Portugal
CONHEÇA O LIFE IP AZORES NATURA, COM DIANA PEREIRA

O projeto LIFE IP AZORES NATURA abrange 24 ZEC’s (Zonas Especiais de Conservação), 15 ZPE’s (Zonas de Proteção Especial) e 2 SIC’s (Sítios de Importância Comunitária) da Rede Natura 2000 nos Açores, procurando obter um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas Diretivas Habitats e Aves que fundamentam a sua designação.
Deste modo, e tendo como principal objetivo a implementação do Quadro de Ação Prioritária para a Rede Natura 2000 (PAF 2014-2020), o projeto procura que as monitorizações/avaliações futuras evidenciem um melhor estado de conservação para 100% dos habitats e mais de 50% das espécies, do que as descritas em estado desfavorável no último relatório de avaliação para a UE (2013).
Para este efeito, o LIFE IP AZORES NATURA visa diretamente as 4 principais áreas abrangidas pelo PAF – todas elegíveis para financiamento pelo LIFE-IP – e mobiliza fundos complementares, com objetivos sinérgicos, através de candidaturas a uma variedade de outros mecanismos (que são concedidos em fase de candidatura e / ou previstos para serem solicitados dentro do prazo do IP).
Com o intuito de atingir os seus objetivos, o LIFE IP AZORES NATURA procura implementar as seguintes ações, também elas previstas na missão do Quadro de Ação Prioritário para a Rede Natura 2000 (PAF 2014-2020):
- Implementar ações de conservação de locais, identificadas como necessárias para a melhoria da conservação de 24 espécies e 13 habitats protegidos pela Diretiva Habitats, incluindo a recuperação de 6 habitats prioritários e 3 espécies, bem como a divulgação destes objetivos para uma maior sensibilização;
- Implementar trabalhos de melhoria no habitat da avePyrrhula murina prevista no Plano de Ação da UE para assegurar a sua conservação e divulgação de informação relacionada para aumento da sensibilização;
- Promover o controlo/erradicação de espécies exóticas invasoras e monitorização dos resultados;
- Facultar informação adicional sobre espécies e habitats ameaçados;
- Implementar ações de conservação ex-situ, nomeadamente através da recolha e conservação de sementes no Jardim Botânico no Faial, provenientes de 80% de Espécies Endémicas dos Açores;
- Reforçar a capacidade de vigilância e gestão da Rede Natura 2000;
- Proporcionar o desenvolvimento de competências dos recursos humanos, em especifico do pessoal técnico e operacional;
- Desenvolver e preparar uma base de dados (SIG) operacional necessária para a gestão da Rede Natura 2000;
- Reforçar a integração dos objetivos de conservação da Rede Natura 2000 nos setores políticos da sociedade;
- Aumentar a consciência da população local e atores relevantes para os valores de conservação da Rede Natura 2000 e a sua importância como instrumento para o desenvolvimento das condições de vida e desenvolvimento sustentável;
- Consciencializar e envolver os agentes locais para a utilização de fundos previstos em programas de desenvolvimento rural financiados pela UE;
- Promover a utilização sustentável das áreas da Rede Natura 2000;
- Promover as condições necessárias para a implementação sustentável e lucrativa de agentes privados, atuando dentro da Rede Natura 2000.
Portugal
Almôdovar: ferido grave em despiste de motocilo teve de ser helitransportado

Ao início da noite deste domingo, ocorreu um acidente na Estrada Municipal 1198, junto ao Monte Ferro do Negro, em Almodôvar. O alerta para o ocorrido foi dado perto das 20h.
O acidente envolveu um motociclo e resultou em um ferido grave. Os Bombeiros de Almodôvar, a Guarda Nacional Republicana, a SIV de Castro Verde e o Helicóptero do INEM estão no local, com um total de 14 operacionais e 4 viaturas, prestando assistência à vítima.
De acordo com informações da Proteção Civil, o homem será helitransportado para o Hospital de Faro. Até o momento, não há mais informações sobre as causas do acidente.
Portugal
Cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro começam amanhã

O fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, faleceu este domingo, 19 de março, aos 91 anos. As cerimónias fúnebres terão início amanhã, segunda-feira, dia 20 de março, em Campo Maior, sua cidade natal.
De acordo com comunicado enviado pela família , o velório terá lugar a partir das 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior. As cerimónias começam com um cortejo pelas 09h50 horas na Novadelta, com passagem pela Tecnidelta, Sede do Grupo Nabeiro e Camelo, concluindo na Igreja Matriz.
A missa de corpo presente será realizada no dia 21 de março, pelas 12h00, na mesma igreja, à qual se seguirá o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.
A família Nabeiro informou na manhã deste domingo que “estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.
O Comendador Rui Nabeiro será sempre lembrado como uma figura importante do mundo empresarial em Portugal e um exemplo de sucesso e visão empreendedora.
Portugal
Câmara de Sousel decreta luto municipal até cerimónias fúnebres

A Câmara Municipal de Sousel, localizada no distrito de Portalegre, anunciou hoje que decretou luto municipal até às cerimónias fúnebres em memória do antigo presidente da autarquia, Armando Varela, que faleceu este domingo, aos 57 anos, na sequência do despiste do motociclo em que seguia.
Em comunicado divulgado na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Sousel manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do antigo autarca e associou-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.
Armando Varela, natural da freguesia de Casa Branca, foi eleito vereador em Sousel pelo PSD no mandato de 2001-2005, e posteriormente presidente da Câmara de Sousel entre 2005 e 2017, também eleito pelo PSD. Nas últimas eleições autárquicas, concorreu novamente ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.
Além de ter desempenhado funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel, Armando Varela foi também vereador na Câmara de Portalegre no último mandato autárquico, também eleito pelos sociais-democratas.
A morte de Armando Varela foi lamentada não só pela Câmara Municipal de Sousel, mas também pela Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida pelo antigo autarca.
A CIMAA descreveu Armando Varela como um “autarca de convicções fortes”, que deixou “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”, manifestando profundo pesar e sentidas condolências à família, amigos e conterrâneos em geral.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis, também no distrito de Portalegre, tendo estado envolvidos 13 operacionais e seis veículos nas operações de socorro.
Portugal
Reitora da Universidade de Évora enaltece legado do empresário Rui Nabeiro no apoio ao ensino superior e investigação

A Universidade de Évora (UÉ) destacou o empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como um exemplo devido ao seu percurso pessoal e profissional e pelo apoio que sempre deu ao ensino superior e à investigação.
Desde 2008, o empresário apoiou a criação da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, que refletiu a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior, destacou a reitora. Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, com esta postura, o empresário alentejano revelou a precocidade do seu pensamento e da sua visão ao apoiar a investigação na área da biodiversidade, já desde o início deste século.
A reitora da UÉ também destacou que Rui Nabeiro é doutor Honoris Causa pela UÉ, cuja atribuição, em 2006, teve o patrocínio do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, a morte do empresário é uma grande perda para todo o país e, em particular, para a UÉ, que perde um mecenas e alguém que, desde há muitos anos, participou direta e indiretamente na própria universidade.
Rui Nabeiro faleceu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa. A família Nabeiro informou que a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados. A morte do empresário foi sentida em todo o país e muitas personalidades destacaram a sua visão empreendedora e o seu compromisso com a região do Alentejo e com o país.
-
Portugal3 dias atrás
Vidigueira: Município promove chá poético no dia mundia da poesia
-
Portugal1 dia atrás
Tertúlias de Poesia estão de volta à Casa Memória de Camões
-
Portugal3 dias atrás
Sousel: Cartel da Corrida de Segunda-feira de Páscoa anunciado
-
Portugal3 dias atrás
Feira do Azeite em Vale de Vargo está de regresso
-
Portugal3 dias atrás
Reguengos de Monsaraz: GNR recupera telemóvel furtado e identifica autor do crime
-
Portugal3 dias atrás
Basílica Real de Castro Verde reabre ao público este sábado
-
Portugal3 dias atrás
Serpa: Museu do Cante Alentejano integra Rede Euterpe
-
Portugal3 dias atrás
CIMBAL defende a reabertura e a renovação da Linha do Alentejo
-
Portugal3 dias atrás
Portugal enfrenta frio intenso e chuvas fortes. Previsões indicam baixas temperaturas até segunda-feira
-
Portugal3 dias atrás
Acidente entre camião e motociclo provoca dois feridos graves e corta estrada em Montargil
-
Portugal3 dias atrás
Taça Distrito de Beja de Futsal começa hoje: Três equipas lutam pelo título
-
Portugal2 dias atrás
Rui Veloso vai cantar o hino de Portugal no Grande Prémio de MotoGP