Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Município de Reguengos de Monsaraz homenageia o artista plástico António Inverno

Publicado há

no dia

Antonio Inverno e1729698024156

No próximo dia 26 de outubro, o Município de Reguengos de Monsaraz vai prestar uma homenagem ao artista plástico António Inverno (1944-2016), assinalando os 80 anos do seu nascimento. Natural de Telheiro, uma localidade do concelho, António Inverno destacou-se como pintor e especialista em serigrafia, colaborando com nomes célebres da arte portuguesa, como Júlio Pomar, Eduardo Nery, Maria Keil, Paula Rego e muitos outros.

O programa comemorativo começa às 16h com o descerramento de uma placa na casa onde nasceu António Inverno, no Telheiro, seguido pela atribuição do nome do artista a uma rua da localidade, meia hora depois. Às 17h, será inaugurada uma exposição em sua homenagem na Igreja de Santiago, em Monsaraz, onde serão expostos 35 quadros, cinco serigrafias e uma medalha em bronze de 1986, obra do Mestre Martins Correia. A exposição estará patente até 24 de novembro e poderá ser visitada diariamente entre as 9h30 e as 13h e das 14h às 17h.

António Inverno iniciou o seu percurso artístico aos 14 anos na Escola António Arroio, em Lisboa, e trabalhou com Jorge Barradas, pintor e ceramista. Em 1972, abriu o seu próprio atelier de serigrafia em Lisboa, que se tornou um ponto de encontro para artistas e intelectuais, e mais tarde criou um atelier em Beja, onde também lecionou na Escola Superior de Educação.

Fundador da AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, António Inverno contribuiu para diversas iniciativas culturais e artísticas ao longo dos anos, participando na organização de espetáculos e na criação de cartazes. Em 1995, recebeu o Prémio Nacional de Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes e foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Mário Soares.

Esta homenagem pretende celebrar o legado de António Inverno e a sua contribuição para a cultura portuguesa.

Portugal

Município de Redondo participa na Corrida Sempre Mulher em apoio à luta contra o Cancro da Mama

Publicado há

no dia

por:

1 1 1

No âmbito do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção do cancro da mama, o concelho de Redondo uniu-se, mais uma vez, à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM) e marcou presença na Corrida Sempre Mulher, realizada no último domingo, no Parque das Nações, em Lisboa.

O evento teve como principais objetivos a consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a angariação de fundos para projetos de apoio a utentes com cancro da mama e a promoção de hábitos de vida saudáveis. As inscrições reverteram integralmente a favor da APAMCM.

Continuar a ler

Alentejo Litoral

Grândola: Nature Weekend promove património natural e observação de aves no início de novembro

Publicado há

no dia

por:

NatureWeekend

Nos dias 1 e 2 de novembro, o concelho de Grândola acolhe a segunda edição do Nature Weekend, uma iniciativa dedicada à promoção e sensibilização sobre a diversidade do património natural local, com especial enfoque na observação de aves. Este evento municipal visa destacar o birdwatching como um produto turístico com elevado potencial na região.

O programa arranca no dia 1 de novembro, às 11h00, com uma visita guiada às Ruínas Romanas de Tróia, um importante sítio arqueológico classificado como Património Nacional. Na parte da tarde, às 14h30, os participantes poderão desfrutar de um passeio de barco pelo Estuário do Sado para a observação de aves. Para participar, é necessária inscrição prévia através do link disponibilizado: formulário de inscrição, estando o número de participantes limitado a 25 pessoas por atividade (maiores de 6 anos).

A 2 de novembro, às 11h00, a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola acolhe a apresentação do livro infantojuvenil “O meu guia de Aves”, de Gonçalo Elias e José Frade. Este livro, voltado para o público mais jovem, é uma forma de despertar o interesse das crianças pelo património natural e de lhes dar a conhecer algumas das mais de 120 espécies de aves que habitam o território português, muitas das quais podem ser observadas no concelho.

A tarde de sábado será dedicada à aprendizagem e ao lazer, com um Workshop de birdwatching – Aves Urbanas para pais e filhos, dinamizado pela Biomelides, às 14h30, na Casa Mostra de Produtos Endógenos. O dia culmina com uma degustação de chás biológicos, ao som da música da cantora cabo-verdiana Dúnia Lobo.

Todas as atividades do Nature Weekend são gratuitas e abertas ao público. Não perca a oportunidade de participar neste evento único, que celebra a natureza e a biodiversidade local!

Continuar a ler

Portugal

Grupo Coral de Odemira celebra o Cante Alentejano no Cineteatro Camacho Costa

Publicado há

no dia

por:

Grupo Coral de Odemira com vida Vozes do Cante

No próximo dia 9 de novembro, pelas 15h00, o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, será palco do encontro “Grupo Coral de Odemira Co(m) vida Vozes do Cante”, um evento que celebra o 10.º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO. A entrada será gratuita.

O espetáculo, promovido pela Associação Grupo Coral de Odemira com o apoio do Município, contará com a participação de vários grupos corais do concelho e convidados, incluindo Cá se Canta – Grupo Coral Infantil de Odemira, Moços do Mira, Em Canto e Atar e Pôr ao Fumeiro. Também marcarão presença o Grupo Feminino Flores do Campo, de Almodôvar, e o Grupo Alma Alentejana, de Garvão.

Este encontro faz parte de uma série de eventos que, ao longo de novembro, homenageiam o Cante Alentejano, expressão cultural que simboliza a identidade e as tradições do Alentejo, com atividades programadas em várias localidades alentejanas e em Lisboa.

Continuar a ler

Alentejo Central

Jornadas do Património 2024 destacam a Pintura Mural em Montemor-o-Novo

Publicado há

no dia

por:

Programa Jornadas do Patrimonio e1729774416870

No próximo dia 26 de outubro de 2024, o Auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras será o palco para as Jornadas do Património, um evento bienal promovido pela Unidade de Património Cultural da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. A edição deste ano terá como tema central ‘A Pintura Mural em Montemor-o-Novo’ e contará com a moderação de Idalete Lebre.

O evento começa às 9h30 e promete um dia repleto de partilhas e discussões sobre a riqueza artística das pinturas murais no concelho. Durante a manhã, serão apresentadas várias comunicações por especialistas na área, que abordarão algumas das mais relevantes pinturas murais existentes em Montemor-o-Novo.

À tarde, será promovida uma Mesa Redonda, onde se debaterão questões prementes relativas à conservação e restauro deste importante património. A sessão permitirá um diálogo construtivo sobre os desafios e possíveis soluções para a preservação destas obras que fazem parte da identidade cultural do concelho.

Além das atividades relacionadas com o tema da pintura mural, o dia será marcado pelo lançamento do volume 6 da 3.ª série da Revista Almansor. Este número incluirá artigos resultantes do colóquio sobre História da Enfermagem, realizado no ano anterior, assim como outros artigos diversos.

Para encerrar o dia, os participantes serão convidados a visitar alguns dos locais mais emblemáticos de Montemor-o-Novo, onde é possível apreciar de perto a beleza e singularidade das pinturas murais, com destaque para o castelo da cidade.

As Jornadas do Património são uma oportunidade ímpar para valorizar e refletir sobre a importância da preservação do património cultural, numa cidade onde a história se faz viva nas suas paredes.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS