Siga-nos nas redes sociais

Agricultura

Montemor-o-Novo recebe Vetagromor Summit e reforça importância do setor agropecuário

Publicado há

no dia

online 2018 vacas no campo 437861408d7f092a7c0a98c63e9b914a

Montemor-o-Novo recebeu a Vetagromor Summit, uma iniciativa integrada nas XIªs Jornadas Técnicas da Vetagromor. O evento contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, que na sessão de abertura destacou a importância do setor agropecuário para a economia local e nacional.

Durante o evento, foi discutida a evolução do setor agropecuário e a utilização de tecnologia e inovação para melhorar a qualidade do produto agropecuário português. Olímpio Galvão destacou ainda a importância da responsabilidade ambiental, do uso correto do solo e das práticas sustentáveis na agropecuária.

O Presidente da Câmara Municipal ressaltou que o setor agropecuário é um dos pilares para o desenvolvimento econômico da região e do concelho de Montemor-o-Novo, uma vez que a superfície agrícola corresponde a cerca de 90% do território local. Nesse sentido, o Município de Montemor-o-Novo está a desenvolver uma estratégia alimentar – a SMEA, que visa um território agroecológico em que a sustentabilidade econômica, ambiental e a biodiversidade são os pilares da política pública local para o setor agroalimentar.

Olímpio Galvão ainda mencionou a importância do “Gabinete do Produtor”, que é uma das ações prioritárias para a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo e que dá apoio técnico ao pequeno produtor e presta um serviço gratuito de apoio e aconselhamento agrícola. A existência do gabinete de apoio ao produtor promove uma maior sinergia entre todos os produtores, promove também equidade social, democracia participativa e é fator para o desenvolvimento econômico local.

A realização da Vetagromor Summit em Montemor-o-Novo reforça a importância do setor agropecuário na região e a preocupação com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental. A iniciativa contribui para a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor, visando a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Alentejo

Alentejo leva 352 referências de vinho à ProWein 2023 em Düsseldorf

Publicado há

no dia

por:

ProWein22 JL 8261 scaled

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai levar 352 referências de vinho da região àquela que é a maior feira mundial do setor, a ProWein 2023, que se realiza já nos próximos dias 19, 20 e 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Esta é já a 15ª participação da CVRA no evento que leva milhares de visitantes à Alemanha. O stand terá mais de 180 metros quadrados, onde cerca de 30 produtores alentejanos vão dar a conhecer as singularidades dos néctares da região. Também os produtores aderentes ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vão estar sinalizados, para que todos os esforços de sustentabilidade implementados, das vinhas às adegas, sejam reconhecidos pelos visitantes.

Sobre a participação do Alentejo no maior ponto de encontro do setor a nível mundial, Francisco Mateus, presidente da CVRA, refere que «esta é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade dos vinhos da região e continuar a crescer no mercado internacional, onde nos últimos anos temos sido, cada vez mais, reconhecidos pelo nosso terroir e singularidades daí decorrentes. O aumento sucessivo do nosso valor, do nosso preço, no estrangeiro, reflete isso mesmo e é este o caminho que queremos continuar a seguir».

Recorde-se que ao longo de todo o ano, a CVRA promove a região e os seus néctares em diferentes mercados, com o objetivo de dar a conhecer os vinhos produzidos no Alentejo e as medidas sustentáveis adotadas pelos produtores da região ao setor vínico além-fronteiras. Na última edição da ProWein, em 2022, o “Alentejo Friends” foi o stand dedicado aos produtores que garantem a sustentabilidade da região num evento que contou com mais de 38 mil visitantes de 145 países.

Continuar a ler

Agricultura

CAP organiza manifestações de Agricultores “Contra a incompetência de quem nos governa”

Publicado há

no dia

por:

330386617 747872356686649 3827011325379140544 n

Várias organizações de agricultores associaram-se à manifestação organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que decorre hoje em Beja. A manifestação foi organizada para protestar contra a atual política agrícola em Portugal e a gestão do Ministério da Agricultura.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, tem sido muito criticada pelos agricultores e associações do setor. No comunicado mais recente da CAP, afirma-se que “está tudo errado” e que “a cada dia que passa a Agricultura portuguesa perde competitividade. A cada dia que passa, gastam-se recursos sem se mobilizar os meios necessários para o desenvolvimento do setor”.

A CAP também criticou a extinção das Direções Regionais de Agricultura sem um cuidado prévio na prática das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Isso, segundo a organização, significa “a perda do mais importante instrumento de ligação dos agricultores ao Estado no território e de controle na execução e acompanhamento dos fundos comunitários.” A situação foi considerada “lamentável” pela CAP.

Os agricultores que participaram na manifestação afirmam que é preciso um investimento mais significativo no setor, para que seja possível aumentar a sua competitividade, e pedem uma política agrícola mais justa e adequada às suas necessidades.

Em resposta às críticas, a Ministra da Agricultura disse que estava disponível para dialogar com a CAP e outros representantes do setor. Ela afirmou que o seu objetivo é trabalhar em conjunto com os agricultores para enfrentar os desafios que o setor enfrenta.

No entanto, a CAP pede medidas concretas e eficazes para melhorar a situação dos agricultores e do setor agrícola em Portugal. A organização acredita que é necessário agir rapidamente para evitar que a agricultura portuguesa perca ainda mais competitividade em relação aos seus parceiros europeus e internacionais.

Continuar a ler

Alentejo

Marcelo expressa preocupação com descentralização e acesso dos agricultores às estruturas do Estado

Publicado há

no dia

por:

marcelo 1

Presidente da República expressa preocupação com processo de descentralização e acesso dos agricultores às estruturas do Estado. Marcelo Rebelo de Sousa também destaca possíveis atrasos na atribuição dos novos apoios ao abrigo da Política Agrícola Comum e pede simplificação da burocracia no acesso a fundos europeus. Ele alerta para a necessidade de atualizar a legislação das cooperativas agrícolas e olhar mais para as explorações de agricultura familiar que fazem viver a economia do país. No encerramento do convívio dos 45 anos da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Marcelo condecorou a CNA com a Ordem do Mérito Empresarial, Mérito Agrícola.

Continuar a ler

Agricultura

Beja oferece formação em animação sociocultural com idosos

Publicado há

no dia

por:

velhos

O Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza está realizando uma ação de formação nos dias 28 e 29 de fevereiro sobre “Animação Sociocultural com Idosos”. A formação visa definir o conceito de animação em diferentes áreas de intervenção e ajudar as instituições que trabalham com população idosa a se apresentarem com objetivos claros que atendam às necessidades dos seus usuários. A formação será ministrada por João Barata Lima Fernandes, psicólogo e formador sénior na área da gerontologia. Dirigentes, diretores técnicos e técnicos de entidades públicas e privadas, instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais e misericórdias são o público-alvo desta iniciativa.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS