Portugal
Covid-19: Voluntários da Universidade de Coimbra ajudam no combate à pandemia
Cerca de 200 voluntários da Universidade de Coimbra ajudam no apoio à vigilância de doentes com covid-19 na região Centro, foi hoje anunciado.
A iniciativa pretende dar resposta “às necessidades dos serviços de saúde”, com especial atenção ao agravamento da situação epidemiológica, no âmbito da covid-19.
Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Os voluntários, na maioria finalistas da Faculdade de Medicina e de Farmácia, bem como docentes e investigadores, vão, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), auxiliar a realização de inquéritos epidemiológicos, de modo a “cortar cadeias de transmissão da covid-19”, lê-se em nota enviada à agência Lusa.
A bolsa de Voluntários da Universidade de Coimbra (UC) foi formada em articulação com a Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Centro de Neurociências e Biologia Celular e Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da UC.
Os voluntários foram colocados ao dispor das autoridades de saúde em menos de 72 horas, a grande maioria tem “formação específica” e estão “a prestar já apoio a diversas unidades de saúde pública da Região Centro”.
O Reitor da UC, Amílcar Falcão, salienta as várias iniciativas de apoio que a Universidade de Coimbra tem prestado desde março de 2020, tal como a realização de análises – “o Laboratório de Análises Clínicas da UC já realizou dezenas de milhar de testes de diagnóstico da COVID-19 desde abril do ano passado”.
Amílcar Falcão salienta ainda outras iniciativas “através da investigação e na inovação, agregadas na plataforma UC Against Covid-19”.
“Queremos continuar a contribuir com o nosso conhecimento para a resolução dos problemas criados pela pandemia nas mais diversas áreas”.
João Pedro Pimentel, Diretor do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, considera a iniciativa uma “mais-valia” no combate às cadeias de transmissão e uma ajuda na “redução da intensa procura dos serviços de urgência e internamento dos hospitais”.
Lusa
Portugal
Castro Verde prepara-se para acolher Ensino Superior em 2025/26
A partir do próximo ano letivo, Castro Verde irá contar com uma nova oferta formativa de Ensino Superior. O Município irá formalizar, no dia 13 de janeiro, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a assinatura de dois protocolos de colaboração que viabilizarão a criação de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) no concelho.
Os protocolos, celebrados com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica de Almodôvar, vão permitir que Castro Verde se afirme como um novo pólo de formação superior na região, alargando as oportunidades de qualificação para os seus jovens.
O CTeSP terá uma duração de dois anos letivos e conferirá o diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Este diploma possibilita uma rápida entrada no mercado de trabalho ou a continuidade dos estudos para a obtenção de uma licenciatura.
A iniciativa reflete o compromisso da autarquia, liderada por António José Brito, em alargar a oferta educativa do concelho, promovendo maior acesso ao Ensino Superior. A cerimónia contará ainda com a presença de Maria de Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, e de António Espírito Santo, coordenador do Centro Qualifica de Almodôvar.
Esta nova etapa marca um importante avanço na formação de jovens na região, reforçando a aposta na educação como pilar do desenvolvimento local.
Alentejo Central
Exposição “A Arte da Cortiça” inaugura no Museu Regional do Vinho em Redondo
O Museu Regional do Vinho, em Redondo, acolhe a partir do dia 11 de janeiro a exposição “A Arte da Cortiça”, da autoria de Diogo Germano, natural de Borba.
A exposição, que estará patente até ao dia 9 de fevereiro, apresenta obras de arte criadas a partir de rolhas de cortiça, revelando a criatividade e o talento do artista.
A inauguração da mostra acontece no dia 11 de janeiro, às 11h00, e a entrada é gratuita, permitindo que todos os interessados possam explorar o potencial artístico deste material tão característico da região.
Esta iniciativa é uma oportunidade para valorizar a cortiça e as suas diversas possibilidades de utilização, promovendo a cultura local e a inovação artística.
Portugal
Oficina da Criança celebra 44 anos ao serviço das crianças de Montemor-o-Novo
© Município de Montemor-o-Novo
A Oficina da Criança, espaço icónico dedicado à comunidade infanto-juvenil de Montemor-o-Novo, celebrou na passada quarta-feira o seu 44.º aniversário. Fundada a 8 de janeiro de 1981, inicialmente localizada no subpalco do Cineteatro Curvo Semedo, a Oficina tem sido um ponto de referência para várias gerações.
A tarde comemorativa foi marcada por um ambiente de alegria, com brincadeiras que simbolizam a essência do espaço. Além da diversão, o momento serviu para recordar as memórias que a Oficina da Criança construiu ao longo de mais de quatro décadas, celebrando os que cresceram com ela e projetando o futuro.
Entre as dezenas de crianças que participaram na celebração, destacou-se o momento de cantar os parabéns à “sua” Oficina, acompanhadas pelo Vereador da Educação, Henrique Lopes, que representou o Município de Montemor-o-Novo na ocasião.
A Oficina da Criança continua a ser um espaço de partilha, aprendizagem e diversão, mantendo viva a sua missão de apoiar e inspirar os mais pequenos no concelho.
Alentejo Central
Município de Redondo inaugura Posto de Turismo e obras de requalificação urbana
© Município de Redondo
O Largo de Nossa Senhora da Saúde, em Redondo, ganhou uma nova vida com a inauguração, na passada segunda-feira, do Posto de Turismo – Redondo Welcome Centre. Este espaço, dedicado ao atendimento personalizado de visitantes e munícipes, destaca-se pela promoção das riquezas do concelho, oferecendo informações e experiências que celebram a tradição, história e cultura local.
No interior do equipamento, os visitantes podem apreciar peças expositivas oferecidas por artesãos e pela comunidade, representando a identidade e os produtos turísticos da região.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias personalidades, incluindo o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente da Câmara Municipal, David Galego. A música da Tuna do Polo de Redondo da Universidade Popular Túlio Espanca e a percussão dos Tomba Lobos deram um tom festivo ao evento.
O programa incluiu ainda a requalificação do Largo de Nossa Senhora da Saúde e da Praça D. Dinis, que agora se apresentam como espaços atrativos e acolhedores, reforçando o apelo turístico do concelho.
-
Alto Alentejo3 dias atrás
Arronches celebra o novo ano com um concerto inesquecível
-
Portugal3 dias atrás
Vila Viçosa recebe II Feira de Doçaria Conventual
-
Portugal3 dias atrás
“Reis” saem à rua e celebram tradição em Redondo
-
Baixo Alentejo3 dias atrás
Beja celebra centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau
-
Portugal4 horas atrás
Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão apoia 18 estudantes com Bolsas de Estudo no valor de 13 mil euros
-
Alentejo Central4 horas atrás
Exposição “A Arte da Cortiça” inaugura no Museu Regional do Vinho em Redondo
-
Portugal4 horas atrás
Castro Verde prepara-se para acolher Ensino Superior em 2025/26
-
Portugal4 horas atrás
Homem de 47 anos em prisão preventiva por violência doméstica em Reguengos de Monsaraz
-
Alentejo Central4 horas atrás
Município de Redondo inaugura Posto de Turismo e obras de requalificação urbana
-
Portugal4 horas atrás
Oficina da Criança celebra 44 anos ao serviço das crianças de Montemor-o-Novo