Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Covid-19: Filhos de profissionais de funções essenciais preenchem vazio em escola de Oeiras

Publicado há

no dia

Oeiras

Longe da agitação de um dia normal, a Escola Básica de Porto Salvo, em Oeiras, acorda para acolher os filhos dos profissionais em funções essenciais durante o confinamento geral e distribuir refeições para as famílias dos alunos mais carenciados.

O dia apresenta-se cinzento e as crianças chegam a conta gotas. Ao todo são 10. São 10 filhos de enfermeiras, polícias, auxiliares de apoio domiciliário e técnicos de reparação e manutenção daquele concelho, no distrito de Lisboa, que passam os dias confinados na escola, com atividades lúdicas, enquanto os seus pais se encontram na linha da frente em tempo de pandemia.

O relógio bate às 09:00. Antes de entrar ao serviço, Andreia Camilo deixa a sua filha de 6 anos no portão do estabelecimento de ensino. Andreia trata de idosos e é motorista de crianças num centro social paroquial.

Em declarações à agência Lusa, Andreia Camilo conta que não pode estar em casa a cuidar da filha: “Por ser um trabalho essencial tive de a deixar na escola de acolhimento. Não posso ir para casa”.

Para esta mãe, a iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras é “muito importante”, porque sem a mesma não poderia continuar a trabalhar.

“Acho que é um ótimo projeto, facilita imenso a nossa profissão, que é essencial neste momento, porque os idosos estão muito isolados e precisam do nosso apoio. Tendo a escola de acolhimento facilita imenso para trabalhar”, acrescenta.

Também Isabel Tavares concorda com Andreia Camilo, dizendo que vai para o trabalho “mais aliviada” depois de deixar a filha de 6 anos na EB de Porto Salvo.

“No ano passado, em março, eu não sabia desta iniciativa e fiquei com a menina em casa. Metade do valor do meu ordenado foi retirado e recebi muito pouco. Fez-me uma grande diferença ter ficado com ela em casa”, afirma, enquanto a campainha toca.

A trabalhar no apoio domiciliário no centro social de Nossa Senhora de Porto Salvo, Isabel Tavares explica que, face à situação pandémica, seria muito complicado não ter ninguém para cuidar da sua filha.

Numa escola praticamente vazia, as poucas crianças tentam fazer esquecer os problemas dos adultos, devido ao contexto pandémico, e correm de forma desenfreada sem pensar no dia de amanhã.

João Carlos, técnico de refrigeração, considera que a escola de acolhimento é boa para a sua filha de 7 anos, porque a mantém ocupada.

“É bom, porque não tenho onde deixar a minha filha neste momento”, diz, adiantando que a sua mulher trabalha num hospital e, como ele, trabalha “na primeira linha”. “Trabalho com supermercados, com várias entidades comerciais. Tenho de trabalhar e a minha esposa também”, reitera.

À Lusa, a coordenadora do estabelecimento de ensino, Leonor Loureiro, lembra que se trata de um grande projeto que dá a oportunidade às crianças de não ficarem em casa, enquanto os seus pais trabalham.

À semelhança do que aconteceu entre março e abril de 2020, as crianças são recebidas com toda a segurança.

“Toda a segurança, neste momento, é acautelada. Já antes era com cerca de 500 crianças nesta escola, mas agora também com 10 crianças temos essa oportunidade de fazer um bom trabalho em segurança”, diz, lembrando que acolhem também crianças de outras escolas.

Os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, estão encerrados desde sexta-feira, uma medida tomada pelo Governo para conter a propagação da covid-19, estando abertas algumas escolas para acolher os filhos de profissionais considerados essenciais, permitindo assim que estes continuem a trabalhar.

Com um plano semanal de atividade lúdicas, como visionamento de filmes e momentos de leitura, Leonor Loureiro revela que o número de crianças, durante a interrupção letiva, poderá ainda aumentar.

Pelas 12:00, as pessoas começam a formar fila junto à garagem da escola para levantar uma refeição quente para levar para as suas casas.

“Está a ajudar-me muito, porque agora estou desempregada. O meu marido não está a trabalhar também. Agora está parado e não recebe nada. As dificuldades são muitas na minha casa”, indica Paula Soares, com um saco composto por bens alimentares.

Paula Soares conta apenas com um rendimento de 200 euros, depois de ter ficado reformada.

