Mundo
O adeus a Bento XVI: “Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito”
O funeral do Papa emérito Bento XVI foi realizado em Roma, na Basílica Vaticana, com a participação de cerca de 50 mil pessoas, incluindo autoridades e chefes de Estado. O caixão do Papa foi colocado diante do altar, onde foi recebido com um beijo pelo seu então secretário particular, Dom Georg Gänswein. O funeral foi celebrado pelo cardeal-decano Giovanni Battista Re e mais de 120 cardeais, 400 bispos e quase 4 mil sacerdotes.
Alentejo
400 mil inscritos na Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento católico internacional que acontece desde 1985 e é organizado pelo Papa Francisco e pela Igreja Católica. A próxima edição será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023. O objetivo da JMJ é aprofundar a fé e a amizade entre os jovens e os líderes da Igreja.
Em um vídeo divulgado recentemente, o Papa Francisco deixou uma mensagem para os jovens se preparando para a JMJ2023. Ele fez referência ao número de inscritos no evento, que já ultrapassou 400 mil, e expressou sua alegria em ver tantos jovens vindo para participar. Ele também deu conselhos aos jovens, encorajando-os a olhar para o horizonte e abrir seus corações para outras culturas e experiências.
Durante a JMJ, os participantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo missas, adorações, encontros de grupo e palestras com líderes religiosos. Também haverá eventos culturais e sociais, como concertos e festas, dando aos jovens a oportunidade de se divertir e se conectar com outros jovens de diferentes países e culturas. A cerimônia de encerramento será presidida pelo Papa Francisco no último dia do evento.
Mundo
A incrível exposição “Steve McCurry ICONS”

Até 22 de Janeiro, não perca – por nada deste mundo! – a fantástica exposição “Icons” que celebra os 40 anos de profissão de Steve McCurry, um dos maiores fotógrafos contemporâneos, cujo retrato mais célebre será, provavelmente, o da Rapariga Afegã, que em 1997 foi capa da revista “National Geographic”.
A exposição, uma viagem cultural a países como o Afeganistão, Índia, Sudoeste Asiático, África, Itália e Brasil, com passagem por Nova Iorque no dia do atentado às Torres Gémeas, está patente ao público em Lisboa na Cordoaria Nacional (10h-20h, fecha às segundas-feiras, entrada 10€).
Norteamericano, Steve McCurry começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviérica do Afeganistão, onde utilizou vestimentos típicos para se disfarçar e esconder o seu equipamento. As sua imagens foram publicadas em todo o mundo e Steve McCurry acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa para a melhor reportagem fotográfica no exterior.
São também famosas as suas fotos em outros cenários de conflito no mundo, entre os quais o Cambodja, as Filipinas, o Líbano e a guerra Irão-Iraque. Mas a foto que o celebrizou (em cima) foi, como atrás se referiu, a de Sharbat Gula, a Rapariga Afegã.

No catálogo da exposição (25€, infelizmente apenas disponível em inglês ou espanhol, não em português…), uma conversa/entrevista com Biba Giacchetti, curadora de arte, Steve McCurry recorda a história dessa fotografia célebre:
“Tudo começou uma manhã em Peshawar, no Paquistão. Estava num campo de refugiados de Afeganistão e ouvi um zumbido intenso que atravessava uma cortina e finalmente descobri que era uma escola. A professora permitiu-me fotografar as meninas. E de seguida fixei-me nesta menina com um olhar incrível. Sentou-se sózinha num canto”.
E acrescenta:
“Sabia que era um retrato importante pela profundidade dos seus olhos. Falam da tristeza do povo afegão (…). Não estive mais que uns minutos fotografando-a. Olhou-me com curiosidade, já que era a primeira vez que via uma câmara e lhe faziam uma foto. Ao cabo de um ou dois minutos saiu correndo e foi embora. Foi assim que fiz provavelmente a fotografia mais importante da minha vida”.
27 anos depois, Steve McCurry reencontrou Sharbat Gula:
“Durante os últimos 27 anos, nunca se deixou de prestar atenção a esta menina. Mas o melhor da história foi que a conseguimos reencontrar. Foi em 2002. Tínhamos o desejo de a encontrar e de a apoiar e aos seus filhos, dando-lhes uma educação e um lar permanente. E conseguimo-lo! Esta é realmente a melhor parte de história”.
Steve McCurry esteve em Maio de 2017 em Portugal, onde efectuou várias reportagens, uma das quais sobre o mundo dos cavalos, tendo estado nessa altura em Coruche, na Herdade da Raposeira, com o cavaleiro João Ribeiro Telles (na foto de cima, com sua Mulher e o famoso fotógrafo).
Se gosta de fotografia, não deixe de visitar a exposição na Cordoaria Nacional (Belém). Se não gosta, veja-a, que passa a gostar!
Fotos @ Icons/Steve McCurry, M. Alvarenga e D.R.



















Mundo
Twitter: Pelo sim…pelo não… mude a password

O Twitter recentemente sofreu um ataque de hackers, que roubaram dados de 235 milhões de contas. O site haveibeenpwned permite verificar se o seu endereço de e-mail aparece na lista de contas comprometidas. É aconselhável alterar a senha da sua conta do Twitter como medida de precaução. A segurança na internet é uma preocupação constante e é importante tomar medidas para proteger suas contas e dados online.
Mundo
“Príncipe Harry enfrenta críticas por confessar assassinato de 25 soldados talibãs em livro”

O Príncipe Harry tem sido criticado por veteranos do exército inglês por ter confessado, em um livro, que matou 25 soldados talibãs durante missões no Afeganistão. Alguns especialistas militares também criticaram o Príncipe por desumanizar os insurgentes ao descrevê-los como “peças de xadrez removidas do tabuleiro”. O governo Talibã acusou o Príncipe de cometer crimes de guerra durante sua missão no Afeganistão há dez anos. Um alto responsável afegão também acusou o Príncipe de crimes de guerra e disse que ele confessou seus crimes com pouca decência. As declarações do Príncipe estão presentes em sua autobiografia “Spare”, que será lançada no Reino Unido em 10 de janeiro.
-
Portugal2 dias atrás
Prepare-se. Vem aí mais frio e chuva
-
Portugal2 dias atrás
Cantor alentejano Miguel Azevedo sofre acidente de viação
-
Portugal2 dias atrás
Tomar: Um morto e três feridos em colisão entre quatro carros no IC9
-
Portugal3 dias atrás
Homem que atacou GNR com copo partido foi libertado
-
Portugal1 dia atrás
Feira do queijo de Serpa apresentada na Casa do Alentejo
-
Portugal3 dias atrás
João Pedro Luís é recandidato à liderança distrital da JSD
-
Portugal2 dias atrás
Suspensas buscas para encontrar pescador desaparecido em Sines
-
Sociedade3 dias atrás
ONU assinala Dia Internacional da Fraternidade Humana
-
Sociedade1 dia atrás
“Criminalização dos homossexuais é uma injustiça” e “um pecado”
-
Portugal3 dias atrás
Grândola: Incêndio deflagra num hotel de luxo e faz um ferido
-
Portugal1 dia atrás
Matou a ex-namorada à machadada e foi condenado a 21 anos de prisão
-
Portugal1 dia atrás
Moura: Continente apoia Prato Quente