Portugal
Covid-19: Hospital de Viana do Castelo em situação “crítica”, mas sem recorrer à Galiza
A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou hoje que a situação do hospital de Santa Luzia é “crítica”, mas garantiu que ainda não houve necessidade de transferir doentes para unidades hospitalares na Galiza.
“A situação do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo é crítica, está a ser avaliada e ajustada, diariamente, ao número de casos de doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2. Não foi necessário transferir doentes para unidades hospitalares na Galiza”, em Espanha, afirmou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da ULSAM, Franklim Ramos.
O responsável adiantou que, “até ao momento, a ULSAM tem sido capaz de responder às necessidades de cuidados intensivos dos doentes críticos, não tendo sido necessário transferir doentes que exigem este nível de cuidados”.
Franklim Ramos explicou que “a transferência de doentes para unidades fora do país carece de autorização da tutela, sendo que, em caso de necessidade, o primeiro recurso é para a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
“Há uns meses, o hospital de Santa Luzia recebeu doentes de outras unidades hospitalares do país, assim como, necessitando, também pode fazer o mesmo. É um trabalho em rede”, especificou.
Na semana passada, Franklim Ramos disse que o hospital de Viana do Castelo tinha 164 doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2 internados em enfermaria e cuidados intensivos.
Na altura, estavam internados nas enfermarias do hospital de Santa Luzia, 139 doentes com covid-19 e 25 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI)”.
De acordo com o boletim da situação epidemiológica da pandemia causada pelo novo coronavírus, hoje divulgado pela ULSAM e relativo a dados de terça-feira, até às 21:00, o distrito de Viana do Castelo registava 4.311 casos ativos e 247 mortes associadas à covid-19.
Segundo dados revelados hoje à Lusa pelo vereador com o pelouro da Promoção da Saúde na Câmara de Viana do Castelo, Ricardo Rego, a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo acolhe atualmente cerca de 30 doentes covid-19.
A unidade vai continuar em funcionamento até final de março, para aliviar a pressão sobre o hospital de Santa Luzia.
A EAR começou a funcionar no final de novembro e recebeu os primeiros doentes em dezembro.
Na sessão de abertura da estrutura, em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, disse que a EAR tem 30 camas preparadas, mas pode crescer até às 120 camas.
“No limite, se tivéssemos uma situação de absoluta rutura, catástrofe, que não prevemos, o espaço está preparado para acomodar 200 pessoas”, sustentou, na ocasião, o autarca socialista.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, entre eles, cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
Lusa
Portugal
Tentativa de assalto em Castelo de Vide faz três feridos, dois em estado grave
Na noite de terça-feira, uma tentativa de roubo a uma habitação em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, resultou em três feridos, dois dos quais em estado grave. O incidente ocorreu por volta das 23h00, quando um homem encapuzado e armado com um martelo invadiu a casa através do quintal.
De acordo com a GNR, uma das vítimas graves é um militar da Guarda de 23 anos, enquanto a outra é uma mulher de 53 anos. Uma terceira vítima, uma mulher de 22 anos, sofreu ferimentos ligeiros. Os feridos foram inicialmente transportados para o hospital de Portalegre e posteriormente encaminhados para o hospital de São José, em Lisboa, segundo a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo.
Segundo relatos, o assaltante abordou a residente da casa no quintal, exigindo dinheiro. Outras duas pessoas que estavam na habitação também foram agredidas antes do agressor se colocar em fuga. A GNR suspeita que o autor deste crime seja o mesmo responsável por um assalto semelhante, ocorrido no sábado em Ribeira de Nisa, onde um homem encapuzado e armado com um martelo roubou 60 euros a uma vítima à porta de casa.
A investigação está em curso e envolve a colaboração com as autoridades espanholas, uma vez que o assaltante se dirigiu às vítimas em castelhano, embora de forma imperfeita. Durante a operação de socorro, estiveram no local 20 operacionais, incluindo bombeiros e militares da GNR, apoiados por 10 viaturas.
Portugal
XXV Festival de Música Al-Mutamid: Ensemble Musicantes Traz Al-Andalus a Beja
No próximo dia 28 de fevereiro de 2025, o Centro Unesco de Beja será palco de uma noite inesquecível com o XXV Festival de Música Al-Mutamid. O evento, que celebra as sonoridades históricas de Al-Andalus, terá início às 21h00 e contará com a atuação do reconhecido Ensemble Musicantes.
Especializado na música medieval das três culturas que coexistiram em Al-Andalus – muçulmana, judaica e cristã –, o Ensemble Musicantes promete transportar o público numa viagem sonora única. O espetáculo inclui interpretações de canções trovadorescas, romances sefarditas e nubas árabigo-andaluzas, enriquecidas pela intervenção de uma bailarina, que dará vida à sensualidade do baile em perfeita harmonia com a música.
O grupo é composto por músicos de renome internacional, com experiência nos mais prestigiados festivais de música antiga:
- Wafir Shaikheldin: alaúde árabe e percussões
- Jaime del Amo: citola, viola medieval, guitarra medieval e viola de roda
- Adriana Arias: fídula
- Jaime Muñoz: flautas, gaitas medievais, albogue e chirímia
- Rosa Mondaray: dança
O público poderá esperar uma performance repleta de colorido e beleza, revivendo as tradições culturais de uma das épocas mais fascinantes da história ibérica.
Informações de Bilheteira
- Preço: 5€
- Locais de compra: Teatro Municipal Pax Julia ou online em www.bol.pt
Não perca esta oportunidade de mergulhar na riqueza cultural de Al-Andalus e experienciar a harmonia entre música e dança que marcou a convivência das culturas no passado ibérico.
Portugal
Viana do Alentejo celebra 127 anos da Restauração do concelho com programa diversificado
- O Município de Viana do Alentejo prepara-se para celebrar, no próximo dia 13 de janeiro, o 127º aniversário da Restauração do Concelho. A cerimónia principal terá lugar no Cineteatro Vianense, pelas 14h30, onde serão entregues medalhas de honra e de mérito a figuras e atletas de destaque do concelho.
- Entre os homenageados, encontra-se o médico especialista em saúde pública e delegado de saúde do ACES, Augusto Santana de Brito, bem como atletas do concelho que, desde 2021, se sagraram campeões em diversas modalidades a nível local e nacional.
- As comemorações iniciam no dia 12 de janeiro, com uma programação diversificada. Durante a manhã, terá lugar uma caminhada em Aguiar, organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails, e o 10º Raid de BTT, com percursos de 27 e 55 km, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar. À tarde, às 15h00, será apresentado, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, o livro “Memórias das Alcunhas de Viana do Alentejo …” do professor Francisco Fadista, que resgata as alcunhas que marcaram gerações de habitantes da vila.
- No dia 13, as celebrações terão início às 9h00, com arruadas protagonizadas pela Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, que percorrerá as três freguesias do concelho. Às 14h30, a cerimónia solene no Cineteatro Vianense marcará o ponto alto da efeméride. O dia culminará com o concerto de Fernando Ferreira, às 17h30, onde o artista apresentará o seu novo álbum, “Tempo”.
- As festividades continuam no domingo seguinte, dia 19, com a realização da VI Corrida “Viana-a-par-de-Alvito”. A prova principal, com 12,77 km, inicia em Viana do Alentejo, passando por Vila Nova da Baronia e terminando junto ao Castelo de Alvito. Paralelamente, haverá uma caminhada de 7,5 km, com partida da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia e chegada ao Castelo de Alvito.Com um programa variado, as celebrações da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo prometem envolver a comunidade em momentos de homenagem, desporto, cultura e lazer.
Portugal
Serpa acolhe exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”
A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, é palco da exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT. A mostra estará patente ao público de 9 a 23 de janeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para os esforços de conservação do Lince-ibérico, a exposição apresenta o trabalho realizado até ao momento, as ações em curso e os planos para o futuro desta emblemática espécie. A iniciativa será itinerante, abrangendo os 13 municípios da CIMBAL, bem como três concelhos do Algarve (Alcoutim, Tavira e Silves) e Lisboa.
A sessão inaugural terá lugar no dia 11 de janeiro, às 16h30, contando com o apoio técnico e científico do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, parceiro do projeto.
Como parte integrante desta iniciativa, no dia 21 de janeiro, às 14h45, a Biblioteca Municipal será palco de momentos de sensibilização para a comunidade local. Jorge Serafim, contador de histórias, irá partilhar narrativas sobre o Lince-ibérico, realçando a importância da sua reintrodução no ecossistema ibérico.
O projeto LIFE LYNXCONNECT visa aumentar a população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha. Com 22 parceiros ibéricos, o projeto é liderado pela Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta da Andaluzia e conta, em Portugal, com a participação da CIMBAL, do ICNF e da Infraestruturas de Portugal, I.P.
Esta exposição representa um importante contributo para a sensibilização e mobilização em prol da preservação desta espécie ameaçada, enquanto reforça o compromisso de cooperação entre Portugal e Espanha no âmbito da conservação da biodiversidade.
-
Portugal2 dias atrás
10.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André promete 17 dias de sabores únicos
-
Portugal1 dia atrás
Serpa acolhe exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”
-
Portugal1 dia atrás
Tentativa de assalto em Castelo de Vide faz três feridos, dois em estado grave
-
Alentejo Central2 dias atrás
Detido por violação e violência doméstica em Évora
-
Alentejo Central2 dias atrás
Mourão celebra Nossa Senhora das Candeias com programação diversificada
-
Portugal1 dia atrás
Viana do Alentejo celebra 127 anos da Restauração do concelho com programa diversificado
-
Portugal2 dias atrás
Penamacor: Terceira edição do Festival Figuras, Factos e Lugares homenageia Francisco Pinto da Cunha Leal
-
Alentejo Central1 dia atrás
Redondo: Biblioteca de Montoito celebra o Dia Internacional do Riso
-
Portugal1 dia atrás
XXV Festival de Música Al-Mutamid: Ensemble Musicantes Traz Al-Andalus a Beja
-
Portugal2 dias atrás
Município de Odemira promove a 10ª edição do Prémio Espírito Empreendedor