Também Marta Bragança, desempregada e mãe de três filhos, considera a ajuda da Câmara Municipal de Oeiras boa: “É ótimo, porque nós estamos a passar por uma situação difícil e estas ajudas são boas”.

Desde a passada sexta-feira, 182 famílias já requereram 654 refeições diárias no concelho de Oeiras.

“As famílias que vêm aqui buscar a refeição são pais ou mães de crianças em idade escolar”, afirma à Lusa o presidente do município, ressalvando que o projeto é uma réplica daquilo que foi feito no ano passado.

De acordo com Isaltino Morais, verificou-se que, através do primeiro confinamento, havia muitas crianças em idade escolar com dificuldades de alimentação.

“Nesta circunstância, instalámos duas cantinas nas escolas que estão a servir refeições às crianças. Em apenas dois dias foram servidas 400 e tal refeições, a tendência é para crescer”, adianta.

Apontando para cerca de três mil famílias carenciadas apoiadas pelo município, Isaltino Morais recorda que há outras “dimensões de apoio” e que o concelho já se está a preparar para o futuro com um investimento avultado.

“A previsão que nós temos é na ordem dos 12 milhões de euros para 2021. […] Tem um custo muito elevado, mas nesta altura nós não podemos fazer contas aos custos”, indica.

Em 2021, a Câmara Municipal de Oeiras conta em apoiar as famílias mais necessitadas no pagamento das rendas e noutras “medidas preventivas”, devido aos “estragos decorrentes da situação económica” provocado pela pandemia.

Lusa

Portugal

Tentativa de assalto em Castelo de Vide faz três feridos, dois em estado grave

Publicado há

no dia

por:

gnr

Na noite de terça-feira, uma tentativa de roubo a uma habitação em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, resultou em três feridos, dois dos quais em estado grave. O incidente ocorreu por volta das 23h00, quando um homem encapuzado e armado com um martelo invadiu a casa através do quintal.

De acordo com a GNR, uma das vítimas graves é um militar da Guarda de 23 anos, enquanto a outra é uma mulher de 53 anos. Uma terceira vítima, uma mulher de 22 anos, sofreu ferimentos ligeiros. Os feridos foram inicialmente transportados para o hospital de Portalegre e posteriormente encaminhados para o hospital de São José, em Lisboa, segundo a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo.

Segundo relatos, o assaltante abordou a residente da casa no quintal, exigindo dinheiro. Outras duas pessoas que estavam na habitação também foram agredidas antes do agressor se colocar em fuga. A GNR suspeita que o autor deste crime seja o mesmo responsável por um assalto semelhante, ocorrido no sábado em Ribeira de Nisa, onde um homem encapuzado e armado com um martelo roubou 60 euros a uma vítima à porta de casa.

A investigação está em curso e envolve a colaboração com as autoridades espanholas, uma vez que o assaltante se dirigiu às vítimas em castelhano, embora de forma imperfeita. Durante a operação de socorro, estiveram no local 20 operacionais, incluindo bombeiros e militares da GNR, apoiados por 10 viaturas.

Continuar a ler

Portugal

XXV Festival de Música Al-Mutamid: Ensemble Musicantes Traz Al-Andalus a Beja

Publicado há

no dia

por:

captura de ecra 2 e1736343622911

No próximo dia 28 de fevereiro de 2025, o Centro Unesco de Beja será palco de uma noite inesquecível com o XXV Festival de Música Al-Mutamid. O evento, que celebra as sonoridades históricas de Al-Andalus, terá início às 21h00 e contará com a atuação do reconhecido Ensemble Musicantes.

Especializado na música medieval das três culturas que coexistiram em Al-Andalus – muçulmana, judaica e cristã –, o Ensemble Musicantes promete transportar o público numa viagem sonora única. O espetáculo inclui interpretações de canções trovadorescas, romances sefarditas e nubas árabigo-andaluzas, enriquecidas pela intervenção de uma bailarina, que dará vida à sensualidade do baile em perfeita harmonia com a música.

O grupo é composto por músicos de renome internacional, com experiência nos mais prestigiados festivais de música antiga:

  • Wafir Shaikheldin: alaúde árabe e percussões
  • Jaime del Amo: citola, viola medieval, guitarra medieval e viola de roda
  • Adriana Arias: fídula
  • Jaime Muñoz: flautas, gaitas medievais, albogue e chirímia
  • Rosa Mondaray: dança

O público poderá esperar uma performance repleta de colorido e beleza, revivendo as tradições culturais de uma das épocas mais fascinantes da história ibérica.

Informações de Bilheteira

  • Preço: 5€
  • Locais de compra: Teatro Municipal Pax Julia ou online em www.bol.pt

Não perca esta oportunidade de mergulhar na riqueza cultural de Al-Andalus e experienciar a harmonia entre música e dança que marcou a convivência das culturas no passado ibérico.

Continuar a ler

Portugal

Viana do Alentejo celebra 127 anos da Restauração do concelho com programa diversificado

Publicado há

no dia

por:

captura de ecra 1 e1736343374331
  1. O Município de Viana do Alentejo prepara-se para celebrar, no próximo dia 13 de janeiro, o 127º aniversário da Restauração do Concelho. A cerimónia principal terá lugar no Cineteatro Vianense, pelas 14h30, onde serão entregues medalhas de honra e de mérito a figuras e atletas de destaque do concelho.
  2. Entre os homenageados, encontra-se o médico especialista em saúde pública e delegado de saúde do ACES, Augusto Santana de Brito, bem como atletas do concelho que, desde 2021, se sagraram campeões em diversas modalidades a nível local e nacional.
  3. As comemorações iniciam no dia 12 de janeiro, com uma programação diversificada. Durante a manhã, terá lugar uma caminhada em Aguiar, organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails, e o 10º Raid de BTT, com percursos de 27 e 55 km, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar. À tarde, às 15h00, será apresentado, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, o livro “Memórias das Alcunhas de Viana do Alentejo …” do professor Francisco Fadista, que resgata as alcunhas que marcaram gerações de habitantes da vila.
  4. No dia 13, as celebrações terão início às 9h00, com arruadas protagonizadas pela Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, que percorrerá as três freguesias do concelho. Às 14h30, a cerimónia solene no Cineteatro Vianense marcará o ponto alto da efeméride. O dia culminará com o concerto de Fernando Ferreira, às 17h30, onde o artista apresentará o seu novo álbum, “Tempo”.
  5. As festividades continuam no domingo seguinte, dia 19, com a realização da VI Corrida “Viana-a-par-de-Alvito”. A prova principal, com 12,77 km, inicia em Viana do Alentejo, passando por Vila Nova da Baronia e terminando junto ao Castelo de Alvito. Paralelamente, haverá uma caminhada de 7,5 km, com partida da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia e chegada ao Castelo de Alvito.Com um programa variado, as celebrações da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo prometem envolver a comunidade em momentos de homenagem, desporto, cultura e lazer.

Continuar a ler

Portugal

Serpa acolhe exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”

Publicado há

no dia

por:

captura de ecra e1736342848560

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, é palco da exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT. A mostra estará patente ao público de 9 a 23 de janeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para os esforços de conservação do Lince-ibérico, a exposição apresenta o trabalho realizado até ao momento, as ações em curso e os planos para o futuro desta emblemática espécie. A iniciativa será itinerante, abrangendo os 13 municípios da CIMBAL, bem como três concelhos do Algarve (Alcoutim, Tavira e Silves) e Lisboa.

A sessão inaugural terá lugar no dia 11 de janeiro, às 16h30, contando com o apoio técnico e científico do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, parceiro do projeto.

Como parte integrante desta iniciativa, no dia 21 de janeiro, às 14h45, a Biblioteca Municipal será palco de momentos de sensibilização para a comunidade local. Jorge Serafim, contador de histórias, irá partilhar narrativas sobre o Lince-ibérico, realçando a importância da sua reintrodução no ecossistema ibérico.

O projeto LIFE LYNXCONNECT visa aumentar a população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha. Com 22 parceiros ibéricos, o projeto é liderado pela Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta da Andaluzia e conta, em Portugal, com a participação da CIMBAL, do ICNF e da Infraestruturas de Portugal, I.P.

Esta exposição representa um importante contributo para a sensibilização e mobilização em prol da preservação desta espécie ameaçada, enquanto reforça o compromisso de cooperação entre Portugal e Espanha no âmbito da conservação da biodiversidade.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS