Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Litoral

Grândola: Nature Weekend promove património natural e observação de aves no início de novembro

Publicado há

no dia

NatureWeekend

Nos dias 1 e 2 de novembro, o concelho de Grândola acolhe a segunda edição do Nature Weekend, uma iniciativa dedicada à promoção e sensibilização sobre a diversidade do património natural local, com especial enfoque na observação de aves. Este evento municipal visa destacar o birdwatching como um produto turístico com elevado potencial na região.

O programa arranca no dia 1 de novembro, às 11h00, com uma visita guiada às Ruínas Romanas de Tróia, um importante sítio arqueológico classificado como Património Nacional. Na parte da tarde, às 14h30, os participantes poderão desfrutar de um passeio de barco pelo Estuário do Sado para a observação de aves. Para participar, é necessária inscrição prévia através do link disponibilizado: formulário de inscrição, estando o número de participantes limitado a 25 pessoas por atividade (maiores de 6 anos).

A 2 de novembro, às 11h00, a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola acolhe a apresentação do livro infantojuvenil “O meu guia de Aves”, de Gonçalo Elias e José Frade. Este livro, voltado para o público mais jovem, é uma forma de despertar o interesse das crianças pelo património natural e de lhes dar a conhecer algumas das mais de 120 espécies de aves que habitam o território português, muitas das quais podem ser observadas no concelho.

A tarde de sábado será dedicada à aprendizagem e ao lazer, com um Workshop de birdwatching – Aves Urbanas para pais e filhos, dinamizado pela Biomelides, às 14h30, na Casa Mostra de Produtos Endógenos. O dia culmina com uma degustação de chás biológicos, ao som da música da cantora cabo-verdiana Dúnia Lobo.

Todas as atividades do Nature Weekend são gratuitas e abertas ao público. Não perca a oportunidade de participar neste evento único, que celebra a natureza e a biodiversidade local!

Portugal

Grupo Coral de Odemira celebra o Cante Alentejano no Cineteatro Camacho Costa

Publicado há

no dia

por:

Grupo Coral de Odemira com vida Vozes do Cante

No próximo dia 9 de novembro, pelas 15h00, o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, será palco do encontro “Grupo Coral de Odemira Co(m) vida Vozes do Cante”, um evento que celebra o 10.º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO. A entrada será gratuita.

O espetáculo, promovido pela Associação Grupo Coral de Odemira com o apoio do Município, contará com a participação de vários grupos corais do concelho e convidados, incluindo Cá se Canta – Grupo Coral Infantil de Odemira, Moços do Mira, Em Canto e Atar e Pôr ao Fumeiro. Também marcarão presença o Grupo Feminino Flores do Campo, de Almodôvar, e o Grupo Alma Alentejana, de Garvão.

Este encontro faz parte de uma série de eventos que, ao longo de novembro, homenageiam o Cante Alentejano, expressão cultural que simboliza a identidade e as tradições do Alentejo, com atividades programadas em várias localidades alentejanas e em Lisboa.

Continuar a ler

Portugal

Grândola Recebe a Feira de Chocolate de 8 a 10 de Novembro: Três Dias de Doçura e Animação

Publicado há

no dia

por:

cartaz geral scaled

De 8 a 10 de novembro, Grândola transforma-se no epicentro dos sabores mais doces do Alentejo com a tão aguardada Feira de Chocolate. Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma vasta oferta de atividades, showcookings, esculturas de chocolate, e uma rica mostra de marcas de prestígio. O evento também contará com teatro de rua, artes circenses e de fogo, estátuas vivas, animação infantil, e dois grandes concertos com ROSINHA e os BOCA DOCE.

O chef chocolatier Daniel Gomes, criador do bombom mais caro do mundo, “Glorius”, estará presente para compartilhar a sua arte e o percurso que o levou à excelência. Daniel Gomes encerrará o espaço de showcooking no domingo, juntando-se a um elenco de seis chefs de renome, como Céu Carvalho, Paula Baluga Re Monteiro, Manuel Alexandre, Tony Salgado e Valdemar Onofre, que irão deliciar o público com as suas criações.

Este ano, a Feira de Chocolate conta com mais de 50 expositores dedicados ao chocolate e às suas infinitas possibilidades, além de tasquinhas regionais e comida de rua. Uma das grandes atrações será a combinação entre o chocolate e os vinhos das adegas da AVPCA e do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, uma harmonização única que promete conquistar os paladares dos visitantes. A marca belga Leonidas, reconhecida mundialmente pelos seus bombons, também marcará presença nesta edição.

A mestre chocolatier Marlene Alexandre, que tem deslumbrado os visitantes em edições anteriores, regressa a Grândola com a sua arte. Durante os três dias, Marlene e sua equipe esculpiram em chocolate a imagem emblemática do megafone, símbolo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, desenhado por André Carrilho.

Na vertente musical, a Feira promete muita diversão com dois concertos imperdíveis. Na primeira noite, ROSINHA, conhecido pela sua irreverência e simpatia, subirá ao palco, prometendo animar o público com o seu acordeão e a boa disposição que a caracteriza. No sábado, será a vez dos BOCA DOCE, uma banda formada por músicos de renome do panorama rock português, que promete fazer a festa com versões energéticas de clássicos nacionais.

A animação de rua será constante ao longo do evento, com destaque para as companhias de teatro Malatitsch, Água no Deserto, Estátua Viva e Uh!Topia. Espetáculos circenses, números de fogo, e a instalação “Caravana – Projeto EZ”, juntamente com o espetáculo “1 MILHÃO – Enano”, garantem momentos de entretenimento para toda a família. Para os mais novos, haverá atividades criativas, carrosséis e insufláveis, numa área de lazer ampliada e confortável.

Além da Feira, os visitantes poderão aproveitar as Semanas Gastronómicas de Chocolate e São Martinho , que decorrerão de 1 a 11 de novembro nos restaurantes aderentes do concelho, onde o chocolate será o ingrediente de destaque.

A Feira de Chocolate de Grândola promete ser o evento mais doce do Alentejo, oferecendo aos seus visitantes uma experiência repleta de sabores, criatividade e muita animação. Não perca!

Continuar a ler

Portugal

Festival Terras sem Sombra em Sines: à descoberta da música da Sérvia, da arquitetura do Centro de Artes e das dunas de São Torpes

Publicado há

no dia

por:

Aratos Trio 1 copia

Sines vai ser palco, nos dias 26 e 27 de outubro, de um fim de semana cultural inserido no Festival Terras sem Sombra (TSS), que promete explorar a música contemporânea da Sérvia, a arquitetura emblemática do Centro de Artes de Sines, e as dunas da Costa de São Torpes. Este evento é promovido em parceria com o município local, a Embaixada da República da Sérvia em Lisboa e tem o apoio mecenático da Fundação “La Caixa”.

A programação programada inclui três atividades principais, com destaque para o concerto do Aratos Trio, um conjunto sérvio de renome, no dia 26 de outubro, pelas 21h30. Sob o título “From Sérvia With Love: Música para o Novo Milénio”, o concerto terá lugar no Centro de Artes de Sines, onde o trio interpretará obras de compositores como Alexander Arutiunian, Francis Poulenc, Isidora Žebeljan e Ivan Brkljačić. Este será um momento singular para o público português conhecer as ricas influências da música contemporânea da Sérvia, num repertório que se foca nas peças para trio de clarinete dos séculos XX e XXI.

Antes do concerto, às 15h00, o público terá a oportunidade de participar numa visita guiada ao Centro de Artes de Sines, uma estrutura arquitetónica premiada, projetada pelo Atelier Aires Mateus. A visita, intitulada “Arquitectura, Património e Sociedade: O Centro de Artes de Sines”, será conduzida por Jorge P. Silva, o arquiteto responsável pelo projeto. O edifício, que combina modernidade e monumentalidade, é uma peça central na vida cultural da cidade, afetando a população com uma diversidade de espaços, incluindo o auditório, a biblioteca e a imponente “Caixa Negra”.

No domingo, dia 27 de outubro, o Festival convida os participantes a explorarem o ecossistema costeiro de Sines. A acção de salvaguarda da biodiversidade “Uma Beleza Vital, mas Frágil: As Dunas da Costa de Sines e a sua Biodiversidade”, que terá início às 9h30 na Praia de Morgavel, será conduzida pelos professores Carlos Pinto Gomes e Catarina Meireles, da Universidade de Évora . A atividade pretende sensibilizar os participantes para a importância do cordão dunar na proteção das zonas costeiras e na preservação de habitats ecologicamente valiosos, como os zimbrais dunares, que se encontram ameaçados por fatores como o desenvolvimento urbano e as espécies invasoras.

Após Sines, o Festival Terras sem Sombra segue para Montemor-o-Novo, nos dias 2 e 3 de novembro, com um programa diversificado igualmente que inclui o concerto “Coplas Errantes: Leste e Oeste na Música para Guitarra”, pelo conjunto espanhol Entre Quatre, é uma nova acção de salvaguarda da biodiversidade, desta vez focada na zona do Castelo de Montemor-o-Novo.

Para mais informações sobre a programação completa, consulte o site oficial do Festival Terras sem Sombra.

Continuar a ler

Portugal

Dezembro Musical em Sines: Concertos imperdíveis e celebração de Fim de Ano

Publicado há

no dia

por:

463458818 876738694573884 6409004704518514313 n

Sines prepara-se para um dezembro repleto de música e celebrações especiais. A Feira de Natal, que promete iluminar a cidade, contará com concertos de grande qualidade. No dia 7 de dezembro, Carolina de Deus sobe ao palco para encantar o público, e a 14 de dezembro será a vez de Aurea, que apresentará um espetáculo especial dedicado à música dos filmes de Natal.

A passagem de ano, no dia 31 de dezembro, será celebrada em grande estilo na Avenida Vasco da Gama, com um espetáculo de fogo de artifício e atuações musicais de Dino D’Santiago, Insert Coin e o DJ Fernando Alvim.

A entrada para todos os eventos é livre, garantindo um dezembro musical inesquecível para todos os visitantes de Sines.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS