Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Central

Montemor-o-Novo celebra 20.º Festival de Sopas com gastronomia e animação

Publicado há

no dia

post geral 2024

O Pavilhão de Exposições Municipal de Montemor-o-Novo vai acolher, entre os dias 1 e 3 de novembro, a 20.ª edição do Festival de Sopas, um evento consolidado que promove a gastronomia mediterrânica e os produtos locais do Alentejo, com especial destaque para a sopa.

O festival, que celebra este ano um número redondo, promete uma experiência enriquecedora com uma variedade de atrações para além da degustação de sopas. Os poderão desfrutar de animação musical, espetáculos de dança, artesanato e amostras de visitantes locais, tudo numa atmosfera que enaltece as tradições culturais e gastronómicas da região.

A entrada é livre, e o programa, repleto de atividades, inclui desde o Grupo Coral Fora d’Oras e o Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre, até oficinas de trabalhos manuais com cortiça, demonstrando a riqueza cultural e o talento artesanal da região.

Esta é uma oportunidade única para descobrir o sabor e as novidades do Alentejo, num fim de semana repleto de sabores, sons e tradições que celebram o melhor de Montemor-o-Novo.

Portugal

Encanto e magia na nova Sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém

Publicado há

no dia

por:

20241026 BMSC INAUGURACAO HORA DO CONTO foto CMSC TC 093 scaled

No dia 26 de outubro, a Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, inaugurou a sua renovada Sala da Hora do Conto, transformada num “cantinho de histórias” encantadora, inspirada no tema “O Outro Lado do Espelho”, que remete para o universo mágico de “Alice no País das Maravilhas”. A apresentação contou com a presença de cerca de 200 crianças e adultos, que participaram em duas sessões de contos narrados por Maria João Miguel, imersos num cenário repleto de cor e fantasia.

O novo cenário da sala é uma homenagem à imaginação e ao trabalho colaborativo, decorado com mais de mil adereços feitos manualmente por funcionários municipais e voluntários da comunidade. Inspirado nos personagens de Alice, o espaço inclui elementos como a toca do coelho, a sala de chá, a sala do trono da rainha, além de uma floresta mágica decorada com flores de papel e objetos reciclados. A atenção ao detalhe foi enriquecida pelas mãos de Adriana Freitas e Rui Teixeira, que realizaram figuras icônicas, enquanto voluntárias como Cidália Pina e Isabel Maria colaboraram na elaboração das flores.

A conferência teve também momentos de diversão extra, com pinturas externas para os mais pequenos, consolidando esta iniciativa como um espaço de magia que aproxima crianças e adultos da leitura e da fantasia.

Continuar a ler

Alentejo Central

VII Festival Internacional de Percussão de Évora celebra o ritmo e a música percussiva

Publicado há

no dia

por:

duo ivan

De 31 de outubro a 2 de novembro, Évora recebe a VII edição do Festival Internacional de Percussão, organizado pela Associação Musical “Eborae Mvsica”, com o apoio da DGArtes. O evento, que decorrerá no novo Salão Central Eborense, na Rua Valdevinos (entrada pelo Páteo do Salema), promete concertos diários que irão fascinar os apreciadores de percussão. A direção artística é a cargo do professor Vasco Ramalho, que idealizou uma programação com grandes nomes da percussão nacional e internacional.

O concerto de abertura, a 31 de outubro, às 21h30, contará com o percussionista premiado Daniel Bolba e o Duo de Percussão de Évora. Bolba interpretou obras de Carlos Roqué Alsina, Louis Adriessen, Kevin Volans e uma peça original, “My name is… Daniel Bolba”. Na segunda parte, o Duo de Percussão de Évora, composto por Eduardo Lopes (bateria), Vasco Ramalho (marimba) e Eva Paiva (voz), interpretou peças de Gershwin, Irving Berlin e Tom Jobim.

No segundo dia, 1 de novembro, às 21h30, o festival apresentará o duo formado pelo percussionista Ivan Mancinelli e pela guitarrista Christina Schorn. No programa, obras de compositores como Luca Lombardi, Astor Piazzolla e Anders Koppel exploram as harmonias da marimba e da guitarra, proporcionando uma noite repleta de sonoridades inovadoras.

A encerrar o festival, a 2 de novembro, às 18h00, todos os participantes subirão ao palco num concerto conjunto, marcando o fim desta edição que celebra a percussão e a diversidade rítmica.

Este festival, um dos mais antigos no panorama percussivo nacional, mantém o foco na nova geração de percussionistas portugueses, ao mesmo tempo que acolhe artistas de renome internacional. Para garantir o acesso, recomendamos-se a marcação prévia dos bilhetes através do site BOL ou no próprio local do evento. A VII edição do Festival Internacional de Percussão de Évora conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e diversos parceiros de comunicação, incluindo o Diário do Sul, Rádio Diana e Antena 2.

Continuar a ler

Portugal

Arraiolos recebe Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete

Publicado há

no dia

por:

mostra gastronomica

A partir de amanhã, dia 30 de outubro, e até 3 de novembro, Arraiolos será palco da Mostra Gastronómica – Festival da Empada e da Feira do Tapete, eventos que prometem celebrar o melhor da cultura e gastronomia locais. Organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, este certamente integra-se no plano de desenvolvimento económico e valorização do território, incentivando os participantes a tornarem-se embaixadores da cultura local.

Durante o evento, empresas do concelho ligadas à restauração, enoturismo, vitivinicultura, produção de empadas, pastelaria, artesanato e comércio receberão presentes para receber as milhares de visitantes esperados. Entre sabores autênticos e o icônico Tapete de Arraiolos, a mostra convida todos a experimentar a riqueza e singularidade da herança cultural de Arraiolos.

Continuar a ler

Alentejo Central

Semana das Migas em Redondo destaca sabores alentejanos

Publicado há

no dia

por:

image002

De 9 a 17 de novembro, 18 restaurantes do Concelho de Redondo vão celebrar um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia alentejana: as migas. Durante a Semana das Migas, este prato versátil será a estrela das ementas, com cada estabelecimento a apresentar a sua interpretação desta especialidade regional.

O evento, organizado pelo Município de Redondo em parceria com a restauração local, tem como objetivo valorizar a tradição e as novidades da cozinha alentejana, ao mesmo tempo que dinamiza os restaurantes do concelho. É uma oportunidade para apreciar as diversas variações deste prato típico e apoiar a economia local através da gastronomia.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS