Portugal
GNR garante continurar a prestar todo o auxílio necessário aos militares agredidos em Beja

A Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu um comunicado esta sexta-feira, esclarecendo que tem prestado “todo o auxílio necessário” aos três militares do Comando Territorial de Beja que foram agredidos no passado dia 13 de janeiro, sendo que um deles acabou mesmo por “perder parte do nariz”.
Desde o primeiro momento, a GNR disponibilizou apoio aos militares envolvidos, nomeadamente acompanhamento em cuidados de saúde, apoio psicológico, informação relativa ao apoio jurídico, alojamento e transporte para tratamentos. Segundo o comunicado da GNR, este apoio tem-se mantido e continuará a ser prestado até à presente data.
A GNR indicou ainda que qualquer militar daquela força de segurança tem direito a proteção jurídica, desde que intervenha no processo na qualidade de assistente, arguido, autor ou réu e aquele decorra do exercício das suas funções ou por causa delas.
Os militares agredidos já apresentaram requerimento a 28 de fevereiro para a concessão de proteção jurídica, considerando que são ofendidos e pretendem constituir-se assistentes no processo.
O apoio judiciário foi deferido para um dos militares envolvidos no passado dia 15 deste mês, sendo que a GNR nomeará um defensor e assumirá os encargos com as custas do processo. Os outros dois militares optaram por constituir defensor antes de terem requerido o apoio judiciário à GNR e, como tal, foi-lhes deferido parcialmente o requerimento.
Serão pagas as custas do processo, mas não serão pagos os honorários ao defensor entretanto já constituído. O comunicado da GNR surge após o Jornal de Notícias ter divulgado que um grupo de cidadãos está a organizar uma campanha de angariação de fundos para custear as taxas de justiça e os honorários de uma advogada para um casal de militares da GNR agredido em janeiro por um homem que, momentos antes, tinha acusado uma taxa de álcool no sangue considerada crime.
Os três militares foram agredidos no Posto Territorial de Beja por um homem de 33 anos, conduzido às instalações policiais para realizar um teste de alcoolemia num aparelho quantitativo.
Ao ser informado de que iria ser detido e notificado para comparecer perante o Ministério Público, o homem adotou um comportamento extremamente agressivo e injurioso perante os militares, agredindo-os aos três, um deles à dentada, o que lhe mutilou parte do nariz. O agressor encontra-se em prisão preventiva a aguardar o desenrolar do processo.
Portugal
Almôdovar: ferido grave em despiste de motocilo teve de ser helitransportado

Ao início da noite deste domingo, ocorreu um acidente na Estrada Municipal 1198, junto ao Monte Ferro do Negro, em Almodôvar. O alerta para o ocorrido foi dado perto das 20h.
O acidente envolveu um motociclo e resultou em um ferido grave. Os Bombeiros de Almodôvar, a Guarda Nacional Republicana, a SIV de Castro Verde e o Helicóptero do INEM estão no local, com um total de 14 operacionais e 4 viaturas, prestando assistência à vítima.
De acordo com informações da Proteção Civil, o homem será helitransportado para o Hospital de Faro. Até o momento, não há mais informações sobre as causas do acidente.
Portugal
Cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro começam amanhã

O fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, faleceu este domingo, 19 de março, aos 91 anos. As cerimónias fúnebres terão início amanhã, segunda-feira, dia 20 de março, em Campo Maior, sua cidade natal.
De acordo com comunicado enviado pela família , o velório terá lugar a partir das 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior. As cerimónias começam com um cortejo pelas 09h50 horas na Novadelta, com passagem pela Tecnidelta, Sede do Grupo Nabeiro e Camelo, concluindo na Igreja Matriz.
A missa de corpo presente será realizada no dia 21 de março, pelas 12h00, na mesma igreja, à qual se seguirá o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.
A família Nabeiro informou na manhã deste domingo que “estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.
O Comendador Rui Nabeiro será sempre lembrado como uma figura importante do mundo empresarial em Portugal e um exemplo de sucesso e visão empreendedora.
Portugal
Câmara de Sousel decreta luto municipal até cerimónias fúnebres

A Câmara Municipal de Sousel, localizada no distrito de Portalegre, anunciou hoje que decretou luto municipal até às cerimónias fúnebres em memória do antigo presidente da autarquia, Armando Varela, que faleceu este domingo, aos 57 anos, na sequência do despiste do motociclo em que seguia.
Em comunicado divulgado na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Sousel manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do antigo autarca e associou-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.
Armando Varela, natural da freguesia de Casa Branca, foi eleito vereador em Sousel pelo PSD no mandato de 2001-2005, e posteriormente presidente da Câmara de Sousel entre 2005 e 2017, também eleito pelo PSD. Nas últimas eleições autárquicas, concorreu novamente ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.
Além de ter desempenhado funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel, Armando Varela foi também vereador na Câmara de Portalegre no último mandato autárquico, também eleito pelos sociais-democratas.
A morte de Armando Varela foi lamentada não só pela Câmara Municipal de Sousel, mas também pela Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida pelo antigo autarca.
A CIMAA descreveu Armando Varela como um “autarca de convicções fortes”, que deixou “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”, manifestando profundo pesar e sentidas condolências à família, amigos e conterrâneos em geral.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis, também no distrito de Portalegre, tendo estado envolvidos 13 operacionais e seis veículos nas operações de socorro.
Portugal
Reitora da Universidade de Évora enaltece legado do empresário Rui Nabeiro no apoio ao ensino superior e investigação

A Universidade de Évora (UÉ) destacou o empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como um exemplo devido ao seu percurso pessoal e profissional e pelo apoio que sempre deu ao ensino superior e à investigação.
Desde 2008, o empresário apoiou a criação da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, que refletiu a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior, destacou a reitora. Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, com esta postura, o empresário alentejano revelou a precocidade do seu pensamento e da sua visão ao apoiar a investigação na área da biodiversidade, já desde o início deste século.
A reitora da UÉ também destacou que Rui Nabeiro é doutor Honoris Causa pela UÉ, cuja atribuição, em 2006, teve o patrocínio do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, a morte do empresário é uma grande perda para todo o país e, em particular, para a UÉ, que perde um mecenas e alguém que, desde há muitos anos, participou direta e indiretamente na própria universidade.
Rui Nabeiro faleceu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa. A família Nabeiro informou que a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados. A morte do empresário foi sentida em todo o país e muitas personalidades destacaram a sua visão empreendedora e o seu compromisso com a região do Alentejo e com o país.
-
Portugal1 dia atrás
Tertúlias de Poesia estão de volta à Casa Memória de Camões
-
Portugal3 dias atrás
Vidigueira: Município promove chá poético no dia mundia da poesia
-
Portugal3 dias atrás
Sousel: Cartel da Corrida de Segunda-feira de Páscoa anunciado
-
Portugal3 dias atrás
Feira do Azeite em Vale de Vargo está de regresso
-
Portugal3 dias atrás
Reguengos de Monsaraz: GNR recupera telemóvel furtado e identifica autor do crime
-
Portugal3 dias atrás
Basílica Real de Castro Verde reabre ao público este sábado
-
Portugal3 dias atrás
Serpa: Museu do Cante Alentejano integra Rede Euterpe
-
Portugal3 dias atrás
CIMBAL defende a reabertura e a renovação da Linha do Alentejo
-
Portugal3 dias atrás
Portugal enfrenta frio intenso e chuvas fortes. Previsões indicam baixas temperaturas até segunda-feira
-
Portugal3 dias atrás
Acidente entre camião e motociclo provoca dois feridos graves e corta estrada em Montargil
-
Portugal3 dias atrás
Taça Distrito de Beja de Futsal começa hoje: Três equipas lutam pelo título
-
Portugal3 dias atrás
CONHEÇA O LIFE IP AZORES NATURA, COM DIANA PEREIRA