição das “Conversas d’Azeite”. Este fórum de partilha e debate, promovido pelo Município de Marvão, antecede o almoço convívio (com início às 10h00, de dia 12) e junta especialistas do setor, para discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento local, em territórios de baixa densidade demográfica.

Este ano, a iniciativa conta com a participação de Francisco Mondragão-Rodrigues (professor-coordenador da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre) e Gonçalo Morais Tristão, (presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), e é complementada com uma Prova de Azeites, sob a orientação de Graça Pacheco de Carvalho (professora da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre).

As “Conversas d’Azeite” surgiram em 2021, num ano marcado pela pandemia e um confinamento que levou à criação de novas dinâmicas associadas à Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite e, consequentemente, ao surgimento de debates que destacam a importância do olival, da azeitona e da produção de azeite para a economia local.

Portugal

Almôdovar: ferido grave em despiste de motocilo teve de ser helitransportado

Publicado há

no dia

por:

inem

Ao início da noite deste domingo, ocorreu um acidente na Estrada Municipal 1198, junto ao Monte Ferro do Negro, em Almodôvar. O alerta para o ocorrido foi dado perto das 20h.

O acidente envolveu um motociclo e resultou em um ferido grave. Os Bombeiros de Almodôvar, a Guarda Nacional Republicana, a SIV de Castro Verde e o Helicóptero do INEM estão no local, com um total de 14 operacionais e 4 viaturas, prestando assistência à vítima.

De acordo com informações da Proteção Civil, o homem será helitransportado para o Hospital de Faro. Até o momento, não há mais informações sobre as causas do acidente.

Continuar a ler

Portugal

Cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro começam amanhã

Publicado há

no dia

por:

rui nabeiro

O fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, faleceu este domingo, 19 de março, aos 91 anos. As cerimónias fúnebres terão início amanhã, segunda-feira, dia 20 de março, em Campo Maior, sua cidade natal.

De acordo com comunicado enviado pela família , o velório terá lugar a partir das 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior. As cerimónias começam com um cortejo pelas 09h50 horas na Novadelta, com passagem pela Tecnidelta, Sede do Grupo Nabeiro e Camelo, concluindo na Igreja Matriz.

A missa de corpo presente será realizada no dia 21 de março, pelas 12h00, na mesma igreja, à qual se seguirá o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.

A família Nabeiro informou na manhã deste domingo que “estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.

O Comendador Rui Nabeiro será sempre lembrado como uma figura importante do mundo empresarial em Portugal e um exemplo de sucesso e visão empreendedora.

Continuar a ler

Portugal

Câmara de Sousel decreta luto municipal até cerimónias fúnebres

Publicado há

no dia

por:

morte

A Câmara Municipal de Sousel, localizada no distrito de Portalegre, anunciou hoje que decretou luto municipal até às cerimónias fúnebres em memória do antigo presidente da autarquia, Armando Varela, que faleceu este domingo, aos 57 anos, na sequência do despiste do motociclo em que seguia.

Em comunicado divulgado na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Sousel manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do antigo autarca e associou-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.

Armando Varela, natural da freguesia de Casa Branca, foi eleito vereador em Sousel pelo PSD no mandato de 2001-2005, e posteriormente presidente da Câmara de Sousel entre 2005 e 2017, também eleito pelo PSD. Nas últimas eleições autárquicas, concorreu novamente ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.

Além de ter desempenhado funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel, Armando Varela foi também vereador na Câmara de Portalegre no último mandato autárquico, também eleito pelos sociais-democratas.

A morte de Armando Varela foi lamentada não só pela Câmara Municipal de Sousel, mas também pela Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida pelo antigo autarca.

A CIMAA descreveu Armando Varela como um “autarca de convicções fortes”, que deixou “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”, manifestando profundo pesar e sentidas condolências à família, amigos e conterrâneos em geral.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis, também no distrito de Portalegre, tendo estado envolvidos 13 operacionais e seis veículos nas operações de socorro.

Continuar a ler

Portugal

Reitora da Universidade de Évora enaltece legado do empresário Rui Nabeiro no apoio ao ensino superior e investigação

Publicado há

no dia

por:

evora

A Universidade de Évora (UÉ) destacou o empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como um exemplo devido ao seu percurso pessoal e profissional e pelo apoio que sempre deu ao ensino superior e à investigação.

Desde 2008, o empresário apoiou a criação da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, que refletiu a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior, destacou a reitora. Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, com esta postura, o empresário alentejano revelou a precocidade do seu pensamento e da sua visão ao apoiar a investigação na área da biodiversidade, já desde o início deste século.

A reitora da UÉ também destacou que Rui Nabeiro é doutor Honoris Causa pela UÉ, cuja atribuição, em 2006, teve o patrocínio do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, a morte do empresário é uma grande perda para todo o país e, em particular, para a UÉ, que perde um mecenas e alguém que, desde há muitos anos, participou direta e indiretamente na própria universidade.

Rui Nabeiro faleceu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa. A família Nabeiro informou que a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados. A morte do empresário foi sentida em todo o país e muitas personalidades destacaram a sua visão empreendedora e o seu compromisso com a região do Alentejo e com o país.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS