Portugal
Covid-19: Líder do CDS propõe que privados possam administrar vacinas
O presidente do CDS-PP propôs hoje que o setor privado possa administrar vacinas contra a covid-19 por forma a “tornar mais célere” o processo, e pediu que estes meios não sejam desmobilizados do combate à pandemia.
Em declarações aos jornalistas, Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que “que o setor particular pode apoiar o Governo e o SNS [Serviço Nacional de Saúde] na administração da vacina”.
O objetivo desta proposta é que processo de vacinação “decorra de forma mais célere” e Portugal atinja “o mais rapidamente possível a imunidade de grupo” contra o novo coronavírus, defendeu.
“Temos que abrir o processo logístico de operacionalização a toda a capacidade instalada do nosso SNS, e colocar os hospitais particulares também a ajudar nesse processo, porque têm profissionais de saúde qualificados”, justificou.
Ainda no que toca ao plano de vacinação, o líder do CDS-PP pediu que “não se coloquem políticos à frente dos profissionais de saúde do setor particular”, justificando que “90% continua ainda por vacinar”, e insistiu na inclusão dos “idosos com mais de 80 anos nesta primeira fase”.
“Temos de vacinar aqueles que estão na primeira linha do combate à pandemia” pois “são aqueles que correm mais risco”, e “não se compreende como é que se querem colocar todos os políticos à frente dos profissionais de saúde e também dos idosos com mais de 80 anos”, criticou o centrista.
O presidente do CDS-PP esteve hoje reunido na sede do partido, em Lisboa, com o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar.
No final, salientou que é “preocupante notar que o governo desmobilizou o setor particular no combate à pandemia em março, e ao dia de hoje continua com graves problemas de coordenação e de planeamento com este setor para poder salvar vidas e recuperar as consultas, os exames e as cirurgias que estão em atraso”.
Assim, Rodrigues dos Santos pediu que agora, numa altura de agravamento da pandemia em que se registam novos máximos de mortes quase diariamente, “o setor particular não seja desmobilizado como aconteceu na primeira fase da pandemia, e que haja planeamento e coordenação para se salvarem vidas e recuperarem exames, consultas e cirurgias que estão em atraso”, e salientou a proposta dos centristas para a contratualização de cuidados de saúde privados, a que chamam ‘Via Verde Saúde’.
“O Governo não tem mais margem de erro e tem de parar urgentemente de navegar à vista”, advertiu.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Lusa
Portugal
Vila Viçosa recebe II Feira de Doçaria Conventual
O Município de Vila Viçosa organiza, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2025, a segunda edição da Feira de Doçaria Conventual, a decorrer no emblemático Claustro do antigo Convento dos Agostinhos.
Com o objetivo de valorizar e promover a rica tradição da doçaria conventual portuguesa, o evento contará novamente com o apoio da QUALIFICA, destacando também os produtos tradicionais da região.
Seguindo o modelo da bem-sucedida edição de 2024, esta feira promete encantar os visitantes com uma seleção de sabores únicos e históricos, celebrando o legado doce da gastronomia portuguesa num cenário cultural de excelência.
Baixo Alentejo
Beja celebra centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau
As comemorações do centenário da histórica viagem aérea entre Portugal e Macau chegam a Beja com uma exposição e uma conferência que destacam a importância deste feito pioneiro na aviação mundial.
A partir de 10 de janeiro e até 23 de fevereiro, a Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Beja acolhe a exposição “1ª Viagem Aérea Portugal – Macau”, com curadoria do Museu do Ar. A mostra promete transportar os visitantes para a época em que os aviadores Brito Paes e Sarmento de Beires partiram de Vila Nova de Milfontes para desbravar os céus rumo a Macau, numa jornada que colocou Portugal no mapa das grandes viagens aéreas intercontinentais.
O pontapé de saída das comemorações será dado com a conferência inaugural “Portugal a Macau – A Viagem”, proferida pelo Coronel Carlos António Mouta Raposo, no Centro Social do Lidador, no dia 10 de janeiro, às 18 horas.
Cem anos após esta notável façanha aeronáutica, a cidade de Beja presta homenagem aos pioneiros da aviação portuguesa, convidando a comunidade a revisitar a história e a refletir sobre o impacto de um dos grandes feitos da nossa memória coletiva.
Alto Alentejo
Arronches celebra o novo ano com um concerto inesquecível
O Centro Cultural de Arronches recebeu, no passado domingo, 5 de janeiro, o deslumbrante ‘Concerto de Ano Novo à Luz das Velas’, que encantou cerca de 250 espectadores e marcou de forma sublime o início do ano de 2025.
A sala, iluminada por um ambiente intimista criado pelas velas, foi palco para os músicos da Orquestra Ibérica, conduzidos por Luís Zagalo, que brindaram o público com interpretações de temas clássicos e versões de músicas populares. A noite contou ainda com a magnífica voz de João Mendonza, que abrilhantou as atuações e trouxe um toque especial ao espetáculo.
Luís Zagalo interagiu com o público ao longo do concerto, explicando o repertório escolhido e aproveitando para desejar um feliz ano novo. Nas suas palavras, não faltaram elogios à autarquia de Arronches, destacando o apoio dado aos artistas e a calorosa hospitalidade da vila.
O público, que encheu quase todo o auditório, respondeu com entusiasmo e aplausos vibrantes, culminando numa ovação de pé que sublinhou o sucesso do evento.
A Câmara Municipal de Arronches, promotora do espetáculo, manifestou o seu orgulho por proporcionar momentos culturais de excelência aos munícipes, reforçando o seu compromisso em continuar a investir na oferta cultural da região. Em nota oficial, a autarquia deixou ainda votos de um próspero ano novo para todos os arronchenses.
Portugal
“Reis” saem à rua e celebram tradição em Redondo
© Município de Redondo
Envergando os tradicionais capotes alentejanos, os “Reis” saíram à rua na noite de domingo passado, em Redondo, enchendo as principais artérias da vila com cânticos de adoração ao Menino e votos de um feliz Ano Novo.
As Cantadeiras e os Cantadores redondenses, acompanhados por elementos do Agrupamento 655 de Escuteiros e outros espontâneos, realizaram paragens em locais emblemáticos da vila, onde um lume de chão aquecia os participantes e o público. O momento culminante teve lugar na Praça da República, onde a tradição se celebrou com entusiasmo.
A festa não se fez apenas com cânticos, mas também à mesa, num ambiente de confraternização e amizade, reforçando os laços comunitários e perpetuando as raízes culturais de Redondo.
O evento marcou ainda o arranque oficial do programa da Cidade do Vinho 2025, uma iniciativa conjunta dos municípios de Redondo, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa. O programa visa promover a sustentabilidade e a valorização da produção vitivinícola da Serra d’Ossa, contribuindo para o desenvolvimento cultural, económico e turístico da região.
-
Portugal3 dias atrás
10.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André promete 17 dias de sabores únicos
-
Portugal2 dias atrás
Tentativa de assalto em Castelo de Vide faz três feridos, dois em estado grave
-
Portugal2 dias atrás
Serpa acolhe exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”
-
Alentejo Central3 dias atrás
Mourão celebra Nossa Senhora das Candeias com programação diversificada
-
Alentejo Central3 dias atrás
Detido por violação e violência doméstica em Évora
-
Portugal3 dias atrás
Penamacor: Terceira edição do Festival Figuras, Factos e Lugares homenageia Francisco Pinto da Cunha Leal
-
Portugal2 dias atrás
Viana do Alentejo celebra 127 anos da Restauração do concelho com programa diversificado
-
Alentejo Central2 dias atrás
Redondo: Biblioteca de Montoito celebra o Dia Internacional do Riso
-
Portugal2 dias atrás
XXV Festival de Música Al-Mutamid: Ensemble Musicantes Traz Al-Andalus a Beja
-
Portugal3 dias atrás
Município de Odemira promove a 10ª edição do Prémio Espírito Empreendedor
-
Portugal15 horas atrás
“Reis” saem à rua e celebram tradição em Redondo
-
Alto Alentejo15 horas atrás
Arronches celebra o novo ano com um concerto inesquecível