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Educação

Crianças com problemas ligeiros de audição têm mais dificuldades em aprender a ler – estudo

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 Crianças com problemas auditivos ligeiros têm mais dificuldade em aprender a ler face a crianças com audição normal, revela um estudo, hoje divulgado, que demonstra, ainda, que o desempenho é condicionado pelo ruído nas salas de aula.

A investigação de Margarida Serrano, professora da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), acompanhou dois grupos de 24 crianças entre a pré-primária e o 2º ano de escolaridade, um constituído por alunos com hipoacusia ligeira (dificuldade auditiva pouco severa) e outro por normo-ouvintes, ou seja, com audição normal.

No estudo, foram avaliados “parâmetros como a memória fonológica, vocabulário, discriminação auditiva, conhecimento das letras, consciência fonológica, descodificação de palavras e de pseudopalavras e compreensão na leitura de frases”, frisa a ESTeSC-IPC, em comunicado enviado à agência Lusa.

“Os resultados indicam que as crianças com hipoacusia ligeira têm pior desempenho, quando comparadas com os seus colegas normo-ouvintes, em tarefas que requerem memorização e repetição de sequências fonémicas sem suporte de informação lexical, revelando maior lentidão na aprendizagem da leitura”, acrescenta a nota.

Citada no comunicado, Margarida Serrano explica que as crianças com hipoacusia ligeira “utilizam recursos cognitivos que implicam um maior esforço para conseguirem os resultados obtidos, especialmente na leitura de pseudopalavras, no 2º ano de escolaridade. Este esforço pode requerer maior atenção e consequentemente uma maior fadiga sentida por estas crianças”.

“Estima-se que 20% das crianças portuguesas em idade pré-escolar tenham hipoacusia ligeira, dificuldade de audição provocada por alterações no ouvido médio, como otites, por exemplo”, adianta o comunicado.

No estudo, intitulado “Impacto da Hipoacusia ligeira na aprendizagem da leitura (estudo longitudinal)” – que é sexta-feira apresentado em livro, pelas 14:30, na ESTeSC-IPC – é enfatizado que a dificuldade auditiva pouco severa “oscila ao longo do ano, mas o problema pode tornar-se permanente se não houver intervenção médica”.

Razão pela qual Margarida Serrano defende que “a avaliação audiológica das crianças no início da aprendizagem da leitura devia ser obrigatória”.

Segundo a investigadora, “cabe aos professores estarem atentos aos sinais de alerta e implementar alterações na sala de aula”, nomeadamente colocando uma criança com suspeita de dificuldade auditiva “num lugar privilegiado na sala de aula, onde possa ver a comunicação global do professor, se necessário”.

A investigação de Margarida Serrano conclui ainda que o desempenho dos dois grupos de crianças “é pior no ruído do que no silêncio, quer na repetição de palavras, quer na repetição de pseudopalavras”.

“O ruído e a reverberação são uma constante nas salas de aula e as condições acústicas interferem na aprendizagem, especialmente nas fases iniciais, em que a criança ainda não tem autonomia de leitura e está dependente de audição”, observa a professora.

“Melhorar as condições acústicas das nossas escolas, através de pavimentos de madeira, paredes com isolamento acústico ou, pelo menos, material que permita diminuir a reverberação é algo imperativo nas nossas escolas, para o bem da qualidade da aprendizagem de todas as crianças”, sustenta.

Lusa

Baixo Alentejo

Castro Verde inaugura reabilitação da Escola Secundária

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Foi um dia de grande celebração em Castro Verde, com a inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária local, realizada hoje, dia 6 de abril. Este evento marca um momento significativo para toda a comunidade, especialmente para os estudantes e professores que agora desfrutarão de instalações completamente renovadas, modernas e bem equipadas.

A reabilitação da Escola Secundária de Castro Verde é o resultado de um processo intenso e exigente liderado pela Câmara Municipal, que investiu cerca de €4.987.499 neste projeto. O financiamento foi assegurado através do programa Alentejo 2020, refletindo o compromisso com a educação e o desenvolvimento da região.

As obras de requalificação visam proporcionar um ambiente de aprendizagem mais confortável e funcional, oferecendo aos alunos e professores as condições necessárias para promover o sucesso académico e o bem-estar escolar.

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Baixo Alentejo

Município de Almodôvar atribui mais de 46 mil Euros em Bolsas de Estudo

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O Município de Almodôvar está a dar um passo significativo no apoio à educação dos jovens do concelho, ao atribuir um montante recorde de mais de 46 mil euros em Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Este valor representa o investimento mais substancial já realizado pela Câmara Municipal neste âmbito.

Para o ano de 2024, estão destinados 40.250 euros em Bolsas de Estudo, que beneficiarão 80 estudantes do Ensino Superior. Esta iniciativa representa não apenas um compromisso financeiro, mas também um sinal claro do comprometimento da autarquia com o futuro educacional e profissional dos jovens almodovarenses.

Das bolsas concedidas, 65 serão direcionadas para alunos de Licenciatura, com um valor total de 40.250 euros. Além disso, serão atribuídas 5 Bolsas de Estudo para estudantes de Mestrado, com um montante de 3.500 euros, e 10 Bolsas para alunos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, com um valor atribuído de 2.800 euros.

O Município de Almodôvar está a dar um passo significativo no apoio à educação dos jovens do concelho, ao atribuir um montante recorde de mais de 46 mil euros em Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Este valor representa o investimento mais substancial já realizado pela Câmara Municipal neste âmbito.

Para o ano de 2024, estão destinados 40.250 euros em Bolsas de Estudo, que beneficiarão 80 estudantes do Ensino Superior. Esta iniciativa representa não apenas um compromisso financeiro, mas também um sinal claro do comprometimento da autarquia com o futuro educacional e profissional dos jovens almodovarenses.

Das bolsas concedidas, 65 serão direcionadas para alunos de Licenciatura, com um valor total de 40.250 euros. Além disso, serão atribuídas 5 Bolsas de Estudo para estudantes de Mestrado, com um montante de 3.500 euros, e 10 Bolsas para alunos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, com um valor atribuído de 2.800 euros.

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Baixo Alentejo

Requalificação da Escola Secundária de Castro Verde inaugurada este sábado

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A tão aguardada inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde está marcada para este sábado, dia 6 de abril, sob os auspícios da Câmara Municipal de Castro Verde.

A Sessão Oficial de Abertura está programada para a manhã, a partir das 10h30, e promete momentos musicais especiais com atuações do Ensemble de Trompetes e Trio de Guitarras da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, bem como do grupo “Moços das Violas Campaniças”.

Este acontecimento reveste-se de grande importância para toda a comunidade, especialmente para os envolvidos no meio escolar, como alunos, professores e funcionários. A partir do dia 8 de abril, data de início do 3º período escolar, estes protagonistas terão o privilégio de usufruir de uma escola totalmente renovada, moderna e bem equipada.

Além das amplas e profundas obras de requalificação nos edifícios e espaços exteriores, a “nova” Escola Secundária está agora equipada com mobiliário novo, material informático e didático de última geração, uma biblioteca ampla, elevadores, ar condicionado, um auditório requalificado com lugares sentados, uma cozinha e refeitório totalmente remodelados e uma área social expandida, incluindo cafetaria e bar.

Durante a tarde, a Escola Secundária estará aberta à comunidade, oferecendo visitas guiadas conduzidas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde às 14h30, 15h00 e 15h30. Estas visitas estarão limitadas a grupos de 20 a 25 pessoas por horário e os interessados devem inscrever-se previamente em inqueritos.cm-castroverde.pt até às 12h00 do dia 5 de abril.

A reabertura da Escola Secundária marca o culminar de um processo intenso e exigente, liderado pela Câmara Municipal de Castro Verde, representando um investimento global de cerca de € 4.987.499, financiado pelo programa Alentejo 2020.

Para a autarquia local, este momento de “regresso à Escola Secundária” é verdadeiramente marcante para Castro Verde e todos os Castrenses, uma vez que o concelho passa a contar com uma escola de qualidade indiscutível.

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Portugal

Município de Castro Verde acolhe grupo de alunos do programa Erasmus

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O Município de Castro Verde prepara-se para receber um grupo de oito estudantes do 1º ano do curso de Turismo e Geografia da Universidade de Oradea, na Roménia, no âmbito do prestigiado programa Erasmus.

Durante a sua estadia em Castro Verde, os jovens terão a oportunidade de participar em diversas atividades de intercâmbio cultural e social, estabelecendo conexões enriquecedoras com outros jovens do concelho. Além disso, irão colaborar nas atividades do ATL da Páscoa, proporcionando momentos de diversão e aprendizagem para as crianças locais.

Uma parte significativa da visita será dedicada à descoberta dos principais pontos de interesse do concelho de Castro Verde, permitindo aos estudantes estrangeiros explorar a riqueza cultural, histórica e natural desta região alentejana. Também terão a oportunidade de colaborar na organização do prestigiado Festival Sabores do Borrego, um evento emblemático que celebra a gastronomia local e promove os produtos regionais.

Esta iniciativa é resultado de uma série de contactos estabelecidos com entidades europeias e reflete o compromisso do Município de Castro Verde com o programa Erasmus. Além disso, visa fortalecer a ligação da comunidade castrense a projetos europeus relacionados com a juventude, cultura e ensino, demonstrando o interesse e a abertura deste concelho para com as oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional.

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