Siga-nos nas redes sociais

Alto Alentejo

Franceses na dianteira nas primeiras hgoras em Fronteira

Publicado há

no dia

BP ULTIMATE 24 HORAS TT FRONTEIRA 1

O Terródromo de Fronteira recebeu, neste sábado, um espetáculo eletrizante com o início da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, numa edição que marca 25 anos desta maratona do Automóvel Club de Portugal. Enquanto o jovem Gonçalo Guerreiro surpreendeu ao vencer na competição das 4 Horas SSV, à frente do campeão de 2022, Pedro Santinho Mendes, a noite promete uma celebração musical com os Xutos & Pontapés.

A vista hoje no Terródromo de Fronteira prenuncia uma das edições mais memoráveis ​​da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, na comemoração de um quarto de século de história. Nas primeiras horas de corrida, vivenciaram-se emoções fortes numa maratona de 24 horas, repleta de altos e baixos, alegrias e desilusões, desafiando pilotos e máquinas e tornando esta prova do ACP um fenómeno singular na Europa.

Às 15h00, um total de 79 equipas iniciaram os 1.440 minutos mais desafiantes e imprevisíveis do todo-o-terreno em Portugal. Tradição mantida, as equipes francófonas lideraram desde o princípio. A formação de Franck Cuisinier, vencedora em 2022, evoluiu a dianteira com o protótipo MMP. Enquanto isso, a equipe Andrade Competition, recordista de segundas vitórias em Fronteira, ascendeu ao lugar com o novo Proto AC Clio V6, mais de quatro minutos atrás dos líderes. Logo atrás, o Can-Am X3 pilotado pelo francês Jean-Philippe Beziat, equipe que conquistou o segundo lugar em 2022, com a participação do português Marco Pereira.

Entre as equipes totalmente nacionais, destacou-se a Toyota do Team Transfradelos, que partiu da pole-position mas planejou problemas com a caixa de velocidades logo na primeira volta, forçando o campeão nacional Tiago Reis a uma longa parada para reparos.

Segue-se o período noturno, sempre desafiador, que testará os limites de resistência de pilotos e máquinas.

Gonçalo Guerreiro Brilha na Estreia e Conquista como BP Ultimate 4 Horas SSV em Fronteira

As BP Ultimate 4 Horas SSV abriram o dia competitivo com 33 concorrentes, também pontuando para o Challenge da FMP. O vencedor da corrida do ACP no ano passado, Pedro Santinho Mendes (Can-Am), garantiu a pole-position, mas Gonçalo Guerreiro surpreendeu ao liderar o pelotão já na primeira curva.

O jovem piloto de Cascais comandou grande parte da prova, perdendo a liderança apenas nas paragens nas boxes. Foi nesse momento que João Monteiro (Can-Am) e Pedro Santinho Mendes superaram, mas Guerreiro recuperou o primeiro lugar nos últimos 10 minutos e estreou-se a vencer em Fronteira, após ter subido ao pódio em 2021 e 2022. Uma vitória emocionante, pois o piloto da JB Racing Polaris deveria ter competido ao lado do irmão, Tiago Guerreiro, que precisou desistir devido a um imprevisto familiar.

“Estou realmente feliz. Fronteira é especial e é incrível ver milhares de pessoas ao longo da pista, tantas que atividades este esporte. Vencer aqui é a melhor forma de encerrar um ano difícil, um ano de mudança. Eu, o carro, os mecânicos e a equipe fez a diferença. Muito obrigado a todos! O meu irmão deveria estar aqui comigo, mas teve que ir para casa por causa de um pequeno problema de saúde com a minha sobrinha. Felizmente, está tudo bem”, partilhou Gonçalo Guerreiro, que também registrou a volta mais rápida nos 16,4 quilômetros do Terródromo, com um tempo de 10m15,441s.

Pedro Santinho Mendes foi o principal adversário, enviado até ao fim e terminando 2m37s atrás do vencedor, seguido por Alexandre Pinto, também no Can-Am. O top 5 foi completado por Marco Pereira (Can-Am) e Wilson Galo (Can-Am), que largaram a segunda posição na grelha.

Destaque para o sétimo lugar do veterano António Baiona, primeiro vencedor da Baja Portalegre 500, que há 25 anos subiu ao pódio das primeiras 24 Horas TT de Fronteira. Baiona foi acompanhada pelo filho, Pedro Baiona, conduzindo um Can-Am. O campeão nacional SSV em título, João Monteiro, propôs problemas e terminou fora do top 20, preparando-se para a sua estreia no Dakar.

De Lausanne a Fronteira: Uma Jornada de 2.000 Quilômetros com Amor

A dedicação fervorosa de muitos adeptos do BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira é personificada por Pedro Ribeiro. Residente na Suíça, Pedro marca férias para viajar 2.000 milhas, entre Lausanne e Fronteira, para participar nas 24 Horas TT. Integrado no grupo ‘Duros de Fronteira’, com entusiastas de várias origens e gerações, vive uma experiência única. O mascote do grupo é um dragão barbudo chamado Zila (diminutivo de Godzilla).

“Faço isto há mais de 10 anos. Sou motorista nos transportes públicos de Lausanne, mas quando chega a data das 24 Horas, tiro logo uma semana de férias para estar aqui”, partilhou Pedro Ribeiro. “Não me importa com a viagem, temos um grupo que acampa em Fronteira durante uma semana da prova e o convívio é incrível. Ontem estivemos num restaurante com a equipe Andrade e foi espetacular. Eles são os meus ídolos nesta prova, especialmente o Mário Andrade, que representa com orgulho os emigrantes. Foi um momento fantástico”, afirmou, junto aos entusiastas de ‘Duros de Fronteira’, acompanhado por Zila na primeira fila.

Alto Alentejo

Feira Medieval Ibérica de Avis: Uma viagem ao tempo dos príncipes de Avis

Publicado há

no dia

por:

424961252 822845763220363 4882465650908553621 n

Nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Centro Histórico de Avis será transformado num palco de uma jornada histórica única com a realização da Feira Medieval Ibérica de Avis. Este ano, o evento traz consigo um tema que evoca os tempos gloriosos da monarquia portuguesa: “D. João I e os Príncipes de Avis”.

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na atmosfera dos séculos XIV e XV, explorando os intricados enredos de poder, as rivalidades entre Portugal e Castela, e as disputas internas na realeza, tal como retratado nas obras literárias de D. João I e de seus filhos, D. Duarte e D. Pedro. A Feira não apenas oferece uma visão da alta sociedade da época, mas também revela as dinâmicas e experiências do quotidiano das diferentes classes sociais.

Os eventos planejados prometem transportar os participantes para uma época distante: desde representações teatrais autênticas até torneios a pé e a cavalo, passando pelas tradicionais brincadeiras dos jograis e pelas melodias e danças medievais. A oportunidade de saborear os pratos e bebidas tradicionais também faz parte da experiência, proporcionando aos visitantes uma imersão completa na cultura e nos costumes da Idade Média.

Mais do que uma simples celebração histórica, a Feira Medieval Ibérica de Avis é uma jornada às raízes de Portugal, um convite para redescobrir e valorizar a nossa História. É uma ocasião para que todos, desde os mais jovens aos mais velhos, possam conectar-se com o passado e compreender melhor as origens da nossa identidade nacional.

Não perca esta oportunidade única de viajar no tempo e testemunhar os feitos dos Príncipes de Avis. A Feira Medieval de Avis aguarda por si, pronta para oferecer uma experiência inesquecível e enriquecedora.

Continuar a ler

Alto Alentejo

Portalegre: Colisão rodovária provoca um ferido nos Fortios

Publicado há

no dia

por:

392874750 723015216624708 5317093272975115046 n

© Vigilantes na estrada

Na manhã desta quinta-feira, um homem de 38 anos ficou ferido após uma colisão entre um veículo pesado e um ligeiro de mercadorias, no IP2, próximo à aldeia de Fortios, no concelho de Portalegre.

Segundo informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil, o acidente ocorreu por volta das 11h47.

As operações de socorro mobilizaram nove elementos, incluindo bombeiros e a Guarda Nacional Republicana (GNR), apoiados por três viaturas.

Continuar a ler

Alto Alentejo

Portalegre: Despiste na estrada do Miradouro

Publicado há

no dia

por:

123

Esta quarta-feira ocorreu um despiste de um automóvel ligeiro na estrada do Miradouro que liga a freguesia das Carreiras a Castelo de Vide. O alerta para o acidente foi dado por volta das 17h27.

Para o local do acidente foram mobilizados 6 operacionais, apoiados por três viaturas.

Em atualização

Continuar a ler

Alto Alentejo

Alma do Fado ilumina Portalegre: 1ª Gala Promete noite de emoções intensas

Publicado há

no dia

por:

428603377 828669465963870 5093848498455307503 n

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 21h30, o Fado ecoará pelas ruas de Portalegre, numa noite dedicada à mais genuína expressão da alma portuguesa. O Grande Auditório (GA) abre as suas portas para receber a primeira Gala de Fado da cidade, um evento marcado pela emoção e pela autenticidade deste género musical tão enraizado na cultura local. A entrada é livre e o espetáculo é destinado a maiores de 6 anos.

Transversal a todas as gerações, o fado tem sido cultivada com paixão ao longo dos tempos, contando com inúmeros “fadistas amadores” que, movidos pela sua entrega e verdade, têm mantido viva esta tradição tão querida.

A 1ª Gala de Fado de Portalegre será uma oportunidade ímpar para reconhecer o empenho e a dedicação destes talentosos artistas locais. Cristina Trindade, José Claudino, Júlia Ferreira, Manuel Baptista e Maria Armanda Ferreira serão os protagonistas desta noite mágica, partilhando o palco com um convidado de renome: Pedro Calado, fadista eborense e vencedor do prestigiado “Grande Prémio do Fado RTP/Rádio Amália”. Calado, uma referência no panorama fadista nacional, apadrinhará esta primeira edição, enriquecendo-a com a sua arte e experiência.

O acompanhamento musical estará a cargo de um trio de músicos de excelência: Bruno Mira na Guitarra Portuguesa, Miguel Monteiro na Viola de Fado e Carlos Menezes no Contrabaixo.

Esta noite especial também será um momento de homenagem ao fadista Manuel Gil, que partiu recentemente, deixando uma marca indelével no panorama musical de Portalegre.

Prepare-se para uma noite de emoções intensas, onde a saudade e a melancolia se fundem numa ode à tradição e à cultura portuguesa. A 1ª Gala de Fado de Portalegre promete encantar e emocionar todos os presentes, numa celebração única da alma do Fado.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.964)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.592)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.812)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.103)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.482)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.950)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS