Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Há 418 anos Miguel de Cervantes publicava um dos livros mais famosos do mundo

Publicado há

no dia

Há cerca de 418 anos, Miguel Cervantes publicava , em Madrid, com título e ortografia originais a primeira edição daquele que se viria a tornar num dos livros mais famosos do mundo, Dom Quixote de la Mancha.

A obra é composta por dois capítulos, divididos em duas partes, a primeira publicada em 1605 e a segunda dez anos depois, em 1615.

A história gira em torno de Dom Quixote, um fidalgo castelhano que perdeu a razão devido ao seu interesse excessivo em romances de cavalaria e decide viver as suas próprias aventuras. Ele embarca em incursões pelas terras da Mancha, Aragão e Catalunha acompanhado de Sancho Pança, seu fiel amigo e escudeiro, no fundo ele era a razão de Quixote quando a deste lhe fugia devido a um enorme querer em viver a fantasia e incorporar os heróis que lia nos seus romances, um exemplo nítido são os moinhos de Sancho e os gigantes de Quixote.

“Olhe bem Vossa Mercê – disse o escudeiro – que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento; e os que parecem braços não são senão as velas, que tocadas do vento fazem trabalhar as mós.

Dom Quixote, cap.VII

Esta obra constitui uma sátira da época do autor, um cavaleiro medieval em plena época moderna presa aos feitos e às glórias do passado, representando assim uma Espanha que começa a duvidar de si mesma.

Recorde-se que esta obra foi recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, com o propósito dos alunos conhecerem um dos escritores mais célebres do mundo, que postumamente continua a vender a livros e a recordar a importância do poder da imaginação.

fonte: Wikipédia

Portugal

Enfermeiras portuguesas morrem em acidente nos EUA

Publicado há

no dia

por:

morte

Duas jovens enfermeiras portugueses morreram num acidente de carro em Los Angeles, na passada sexta-feira. Viajavam com mais três pessoas no carro quando colidiram violentamente com um veículo pesado, ao que tudo indica um autocarro.

Segundo o avançado pelo Jornal de Notícias, Raquel Moreira, uma das vítimas era natural de Arouca, conhecida por ser uma pessoa alegre e boa enfermeira, tinha viajado para o Reino Unido em busca de melhores oportunidades profissionais.

Já Tatiana Brandão era de Guimarães e trabalhava em Southampton. As raparigas passavam férias juntas no estado norte-americano do Arizona.

Ambas foram homenageadas nas redes sociais. O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a fornecer apoio documental às suas trasladações.

Continuar a ler

Portugal

Vídeo: Bebé nasce nos escombros de edifício na Síria

Publicado há

no dia

por:

Sem Titulo 2

© Reprodução/Twitter

Uma mulher grávida deu à luz enquanto estava presa nos escombros após um sismo em Alepo, na Síria. As equipas de socorro encontraram a mãe morta, mas o recém-nascido foi resgatado com vida.

O vídeo do momento em que o bebê é resgatado foi compartilhado nas redes sociais, mostrando a destruição causada pelo sismo. A identidade da mulher não foi revelada.

Continuar a ler

Portugal

Mãe entrega filho fugido às autoridades

Publicado há

no dia

por:

presos

Um homem procurado desde sábado foi capturado na madrugada desta terça-feira após a sua mãe o ter entregue às autoridades, nas urgências do hospital de São José, em Lisboa.

O homem, chamado Adiel Cabingano, estava em fuga da cadeia de Linhó, em Sintra, onde estava a cumprir uma pena de dez anos por furtos e roubos. Tinha sido colocado em regime aberto para trabalhar como pastor de cabras, mas fugiu ilegalmente durante o trabalho.

A mãe levou-o ao hospital para avaliação em psiquiatria e notificou a PSP. A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais foi imediatamente informada e enviou equipas para o local. Após receber tratamento no hospital, Adiel foi levado novamente para a prisão.

Uma investigação interna será realizada para apurar as circunstâncias da fuga.

Continuar a ler

Portugal

Ana Luísa Assis é a primeira mulher motorista do Município de Alcácer do Sal

Publicado há

no dia

por:

D53I6646 scaled

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conta, desde o dia 23 de janeiro de 2023, com o contributo da primeira mulher motorista da história do Município. Ana Luísa Assis, a exercer funções na autarquia desde maio de 2014, descreve o significado que tem para ela exercer estas funções como “um orgulho” por poder dar de si à terra que a viu nascer e crescer. Afirma, ao mesmo tempo, que o caminho para chegar até aqui foi “muito longo, com muito trabalho, sacrifício físico e monetário”, mas que olha para trás e sente que “valeu a pena”.

Ana Assis dirigiu ainda uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram a trilhar este percurso, especialmente aos pais, e ao Município de Alcácer do Sal, pela oportunidade que lhe deu para cumprir um sonho de menina. 

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS