Siga-nos nas redes sociais

Cultura

Monsaraz celebra o Cante Alentejano de 20 a 27 de julho

Publicado há

no dia

cropped Gala do Cante 1

O Cante Alentejano, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai ser celebrado nos dias 20 e 27 de julho na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

O primeiro espetáculo, no dia 20 de julho, inicia-se às 21h30 na Casa do Cante, na localidade do Telheiro, e terá em palco o Grupo Coral Feminino da Granja Flores de Abril, Ideal Alentejano de Moura e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

No dia 27 de julho, também às 21h30, o Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, recebe a Gala do Cante nas Terras do Grande Lago. Neste espetáculo vão participar o Grupo de Cante Os Lagóias de Portalegre, a Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília, de Aveiro, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o poeta Manuel Sérgio, que vai declamar poemas acompanhado à guitarra por José Farinha.

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz com o apoio da Junta de Freguesia de Monsaraz.

Portugal

Igrejas Matrizes de Vila Velha de Ródão recebem Concertos de Natal

Publicado há

no dia

por:

Anexo NI Concertos Natal Freguesias scaled

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão promove, nos dias 15 e 21 de dezembro, mais uma edição dos Concertos de Natal, que terão lugar nas igrejas matrizes das freguesias do concelho. A iniciativa celebra o espírito natalício e as tradições desta época através de momentos musicais especiais, protagonizados pelo Orfeão de Castelo Branco.

Programa dos Concertos

  • 15 de dezembro (domingo):
    • 11h30: Igreja Matriz de Perais
    • 15h00: Igreja Matriz de Vila Velha de Ródão
  • 21 de dezembro (sábado):
    • 11h30: Igreja Matriz de Fratel
    • 15h00: Igreja Matriz de Sarnadas de Ródão

A entrada é gratuita, mas limitada à lotação das igrejas, garantindo assim uma experiência acolhedora e segura para todos os participantes.

Estes concertos são uma oportunidade para a comunidade local se reunir e celebrar o Natal com música de qualidade, num ambiente que alia tradição e espiritualidade, fortalecendo os laços culturais e sociais do concelho. Não perca!

Continuar a ler

Portugal

Bonecos de Santo Aleixo levam tradição ao Alentejo

Publicado há

no dia

por:

12901 5

Os Bonecos de Santo Aleixo, uma das mais genuínas expressões do teatro tradicional português, apresentam o Auto do Nascimento do Menino Jesus em três localidades do concelho de Redondo, numa iniciativa integrada no programa cultural do município.

Datas e locais das apresentações:

  • Monteito: 8 de dezembro, às 18h00, na Sociedade União Motoitense.
  • Freixo: 13 de dezembro, às 21h00, na Casa do Povo do Freixo.
  • Redondo: 14 de dezembro, às 18h00, no Auditório do CCR.

Estes espetáculos são uma oportunidade única para vivenciar a arte e a tradição dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas que contam histórias de forma simples, mas carregadas de simbolismo e ligação às raízes culturais do Alentejo.

Não perca a magia e a espiritualidade deste espetáculo que, há décadas, encanta gerações e mantém viva uma herança cultural única.

Continuar a ler

Portugal

Exposição “Presépios, uma história particular” em Moura

Publicado há

no dia

por:

12901 3

A Galeria do Espírito Santo, em Moura, acolhe de 7 de dezembro a 6 de janeiro a exposição “Presépios, uma história particular”, composta por 40 presépios da coleção pessoal da mourense Ana Marta Nobre.

Natural de Moura, onde nasceu em 1974, Ana Marta Nobre iniciou a sua paixão pelo colecionismo ainda na infância. Atualmente, a sua coleção conta com mais de 150 presépios, refletindo memórias e afetos da época natalícia, que considera a mais especial da sua vida. Para a colecionadora, o ato de colecionar transcende os objetos em si, pois envolve histórias, significados e a magia que cada peça carrega.

De acordo com Ana Marta Nobre, uma coleção reflete a personalidade do colecionador, os seus gostos e até um modelo particular do mundo. Pode ser uma forma de o corrigir ou de dar sentido ao tempo.

A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:30 (exceto feriados e dias de tolerância de ponto).

Uma oportunidade imperdível para apreciar a beleza e o simbolismo dos presépios, numa viagem ao coração do Natal.

Continuar a ler

Portugal

Reguengos de Monsaraz celebra centenário do poeta Gabriel Raminhos

Publicado há

no dia

por:

Gabriel Raminhos e1733475763257

O Município de Reguengos de Monsaraz vai homenagear este fim de semana o poeta local Gabriel Raminhos (1924-2020), por ocasião do centenário do seu nascimento. Nascido a 8 de dezembro de 1924, em Reguengos de Monsaraz, o autor deixou um legado cultural marcante no concelho e na literatura alentejana, tendo publicado obras como Do Sonho à Realidade, Lembranças do Alentejo, Quadras que ficam, As palavras depois dos oitenta, No Ensaio dos Sentimentos e a coleção em quatro volumes Reflexos da Vida.

Raminhos foi amplamente reconhecido ao longo da sua carreira, acumulando mais de duas centenas de prémios e menções honrosas em concursos e jogos florais. Os seus poemas foram publicados em jornais locais, tanto em Reguengos de Monsaraz como em Carcavelos, onde viveu grande parte da sua vida.

Programa comemorativo

As celebrações começam no sábado, 7 de dezembro, às 16h, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a inauguração de uma exposição biobibliográfica sobre a vida e obra do autor. O evento contará com um recital de poesia, protagonizado por Manuel Sérgio, acompanhado à viola por José Farinha. Na ocasião, a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz apresentará o Prémio de Poesia Gabriel Raminhos, criado para perpetuar a memória do poeta e incentivar a criação literária.

No domingo, 8 de dezembro, também às 16h, será descerrada a placa da Rua Gabriel Raminhos, no Loteamento da Junqueira, em mais um gesto de reconhecimento à importância do poeta para a história e cultura do concelho.

Este programa reflete o compromisso do município em preservar e divulgar o património literário de Gabriel Raminhos, celebrando o seu centenário com momentos de cultura e memória.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

ÚLTIMAS 48 HORAS