Siga-nos nas redes sociais

Portugal

NÃO É ZUM..ZUM. A MORTE DA RAINHA POR ABEL DIAS

Publicado há

no dia

naom 5b93da189b4a3 1
abel contra capa

Aos 96 anos a Rainha Isabel II, diz adeus à vida !

Sucede-lhe no trono, seu filho que adotará o Título de Carlos III

A rainha Isabel II morreu esta quinta-feira, dia 8 de Setembro aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia. O óbito foi anunciado através da rede social Twitter da família real. As exéquias deverão durar dez dias ate ao funeral.
“A rainha morreu pacificamente no seu leito no Castelo de férias, em Balmoral. Presentes estiveram o Rei e a Rainha consorte e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira], Rei morto, Rei posto”.

O príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, irá assumir a posição para a qual se
preparou durante toda a sua vida . À monarca que esteve 70 anos no trono britânico sucede-lhe o filho mais velho, que adotará o título de Carlos III.

1957
Portugal Ilustrado, 1957

Para nós portugueses, fica-nos na memória a presença da Rainha Isabel II, por duas vezes em
Portugal. A primeira foi A 18 de Fevereiro de 1957 sendo presidente da Republica o Marechal Craveiro Lopes e como Primeiro Ministro (claro ) que Oliveira Salazar. Por uma semana em terras lusas, não se falou de mais nada, senão da visita da Rainha.
A jovem soberana, coroada apenas cinco anos antes veio reafirmar, a mais velha aliança do mundo.

1957
Edição Diário de Notícias

Foi numa das suas viagens oficiais, de então , que em 1952, a Princesa, de 25 anos, recebeu a notícia de que já não era Princesa, e sim Rainha.
A cerimónia de coroação ocorreu no dia 2 de Junho de 1953, na Abadia de Westminster.

Mario Soares mostrando a rainha mapas antigos de tratados que foram feitos entre Portugal e a Inglaterra
Mário Soares mostrando mapas à rainha Isabel II de tratados celebrados entre Portugal e a Inglaterra

A Segunda visita foi em 1985 sendo presidente da Republica o General Ramalho Eanes e Primeiro- ministro Mário Soares.

Nesta altura estava como foto repórter na Revista Nova Gente e fiz a reportagem de toda a visita, tendo tido convidado pela primeira-dama Manuela Eanes, para a cerimónia no Palácio da Ajuda.

pagina da festa onde eu estou ok 2
Festa do Palácio

Como guardei algumas fotos e paginas da reportagem na Revista, hoje com votos de pesar pelo
desaparecimento da Grande Rainha, trago até aqui essas Memórias.

PRIVILÉGIO DE CONHECER PESSOALMENTE O PRINCESE CARLOS, HOJE JÁ REI CARLOS III

abel e carlos
D. Carlos III e Abel Dias

Em meados de 1996 , fui convidado pelo “British Council “ para uma viagem ao País de Gales.
Em fim de estadia o grupo de portugueses (10 jornalistas ligados ao Turismo ) foram convidados para um fim de tarde, num sumptuoso castelo tendo por anfitrião o Príncipe Carlos.

Curioso com o fato que eu levava (desenhado pela dupla Manuel Alves, José Manuel Gonçalves) o Príncipe curioso pelos poemas que tinham sido escritos sobre a seda, veio falar-me pessoalmente e durante alguns minutos ficamos à conversa por este meu casaco que eu passei a chamar de “Abre Portas”.
A Historia está contada no meu livro “Eu Estava Lá “ , por agora só ficam aqui transcritas a foto que fez o fotografo oficial do Príncipe…hoje o novo Rei de Inglaterra .

E por hoje …assim fica registado um momento crucial da história inglesa…e afinal de todo o Mundo.

Portugal

Grândola: GNR detém dois suspeitos e apreende droga após perseguição

Publicado há

no dia

por:

gnr e1671900606736

A GNR deteve dois homens e apreendeu cerca de 33 quilos de haxixe na quinta-feira à noite, após uma perseguição a um carro que estava a circular na Autoestrada do Sul (A2).

O veículo foi intercetado na vila de Grândola, depois de sair da A2, mas dois dos ocupantes conseguiram escapar. A operação terminou na madrugada de sexta-feira e os suspeitos ainda não foram localizados.

Durante a busca ao carro, além da droga foi também apreendida uma quantidade significativa de dinheiro. Os detidos vão ser apresentados a um tribunal para interrogatório judicial e depois serão aplicadas as medidas de coação adequadas.

Continuar a ler

Portugal

Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

Publicado há

no dia

por:

gnr

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) expressou a sua insatisfação com a decisão de permitir que apenas 6% dos membros da Guarda Nacional Republicana possam tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.

Segundo as normas internas, apenas 20% do efetivo deve poder tirar férias simultaneamente durante eventos de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento durante a Jornada Mundial da Juventude exige que apenas 6% dos militares possam tirar férias.

A APG afirma que essa decisão é um desrespeito para com os profissionais e que as férias são um direito que não deve ser decidido exclusivamente pela entidade patronal. A PSP também já decidiu suspender as férias dos polícias entre 24 de julho e 07 de agosto devido ao evento.

Continuar a ler

Portugal

Qual é a origem da expressão “Não entender patavina” ?

Publicado há

no dia

por:

ponto de interrogacao

A expressão “Não entender patavina” é usada quando um individuo não percebe nada de determinado assunto. Expressão que deve a sua origem ao historiador Tito Lívio, natural de Patávio, hoje Pádua, na Itália. Tito usava um latim, próprio da sua região, considerado “horroroso” para muitos, uma vez que, não era percetível para todos.

Daí surgiu o Patavinismo, que originalmente significava não entender Tito Lívio, não entender “patavina”.

Continuar a ler

Portugal

Funcionária detida por roubar dinheiro em escola em Castelo Branco

Publicado há

no dia

por:

gnr

Uma mulher de 45 anos foi detida, esta terça-feira, por furto num estabelecimento de ensino, no concelho do Fundão.

Segundo o avançado , em comunicado, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), a detenção ocorreu na sequência de uma investigação que durou cerca de um mês.

A mulher, que trabalhava na escola, foi acusada de entrar de forma repetida em áreas restritas do estabelecimento para furtar quantias em numerário da instituição.

A detida foi constituída arguida e foram recuperados 200 euros em numerário.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS