Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Franceses foram os reis da festa em Fronteira

Publicado há

no dia

1o classificado Poletti Cuisinier Basso Favarel

A fórmula repete-se desde 1998. A beleza natural do Alto Alentejo e os 16,4 quilómetros do Terródromo de Fronteira são o palco ideal para a mais importante prova de todo terreno de resistência disputada na Europa. Na 24.ª edição, a BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira voltou a ser um enorme sucesso popular e desportivo, confirmando o estatuto ímpar da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal. Largos milhares de espetadores proporcionaram um ambiente difícil de traduzir em palavras, numa vila alentejana engalanada para receber mais de 300 pilotos de diferentes nacionalidades. 

No plano desportivo, o francês Laurent Poletti repetiu o triunfo de 2005, conseguindo a melhor combinação de velocidade e resistência ao volante do protótipo MMP, partilhado com Franck Cuisinier, Ronald Basso e Adrien Favarel. O português Marco Pereira conseguiu o segundo lugar com um Can-Am da categoria T3, integrado na formação do belga Sébastien Guyette, que também incluiu Antoine Vitse e Olivier Devos. A Toyota Hilux da família Reis também subiu ao pódio de Fronteira, com Avelino Reis, Tiago Reis, Edgar Reis e Daniel Silva. 

Foram 1.440 minutos de luta contra o cronómetro, mas também contra os limites de homens e de máquinas, uma prova de superação que celebra o genuíno espírito do TT há quase um quarto de século. Em termos competitivos, quatro equipas passaram pelo comando da prova, e mais uma vez, os competitivos SSV da categoria T3 voltaram a incomodar os convencionais protótipos construídos em França, especificamente desenvolvidos para provas de TT de resistência. 

RO22TT24h2423

Hegemonia quebrada 

Desde 2010 que uma equipa 100% portuguesa não sobe ao lugar mais alto do pódio. A edição deste ano não foi exceção, apesar dessa esperança ainda ter sido alimentada na fase inicial da corrida, quando a família Reis, liderada pelo ex-campeão nacional Tiago Reis, assumiu o comando do extenso pelotão de 65 concorrentes, ao volante da Toyota Hilux. 

Mas quando o protótipo MMP X4 Turbo da equipa de Poletti, Cuisinier, Basso e Favarel assumiu o comando, sensivelmente a meio da corrida, começou a ficar evidente que só um problema grave os destronaria da liderança, até pelo facto dos grandes favoritos, a equipa luso-francesa liderada pela família Andrade, ter sofrido problemas no motor do Proto AC Nissan, falhando a nona vitória (quarta consecutiva) em Fronteira. 

“Foi uma corrida muito boa e o carro esteve simplesmente perfeito, sem registar um único problema. Parabéns à MMP”, afirmou Laurent Poletti, que já participou 16 vezes nas 24 Horas TT de Fronteira. “Estou muito feliz com esta vitória, que já procurava há muito tempo. A prova de Fronteira é sempre especial. A pista é espetacular e muito dura, e a organização é sempre excecional”, destacou o piloto francês. 

Partida BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
24H TT Vila de Fronteira, 24th to 27th November 2022 – Photo: Paulo Maria / ACP

O Can-Am de Sébastien Guyette aproveitou a fase noturna e o início da manhã para consolidar o segundo lugar, terminando a quatro voltas dos vencedores… e com um estreante português em destaque. “Nunca tinha feito as 24 Horas, apenas as 4 Horas SSV, por isso é um resultado de sonho”, apontou Marco Pereira, que foi convidado por Guyette para integrar a equipa belga. “A noite foi difícil para mim, nunca tinha corrido à noite. Mas durante o dia desfrutei bastante, a pista estava espetacular, o tempo também esteve ótimo, por isso foi perfeito”, afirmou Marco Pereira, que venceu a categoria T3. 

Uma família feliz 

A família Reis conseguiu a melhor volta da corrida – em 9m46,070s, menos sete segundos do que a melhor volta dos vencedores -, mas a velocidade não é tudo em Fronteira e a equipa de Famalicão terminou no derradeiro lugar do pódio. “Correu muito bem, mas tivemos alguns azares pelo meio, infelizmente. À sexta volta, o carro começou a falhar depois de passar a ribeira, depois tivemos problemas com a caixa de direção durante a noite. Mas estamos contentes. Um pódio em Fronteira é sempre muito bom e fazê-lo em família é ainda mais importante. O meu pai é que impulsiona sempre esta prova, por isso, este pódio é dele”, dedicou Tiago Reis. 

O quarto lugar ficou para outra equipa totalmente portuguesa, formada por Amândio Alves, João Silva, Rogério Reis e Márcio Reis, com mais um protótipo da francesa MMP. O top 5 em Fronteira ficou completo com o Can-Am de Jorge Cardoso, Marco Cardoso, Alexandre Cardoso e João Oliveira. 

Na categoria Promoção C, a vitória sorriu ao SEAT de Ismael Margarido, André Serrano, Filipe Galveias e Dino Canha, o mesmo acontecendo na Promoção A ao Suzuki Vitara de Joaquim Seiça, Paulo Soares, Luís Pedro Alves e Gonçalo Fernandes, e na Promoção B ao Citroën AX de Manuel Barreto, Rodrigo Daniel, Hugo Batista e João Paulo Oliveira.  

O triunfo nos T2 ficou para os belgas Pieter Backere, Julien Demuynck, Pieter Cracco e Steve Backere (Isuzu D-Max), enquanto nos SSV do grupo T4, os vencedores foram Pascal Rollet, Delphine Crosse e Christophe Girard, num Can-Am.  

Outros vencedores 

Carla Gameiro, Cristela Marto, Paula Marto e Sílvia Reis formaram a equipa que arrecadou o troféu feminino, na segunda participação ao volante do Suzuky Jimny. Mas na aventura de Fronteira todos são vencedores, incluindo carros tão carismáticos como a Peugeot 504 Pick-up de Joaquim Serrão, que percorreu mais de 850 quilómetros (52 voltas), ou a Renault 4L de Samuel Lima, que também terminou a prova após duros 770 quilómetros no Terródromo de Fronteira. Uma festa de todos e para todos. 

Santinho Mendes vence nas 4 Horas, Miguel Oliveira juntou-se à festa 

No sábado, a BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira consagrou Pedro Santinho Mendes, sobrinho do pluricampeão nacional Santinho Mendes. O piloto do Can-Am estreou-se a vencer na maratona dos SSV, na frente da dupla Wilson Galo/Gonçalo Guerreiro (Can-Am) e do ex-campeão nacional João Monteiro (Can-Am). 

Miguel Oliveira, o herói nacional do MotoGP, fez questão de regressar à prova do ACP e terminou no 26.º lugar, num Can-Am partilhado com pai, Paulo Oliveira. 

Maratona responsável 

A responsabilidade ambiental é, cada vez mais, uma aposta prioritária para a organização da prova. O ACP, o Município de Fronteira e a empresa Valnor voltaram, este ano, a implementar um plano ambiental para minimizar a pegada ecológica do evento. Uma das medidas, ao abrigo do programa Eco Eventos, da Valnor, atribuiu um valor monetário por cada kg de resíduos (embalagens de plástico, papel e vidro) recolhido durante o evento, um valor que será entregue aos Bombeiros Voluntários de Fronteira. Ao longo do fim de semana, multiplicaram-se os pontos de recolha nas zonas espetáculo, de camping, no parque de assistência, na zona de restauração e em todos os espaços da organização. Porque há corridas que todos temos de ganhar.

Baixo Alentejo

LOS ROMEROS, ANA MALHOA E D.A.M.A. atuam no Festival Sabores do Borrego

Publicado há

no dia

por:

434188888 819604900195038 6086577799297490786 n

Está prestes a começar mais uma edição do tão aguardado Festival Sabores do Borrego, um marco anual que atrai a comunidade rural e visitantes de todas as partes do país para o Largo da Feira, em Castro Verde. De 28 a 30 de março, este local será palco de três dias de festa e animação, oferecendo um programa repleto de atividades diversificadas que celebram a identidade local e destacam a riqueza do setor pecuário, além de proporcionar momentos de cante alentejano, música popular e concertos.

A partir de amanhã, 28 de março, os holofotes estarão virados para o trio LOS ROMEROS, que terá a missão de abrir o festival com um espetáculo cheio de energia. Com suas sonoridades de rumba e flamenco, acompanhadas por uma voz feminina poderosa e uma banda brilhante, prometem uma atuação imperdível.

Na noite de sexta-feira, 29 de março, é a vez da diva camaleónica portuguesa, ANA MALHOA, subir ao palco. Com mais de 30 anos de carreira e uma lista interminável de sucessos, Ana Malhoa promete encantar o público com hits como “Sube la Temperatura”, “Encaixa, Baby, Encaixa”, “Que Viva La Vida” e “Tá Turbinada”.

O encerramento em grande estilo acontecerá no sábado, dia 30, com a presença dos D.A.M.A., um grupo conhecido pela sua empatia com o público e pela energia contagiante das suas músicas. Interpretando êxitos como “Às Vezes”, “Oquelávai” e “Não Dá”, prometem fazer do último dia do festival uma celebração memorável.

Paralelamente aos concertos, os ritmos quentes do quizomba, música popular e brasileira serão trazidos pela dupla Emanuel Martins & Tânia (quinta-feira), Manel João (sexta-feira) e Tomás Faísca (sábado), garantindo que a festa continue até altas horas da noite.

O Festival Sabores do Borrego é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Campo Branco – Agrupamento de Produtores Agroecuários, com o patrocínio da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar. Prepare-se para três dias de sabor, música e muita diversão!

Continuar a ler

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz: Acidente deixa jovem de 25 anos em estado crítico

Publicado há

no dia

por:

inem

Um acidente grave ocorrido na noite de quarta-feira, na Estrada Nacional 256, na área de Monte do Corval, em Reguengos de Monsaraz, deixou um homem de 25 anos em estado grave.

A vítima foi prontamente transportada para o Hospital de Évora.

O incidente, que envolveu uma colisão entre um veículo ligeiro e uma motocicleta, ocorreu por volta das 21 horas, levando ao corte temporário do trânsito em ambos os sentidos para proceder à limpeza da via. Por volta das 23 horas, uma das vias foi reaberta, permitindo a circulação alternada.

No local do acidente estiveram presentes elementos dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Évora e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Mercadinho de Artesanato na celebração da Páscoa em Serpa

Publicado há

no dia

por:

434145571 802752451897862 5564848467601736375 n 1

Prepare-se para uma verdadeira festa de criatividade e talento no Mercado Municipal de Serpa, de 29 a 31 de março, das 9h00 às 18h00. O Mercadinho de Artesanato promete encantar os visitantes com uma seleção diversificada de produtos artesanais, reunindo mais de 20 expositores de todo o país.

Uma Viagem pelo Artesanato Contemporâneo

No Mercadinho de Artesanato, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma vasta gama de peças únicas e originais, produzidas por artesãos talentosos. Desde bijuteria e croché, passando pela costura criativa, velas, mel, empanadas, rissóis, croquetes e outras produções artesanais, haverá algo para todos os gostos e preferências.

Promovendo a Criatividade Local

Esta iniciativa, integrada nas Festas da Páscoa, é promovida pelo Município de Serpa com o objetivo de destacar e promover o trabalho criativo dos artesãos contemporâneos. É uma excelente oportunidade para os visitantes comprarem diretamente aos artífices, conhecendo as histórias por trás de cada peça e contribuindo para o estímulo da economia local e do comércio de proximidade.

Artesãos em Destaque

Entre os artesãos inscritos para este evento, destacam-se nomes como Maria Mestre, Atelier da Nandinha, Acrescenta um Ponto/Matilde Filipe, Joaquim Filipe, Tirana, Alquimia da Costura, Nélia Palma (Ateliê Bibelot), Rita Coelho, Vera Galamba Guerreiro, Zdenka Ruivo, Sofia Morganheira, Mimos da Tiaana, KIKI Empanadas Caseiras, Apiserpa, Pó da Serra/Tóia Gomes, Cesaltina Milho, Trapinhos da Maria, JEmArt, Maria da Guadalupe Soares, Anabela Nunes, Associação Miau – Gatos de Rua de Serpa e Graciana Ramos.

Não perca esta oportunidade única de celebrar a criatividade e a cultura local em Serpa. Visite-nos no Mercado Municipal e descubra o que de melhor se faz no artesanato contemporâneo português!

Continuar a ler

Alentejo Central

Celebre a Páscoa em 21 restaurantes de Vendas Novas com pratos tradicionais de borrego

Publicado há

no dia

por:

Fim de semana gastronomico borrego VN

A Páscoa está à porta e, em Vendas Novas, a tradição ganha vida à mesa com o tão aguardado Fim de Semana Gastronómico do Borrego, que terá lugar nos dias 30 e 31 de março, em 21 restaurantes locais. Prepare-se para uma experiência gastronómica única, onde os sabores tradicionais do borrego são as estrelas da festa.

Uma Homenagem à Tradição e à Qualidade Gastronómica Local

Em cada prato servido durante este fim de semana especial, os comensais poderão saborear a riqueza e a autenticidade da cozinha regional, seja através de assados lentos, grelhados suculentos ou estufados reconfortantes. Desde o borrego assado no forno, ensopado, guisado, costeletas grelhadas até à cabeça no forno, cada garfada é uma verdadeira celebração da tradição.

Um Casamento Perfeito entre Comida e Vinho

Além de deliciar os paladares, esta iniciativa visa também promover a restauração local e valorizar os produtores da região. Desta vez, o vinho oficial do evento é o “Barriga de Riso”, proveniente da Herdade do Monte Branco, em Vendas Novas, num casamento perfeito entre a melhor comida e o néctar dos deuses.

Participe e Ganhe!

Para incentivar o apoio à restauração local, cada cliente receberá uma senha por cada 10 euros gastos na refeição, habilitando-se ao sorteio de cinco vales de 50 euros a descontar nos restaurantes aderentes. Uma forma de reconhecer e premiar aqueles que escolhem apoiar ativamente a vida da comunidade.

Uma Celebração da Riqueza Cultural e Gastronómica

O Fim de Semana Gastronómico do Borrego vai muito além de uma simples celebração culinária. É um testemunho vivo da riqueza cultural e gastronómica de Vendas Novas, que merece ser apreciada e celebrada por todos.

Visite-nos e Deixe-se Deliciar!

Para mais informações sobre os restaurantes participantes e os pratos disponíveis, consulte: https://www.cm-vendasnovas.pt/eventos/fim-de-semana-gastronomico-do-borrego/

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.979)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.603)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.826)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.117)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.494)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.963)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS