Baixo Alentejo
Odemira já tem Ensino Superior

O início do Ensino Superior em Odemira aconteceu no dia 25 de novembro, num momento que formalizou a receção aos alunos e docentes e marca o futuro do concelho, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, do Subdirector da Escola Superior de Educação do IPP Beja, Professor Doutor Pedro Bento, e do Director do Agrupamento de Escolas de Odemira, José Seno Luís.
Os alunos do 1º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar iniciam as aulas regulares no dia 28 de novembro, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves e com um corpo docente constituído por profissionais do território.
Feliz e orgulhoso deste momento, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, afirmou que “este é um passo muito sério para a vida destes alunos e para o concelho de Odemira. Fomos capazes de implementar o ensino superior e queremos agora consolidar o processo, para que possamos construir o nosso futuro.” O autarca explicou que “Era uma ambição do Município concretizar esta oferta formativa e o IPBeja lançou o desafio irrecusável de iniciarmos já neste ano letivo, apesar de não ter sido fácil”. Deixando uma palavra de profundo agradecimento à “atitude de proactiva do IPBeja para com Odemira, à dispobnilidade imediata da Escola Secundária, ao interesse dos alunos e aos docentes que aceitaram lecionar este curso”, perspetivou que se pretende “criar em Odemira um espaço de excelência formativa na área do desporto e que em 2023/24 teremos mais turmas de outros cursos”.
O Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, afirmou ser “muito bom estar a marcar o futuro de Odemira com o ensino superior” e explicou que a instituição encontrou “nesta convicção dos Presidentes do IPBeja e da Câmara Municipal de Odemira uma oportunidade de sair do campus, onde está a nossa dinâmica, e alargar a sua presença no território, o que é muito desafiante.” O responsável explicou ainda que o processo de ensino entre Odemira e Beja será “um processo de permuta, de rigor e exigência para alunos a docentes” e que o curso será acompanhado em Odemira pela Professora Maria Margarida Pereira, Presidente do Conselho Científico do IPBeja.
O Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja estabeleceram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho de Odemira, assinado a 22 de julho. No dia 4 de outubro foi assinado protocolo de colaboração entre o IPBeja, o Município e o Agrupamento de Escolas para implementar o Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar em Odemira. Passados quase dois meses, é concretizada a ambição de implementar o ensino superior no concelho.
Portugal
Vídeo: Força Aérea interceta avioneta a lançar droga numa estrada em Ferreira do Alentejo

A Força Aérea detetou, através do sistema de defesa e policiamento aéreo, uma aeronave não identificada e sem comunicações a aproximar-se do espaço aéreo nacional, na tarde de terça-feira .
A aeronave foi detetada a sul do Algarve, com rumo a norte. A Força Aérea imediatamente ativou dois caças F-16M e um avião P-3C CUP+ para monitorar a aeronave suspeita. Com os equipamentos eletrônicos do avião P-3C CUP+, foi possível rastrear e monitorar o voo da aeronave suspeita, revelando a sua localização às autoridades terrestres em tempo real.
A aeronave terá aterrado perto de Ferreira do Alentejo. O sistema de defesa aérea nacional é composto por sensores e um sistema de comando e controle responsável por vigiar o espaço aéreo nacional, este sistema está integrado no sistema de defesa aérea da NATO.
Portugal
Trabalhador morre esmagado por caixa de empilhador na Herdade Vale da Rosa

Um homem, de 52 anos, morreu esta segunda-feira na sequência de um acidente de trabalho, que ocorreu num exploração agrícola, em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja.
O alerta para o acidente de trabalho ,que ocorreu nas instalações da Herdade Vale da Rosa, foi dado às 12h02.
Segundo o avançado por fonte da GNR, o homem morreu esmagado por uma caixa transportada por um empilhador.
Por se tratar de um acidente de trabalho, foram chamados ao local inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para investigar a situação.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos os Bombeiros de Ferreira do Alentejo e a GNR, um total de quatro operacionais, apoiados dois veículos.
Portugal
Beja: Mãe e filha são vítimas mortais do acidente

As duas vítimas mortais do acidente que ocorreu esta tarde perto de Beja, onde estiveram envolvidos quatro veículos, são mãe e filha, de 60 e 40 anos. Seguiam ambas no mesmo veículo.
Deste acidente há registo ainda de cinco feridos, um deles com ferimentos graves.
Portugal
Cerca de 149 atletas ligaram as vilas de Viana do Alentejo e Alvito

Bruno Paixão foi o grande vencedor da quarta edição da Corrida Viana – a – par – de – Alvito, com o tempo de 38m,09s, que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, e ligou as vilas de Viana do Alentejo e Alvito, passando por Vila Nova da Baronia.
O atleta do Beja Atlético Clube foi o mais rápido a percorrer os 12.000 metros da prova principal, deixando Cláudio Rodrigues do Sport Lisboa e Fuseta na segunda posição, e Carlos Papacinza, do NDC Odemira, no 3º lugar do pódio.
Na geral feminina, Ana Lourenço, do NDC Odemira, voltou a alcançar o 1º lugar com 48m e 32s de prova, à frente de Vanessa da Silva (GDC Rio de Moinhos) e de Carolina Escada (ACR Senhora do Desterro).
Por equipas, o NAR Messejana alcançou o 1º lugar, seguido do NDC Odemira e do Beja Atlético Clube. O Clube de Atletismo de Viana do Alentejo alcançou um honroso 10º lugar.
Destaque para o elevado número de participantes na Corrida Viana – a – par – de – Alvito – com um total de 149 atletas, em representação de 31 equipas divididas entre a corrida principal e os escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores.
A Corrida foi promovida pelos Municípios de Alvito e de Viana do Alentejo, com o apoio das Associações de Atletismo de Beja e de Évora, Bombeiros Voluntários de Alvito e de Viana do Alentejo, GNR de Alvito e de Viana do Alentejo, Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia, Grupo Desportivo Baronia, Clube de Atletismo de Viana do Alentejo e o Alcáçovas Outdoor Trails.
A organização acredita que nas próximas edições haverá uma participação ainda mais avultada, os constrangimentos pandémicos impediram o desenvolvimento de duas edições e o evento está novamente a ganhar ritmo no panorama regional.
-
Portugal2 dias atrás
Vidigueira: Homem de 62 anos morre atropelado pelo próprio carro
-
Portugal2 dias atrás
Reportagem: “Algures lá fora está o meu futuro”
-
Portugal3 dias atrás
GNR de folga detém duas mulheres que iam roubar 4 mil euros em café e whiskey
-
Portugal2 dias atrás
Sagres compra o nome do Campo Pequeno
-
Alentejo3 dias atrás
ChatGPT: O que é a tauromaquia?
-
Portugal2 dias atrás
Grândola : Ultra Maratona Atlântica Melides -Tróia regressa em julho
-
Portugal3 dias atrás
Mãe e filho vivem há meses numa tenda na praia de Matosinhos. Após terem sido despejados
-
Portugal23 horas atrás
De cuecas brancas idosos da Carvalhosa dançam música das Senhoritas . Vídeo já é viral
-
Portugal16 horas atrás
Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude
-
Portugal24 horas atrás
Vídeo: Força Aérea interceta avioneta a lançar droga numa estrada em Ferreira do Alentejo
-
Alentejo3 dias atrás
Campo Maior: Festas do Povo adiadas para 2024
-
Portugal3 dias atrás
Idoso coloca anúncio no jornal à procura de uma senhora sozinha e séria e acaba por ser burlado