Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Instituto Cultural de Évora volta a ganhar Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo

Publicado há

no dia

316676572 510487687788281 777223354460869470 n

No passado dia 26 de novembro de 2022, foi anunciado que o Instituto Cultural de Évora voltou a ganhar o Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo! Este prémio é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a cerimónia oficial irá decorrer no dia 5 de dezembro.  

Este ano o acontecimento foi especial porque:

O Instituto Cultural de Évora foi distinguido como a “Melhor entidade pública promotora de voluntariado jovem” e é também a primeira vez que neste prémio que uma entidade ganha dois anos consecutivos, tornando o ICÉ no primeiro “Bicampeão” alguma vez registado na história deste prémio.  Também é a primeiríssima vez que um projeto que envolveu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ganha um prémio atribuído pelo Estado.

É de referir que esta conquista foi alcançada não só pela equipa do ICÉ (Pedro Dos Santos, Ana Rosado, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Nuno Trindade, Pedro Trindade, Carolina Lecoq, Joel Ligeiro, Abigail Varandas Ligeiro, Duarte Fernandes, Carla Martins e Sara Matos) que implementou o “DigiTexto” que foi projeto vencedor mas também por vários outros jovens artistas locais e também por autores que colaboraram no respetivo projeto, nomeadamente os artistas e cosplayers FeratriX3Wafu (Barbara), MARS (Mars), Liam L (William), mono.bug (Alex), Clowdsoda (Diana), Suneka ( Jéssica), nebullak (Vitória), Anir (Carina), mari+ana (Mariana), famalda (Mafalda), Miguel Oliveira, Rui Lagarto, Guilherme Caldeira e a TikToker Joana Bombaça, também conhecida como “Itsmenanahere”; quanto aos autores, destacam-se Rute Alves, Carlos Daniel Dojja e Soraia Carmo.

O projeto “DigiTexto” abrangeu atividades de Cultura Pop Japonesa, neste caso o “Évora Anime” que foi o primeiro Evento de Cultura Pop no Alentejo alguma vez realizado. O facto de que um projeto que abrangeu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ter sido premiado pelo estado marca a importância e a evolução deste tipo de iniciativas no Alentejo, uma vez que sempre houve um “tabu” associado a este tipo de atividades a nível regional. No resto país já existem eventos deste tipo já imensamente conhecidos como o Iberanime e no caso do Alentejo, iniciou-se com força também este movimento liderado pela equipa do ICÉ em conjunto com todos os artistas e autores já mencionados.

Portugal

Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

Publicado há

no dia

por:

gnr

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) expressou a sua insatisfação com a decisão de permitir que apenas 6% dos membros da Guarda Nacional Republicana possam tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.

Segundo as normas internas, apenas 20% do efetivo deve poder tirar férias simultaneamente durante eventos de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento durante a Jornada Mundial da Juventude exige que apenas 6% dos militares possam tirar férias.

A APG afirma que essa decisão é um desrespeito para com os profissionais e que as férias são um direito que não deve ser decidido exclusivamente pela entidade patronal. A PSP também já decidiu suspender as férias dos polícias entre 24 de julho e 07 de agosto devido ao evento.

Continuar a ler

Portugal

Qual é a origem da expressão “Não entender patavina” ?

Publicado há

no dia

por:

ponto de interrogacao

A expressão “Não entender patavina” é usada quando um individuo não percebe nada de determinado assunto. Expressão que deve a sua origem ao historiador Tito Lívio, natural de Patávio, hoje Pádua, na Itália. Tito usava um latim, próprio da sua região, considerado “horroroso” para muitos, uma vez que, não era percetível para todos.

Daí surgiu o Patavinismo, que originalmente significava não entender Tito Lívio, não entender “patavina”.

Continuar a ler

Portugal

Funcionária detida por roubar dinheiro em escola em Castelo Branco

Publicado há

no dia

por:

gnr

Uma mulher de 45 anos foi detida, esta terça-feira, por furto num estabelecimento de ensino, no concelho do Fundão.

Segundo o avançado , em comunicado, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), a detenção ocorreu na sequência de uma investigação que durou cerca de um mês.

A mulher, que trabalhava na escola, foi acusada de entrar de forma repetida em áreas restritas do estabelecimento para furtar quantias em numerário da instituição.

A detida foi constituída arguida e foram recuperados 200 euros em numerário.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.

Continuar a ler

Portugal

Semanas Gastronómicas das sopas, açordas e migas em Grândola

Publicado há

no dia

por:

A3 frente verso 01

São mais de 50 as propostas apresentadas nas ementas dos 15 restaurantes do concelho que participam na 1º edição de 2023 da iniciativa que promove a gastronomia regional.

De 28 de janeiro a 5 de fevereiro há saborosas sugestões de pratos de comida de conforto que combinam com os dias frios de inverno. Às robustas sopas do cozido, de “entulho”, de agrião com grão ou feijão ou de cação e aos leves e deliciosos cremes de abóbora e batata-doce, de courgette e alho francês, ou de couve-flor c/ amêndoa torrada juntam-se as clássicas e diversas açordas: de alho, de tomate, de espinafres, de camarão, de coelho ou de perdiz, apresentadas como prato principal ou como acompanhamento de linguadinhos, enguias fritas ou choco frito, com bacalhau e ameijoas ou chips de feijão-frade.

No cardápio dos restaurantes há ainda dezenas de sugestões das típicas migas: ao pão – ingrediente principal deste prato alentejano – adiciona-se a hortelã, os espargos, o tomate, os espinafres, os cogumelos, os coentros, os brócolos, a batata-doce roxa ou as ovas e servem-se com costeletas de borrego, bacalhau assado, carne de alguidar, peixe frito, fraca de escabeche ou javali no vinho tinto.

Ao longo do ano as “Semanas Gastronómicas”, promovidas pelo Município de Grândola, dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS