Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Municípios do Sistema Valnor em desacordo com aumento de tarifas de tratamento de resíduos

Publicado há

no dia

Os 25 municípios que integram o Sistema de tratamento e valorização de resíduos do Valnor estão em desacordo com o aumento das tarifas de recolha e tratamento de resíduos. Segundo a Antena Livre, o presidente da Câmara de Abrantes e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Valnor, Manuel Jorge Valamatos, enviou aos outros municípios um documento “que manifesta a unanimidade de todas as autarquias que estão no seio da Valnor” contra os “valores que a ERSAR propõe para o ano 2023 relativamente à tonelada dos resíduos sólidos urbanos”, os quais apontam para subidas na ordem dos 50%, o que penaliza brutalmente o valor da tonelada e, consequentemente, faz aumentar as tarifas aos cidadãos.

Segundo o autarca de Abrantes, também nos outros sistemas os municípios estão a ter esta manifestação de desagrado por verem a tonelada dos resíduos sólidos urbanos subir muito quando vai para aterro, o que vai penalizar muito os cidadãos na sua fatura da água.

Os municípios que integram o Sistema da Valnor são Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.

Portugal

Ana Luísa Assis é a primeira mulher motorista do Município de Alcácer do Sal

Publicado há

no dia

por:

D53I6646 scaled

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conta, desde o dia 23 de janeiro de 2023, com o contributo da primeira mulher motorista da história do Município. Ana Luísa Assis, a exercer funções na autarquia desde maio de 2014, descreve o significado que tem para ela exercer estas funções como “um orgulho” por poder dar de si à terra que a viu nascer e crescer. Afirma, ao mesmo tempo, que o caminho para chegar até aqui foi “muito longo, com muito trabalho, sacrifício físico e monetário”, mas que olha para trás e sente que “valeu a pena”.

Ana Assis dirigiu ainda uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram a trilhar este percurso, especialmente aos pais, e ao Município de Alcácer do Sal, pela oportunidade que lhe deu para cumprir um sonho de menina. 

Continuar a ler

Portugal

Sines: Autoridades retomam buscas por homem desaparecido

Publicado há

no dia

por:

polica maritima

© Reprodução / Autoridade Marítima Nacional
As buscas por um homem de 39 anos que desapareceu na noite de sábado ao largo de Sines retomaram esta terça-feira.

Uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas de Sines, elementos da Polícia Marítima de Sines apoiados por um drone e bombeiros da Autoridade Portuária de Sines estão envolvidos nas operações.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima está prestando apoio aos familiares da vítima. O homem teria desaparecido enquanto praticava pesca submarina ao largo do cabo de Sines.

Continuar a ler

Portugal

Odemira recebe encontro de seleções regionais femininas de andebol sub-14

Publicado há

no dia

por:

Andebol

A vila de Odemira recebe no próximo sábado, 11 de fevereiro, o Encontro de Seleções Regionais Femininas de Andebol Sub 14, que decorrerá no Pavilhão do Complexo Desportivo Dr. Justino Santos. Será um dia dedicado ao andebol, com três jogos, de acesso gratuito, que vão colocar frente a frente as seleções das Associações de Andebol do Algarve, de Santarém e de Setúbal.

A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol do Algarve e o Município de Odemira, em parceria com a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto.

O primeiro jogo está agendado para as 10.30 horas, será disputado entre a seleção da Associação de Andebol do Algarve e de Setúbal. À tarde o Encontro inicia-se às 14.30 horas, com um jogo entre a seleção da Associação de Andebol de Setúbal e Santarém. O último jogo está agendado para as 17.00 horas e será disputado entre a Associação de Andebol do Algarve e Santarém.

Note-se que as jovens atletas odemirenses Catarina Teixeira Paz, Celina Clasgens Viana, Oriana Guerreiro Costa e Madalena Amélio, jogadoras da Cautchú, foram selecionadas para integrar a Associação de Andebol do Algarve, em resultado do trabalho de formação que a Cautchú tem desenvolvido no concelho nomeadamente no Andebol Feminino, com o apoio do Município de Odemira.

Continuar a ler

Portugal

Mourão: Adagiário ou formas de falar com pássaros

Publicado há

no dia

por:

Museu da Luz Alexandre Delmar FB scaled

Exposição de Alexandre Delmar

O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, concelho de Mourão, vai apresentar a exposição temporária “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” do fotógrafo e videasta Alexandre Delmar.

A inauguração está marcada para o próximo dia 10 de fevereiro, pelas 16h00.

O ensaio fílmico-fotográfico “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” apresenta a natureza frágil e resiliente das matérias, procurando um mapeamento ficcionado e tensionado do real. Este adagiário não procura revelar ou ocultar, mas potenciar um léxico que evoque possíveis compreensões do modo como somos e habitamos o tempo e o espaço. Talvez, com ele, seja possível comunicar com os pássaros.

A exposição/instalação “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” fica patente no Museu da Luz a partir de 10 de fevereiro até 30 de abril de 2023.

O Museu da Luz integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça a domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Biografia

Alexandre Delmar (1982) é fotógrafo e videasta. É criador dos projetos A Caixa Negra (2009), dedicado à fotografia de arquitetura, e A Recolectora, sobre vegetação silvestre comestível (2021). Desde 2016, é o fotógrafo oficial da Casa da Música no Porto. Foi um dos artistas premiados na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira com “A Fala das Cabras e dos Pastores” (2020). Em 2021 publica, em coautoria, o livro “Anotações sobre o Abaixo de Cão” pela editora Spector Books. Em 2022 integra o projeto ViViFiCAR, desenvolvendo “Chamar à pedra, fraga” em contexto de residência imersiva na freguesia de São Mamede de Ribatua, em Alijó, com a participação da comunidade.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS