Alentejo Central
Jovem alentejano André Lagartixa vive sonho americano no Lamborghini Super Trofeo
André Lagartixa, de apenas 20 anos e natural de Vendas Novas, partiu para Indianápolis em busca do sonho de ser piloto profissional de automóveis. Este jovem alentejano já subiu ao pódio em várias provas do Lamborghini Super Trofeo North America, afirmando-se como uma promessa no mundo do automobilismo.
O jovem iniciou sua trajetória no kart, onde revelou seu talento desde cedo. Com o apoio da família, mudou-se para Indianápolis, considerada a “meca” do esporte motorizado nos Estados Unidos. Ali, teve a oportunidade de testar uma Fórmula 4 e, no segundo dia de testes, bateu o recorde da pista por três vezes, o que lhe valeu uma corrida na USF2000, onde se destacou ao terminar em 6.º lugar.
A sua prestação chamou a atenção do diretor de competição da Lamborghini, que o chamou para um teste em Las Vegas. André não só testou o potente GT italiano como, no dia seguinte, venceu a corrida, ainda com 19 anos. Esse sucesso garantiu-lhe um lugar no Lamborghini Super Trofeo North America, onde competiu com o Lamborghini número 25 pela equipe Alliance Racing. Em março, estreou-se na série em Sebring, alcançando o top 5 da categoria AM. Desde então, tem rodado consistentemente no top 5, destacando-se com um 2.º lugar em Laguna Seca.
Agora, o campeonato segue para a Europa, com a última prova nos dias 14 e 15 de novembro, em Jerez de la Frontera. Logo depois, André competirá nas Finais Mundiais da Lamborghini, que reúne os melhores pilotos de todo o mundo. O jovem piloto vê nesta experiência uma oportunidade única: “Tenho ainda pouca experiência, mas o pódio em Laguna Seca mostrou que posso competir com os melhores. Agora, quero lutar por outro pódio e tentar o top 10 nas Finais Mundiais”, afirmou.
Experiência Lamborghini em Vendas Novas
No dia 2 de novembro, André Lagartixa estará em Vendas Novas para proporcionar aos fãs uma experiência de condução num Lamborghini, na Zona Industrial da cidade. Com o apoio logístico do Município, o evento permitirá ao público interagir com André e com a icônica marca italiana. Susana Gonçalves, vice-presidente do Município, sublinha o orgulho da região: “Ao saber do percurso do André, decidimos apoiar esta iniciativa. Esperamos que seja um sucesso, proporcionando uma experiência segura para todos os entusiastas.”
Portugal
Vanessa Silva e Jorge Grilo conquistam o V Trail Por Terras de Lavre
© Município de Montemor-o-Novo
No passado domingo, dia 13 de outubro, a vila histórica de Lavre foi o cenário do V Trail Por Terras de Lavre, uma competição que marcou o encerramento do Circuito Por Trilhos do Montado e integrou o II Campeonato Regional da Associação de Atletismo de Évora. O evento, que contou com a presença de cerca de 300 atletas, ofereceu provas de 17 km e 8 km, além de uma caminhada, atraindo corredores de várias regiões.
A organização, a cargo do Departamento Desportivo da Casa do Povo de Lavre, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, montou um palco especial para as partidas e chegadas na icónica Praça da República, ao lado do Coreto. Os participantes foram brindados com um clima ameno, ideal para a prática do esporte ao ar livre, que contribuiu para uma manhã repleta de sorrisos e desafios superados.
Resultados do Trail de 17K
Na categoria masculina dos 17 km, Jorge Grilo, representando a Casa de Benfica de Reguengos de Monsaraz, conquistou o primeiro lugar, seguido de Francisco Lemos, também da Casa de Benfica de Reguengos de Monsaraz, em segundo, e Rui Martins, do Grupo Desportivo Pavia / Vamos Ajudar o David a Sorrir, que alcançou a terceira posição.
Entre as mulheres, Vanessa Silva (GDC Rio de Moinhos) defendeu o título do ano anterior, conquistando novamente o primeiro lugar. Adelina Tanganho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) ficou em segundo lugar, enquanto Maria Gribanova completou o pódio feminino.
Mini-Trail de 8K
Na prova de 8 km, Rafael Carvalho (MFitness) sagrou-se vencedor na categoria masculina, com António Roque (ACM/Montemor a Correr) em segundo lugar e João Soeiro (Correr em Giesta/GDUG) a ocupar o terceiro posto. Na competição feminina, Cátia Santana (Alandroal United) venceu, seguida de Carolina Pisco (Linces de Montemor) em segundo e Mónica Grafino (Grafino Team) na terceira posição.
Confraternização e beleza natural
Mais do que uma competição, o V Trail Por Terras de Lavre proporcionou um momento de confraternização e uma oportunidade para os atletas e participantes apreciarem as paisagens pitorescas de Lavre. A boa disposição esteve presente ao longo de todo o evento, reforçando o espírito desportivo e comunitário que caracteriza esta região.
Para consultar as classificações completas, visite o site: acorrer .pt .
Portugal
Redondo: Feira de São Francisco 2024 celebrou tradição e amizade entre Portugal e México
© Reprodução/ Município de Redondo
Mais um ano, mais uma edição da tradicional Feira de São Francisco em Redondo, que voltou a animar o Parque de Feiras e Exposições, estendendo-se também ao Auditório do Centro Cultural de Redondo (CCR). O evento, conhecido pela diversidade de bancas e animação, manteve viva a tradição com produtos como sapatos, vestuário, brinquedos, e as populares iguarias de feira, como algodão-doce, pipocas, farturas, pão com chouriço e o inconfundível torrão branco. A feira foi mais uma vez um ponto de encontro para famílias e amigos, em ambiente de festa e reencontros.
Este ano, o programa da Feira de São Francisco celebrou os 160 anos de relações diplomáticas e comerciais entre Portugal e o México. O destaque foi para a exposição “Artoiro, Arte y Toro”, do artista plástico Arturo Castro Ortega, que trouxe ao CCR um conjunto de pinturas e esculturas. A exposição incluiu ainda fotografias que documentam as lides taurinas de figuras como Simão da Veiga Júnior, António Anão e Emiliano Gamero, no México e em Portugal. A inauguração da mostra, que estará patente até 3 de novembro, foi seguida de um colóquio intitulado “Histórias de vida na tauromaquia no México, Portugal e no Mundo”, promovendo o intercâmbio cultural e a partilha de experiências.
O programa da feira contou também com as III Jornadas Técnicas de Viticultura, workshops de cozinha mexicana, e a tradicional Corrida de Touros, que atraiu numerosos aficionados ao Coliseu. A Mostra de Máquinas Agrícolas e Automóveis, a Mostra Institucional, Produtiva e Artesanal, e as tasquinhas completaram a oferta, proporcionando a todos uma experiência diversificada.
A música e a dança marcaram presença com atuações de grupos e artistas de ambos os países. O grupo de folclore mexicano Alebrije, a cantora Micaela, o DJ Casaca, o músico tradicional mexicano Pablo Juan, o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca e a dupla Ivo Nico e Rita Carriço, da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, foram alguns dos artistas que animaram o evento. A Feira de São Francisco contou ainda com uma apresentação do Grupo de Ginástica Acrobática do Redondense Futebol Clube, que impressionou o público com a sua energia e destreza.
A edição de 2024 da Feira de São Francisco reforça a importância deste evento para a comunidade de Redondo, destacando tradições locais e promovendo laços culturais entre Portugal e o México.
Portugal
Reguengos de Monsaraz celebra Dia Mundial da Alimentação com atividades para todas as idades
Hoje, o Município de Reguengos de Monsaraz assinala o Dia Mundial da Alimentação com uma série de atividades dedicadas a promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças e idosos. Durante a manhã, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da Escola Básica Manuel Augusto Papança participaram em atividades físicas e desfrutaram de um lanche saudável. Esta iniciativa conta com a colaboração da UCC – Almoreg e do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, além da participação dos grupos Seniores a Mexer e dos formandos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.
No âmbito da Componente de Apoio à Família, as crianças assistiram à leitura do livro “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi, e, nas Atividades de Apoio à Família, foi lido o livro “A Sopa Verde”, de Chico. As sessões de leitura irão prolongar-se pelos próximos dias, abrangendo todas as escolas do concelho, numa abordagem lúdica e educativa sobre a importância da alimentação.
A celebração continuará no dia 18 de outubro, pelas 8h45, no Mercado Municipal, onde serão promovidos os benefícios da dieta mediterrânica, com degustação de tibornas e a atuação da Turma de Cavaquinhos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.
O Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1981, celebra-se anualmente a 16 de outubro. Esta efeméride visa consciencializar sobre a importância de combater a fome e a má nutrição, promovendo o direito universal a uma alimentação digna e saudável. Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.
Alentejo Central
Estremoz recebe o Desfile Literário 2024 com o tema “Por mares nunca dantes navegados”
O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz será palco, no próximo dia 28 de outubro, pelas 18:00 horas, do tão aguardado Desfile Literário, que este ano convida os participantes a navegar por mares nunca antes explorados. O evento, promovido em parceria pela Biblioteca Municipal de Estremoz e as Bibliotecas Escolares do concelho, assinala o Mês das Bibliotecas Escolares, com o objetivo de celebrar e promover a leitura junto da comunidade.
Com uma tradição de edições anteriores dedicadas a temas e lugares variados, o Desfile Literário tornou-se um espaço privilegiado para a promoção da literatura. Cada edição oferece uma nova oportunidade para os leitores, pequenos e grandes, contribuírem para a celebração dos livros e das histórias que eles contêm. Desde o seu início, o evento tem vindo a cumprir a missão de incentivar o prazer pela leitura, dando vida e “voz” aos livros de formas inesperadas e cativantes.
O tema deste ano, inspirado no famoso verso de Camões, “Por mares nunca dantes navegados”, promete uma viagem literária pelos oceanos da imaginação e do conhecimento. A organização desafia o público a aventurar-se neste vasto mar de letras, onde cada leitura é uma viagem e onde, quem se atrever a “naufragar”, dificilmente desejará ser resgatado.
-
Alentejo Central3 dias atrás
Estremoz recebe o Desfile Literário 2024 com o tema “Por mares nunca dantes navegados”
-
Portugal3 dias atrás
8.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André celebra os sabores da região
-
Alto Alentejo2 dias atrás
Detido jovem de 19 anos por tráfico de estupefacientes em Portalegre
-
Portugal3 dias atrás
Município de Viana do Alentejo distinguido por boas práticas de apoio às famílias
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Odemira celebra Dia Municipal para a Igualdade com Concurso Literário e exibição de documentário
-
Alentejo Litoral2 dias atrás
Vencedores do Prémio “Escrever com Prazer” revelados pelo Município de Santiago do Cacém
-
Portugal2 dias atrás
XVI Encontro das Gerações de Ródão reúne 700 pessoas em dia de convívio, gratidão e solidariedade
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Almodôvar recebe, pela nona vez consecutiva, o galardão de “Autarquia Familiarmente mais Responsável”
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Câmara Municipal de Beja promove Jornadas da Educação 2024: “BEJA EDUCA – Incluir, Associar e Aprender”
-
Portugal1 dia atrás
Portugal continental em alerta amarelo devido a previsão de chuva forte e trovoada
-
Portugal19 horas atrás
Redondo: Feira de São Francisco 2024 celebrou tradição e amizade entre Portugal e México
-
Portugal1 dia atrás
Reguengos de Monsaraz celebra Dia Mundial da Alimentação com atividades para todas as idades