Siga-nos nas redes sociais

Baixo Alentejo

Operação Castor: Autoridades encerram estabelecimentos e aplicam mais de 100 multas em Odemira

Publicado há

no dia

gnr

O Comando Territorial de Beja (CTBeja) realizou, com o apoio da ACT, ASAE, SEF e SS, a Operação Castor com particular incidência na localidade de São Teotónio, concelho de Odemira.

O objetivo desta operação de fiscalização foi sensibilizar os condutores para a temática da segurança rodoviária e assegurar o cumprimento das normas legais por parte dos proprietários e dos exploradores de estabelecimentos naquela localidade.

Como resultado da ação policial, foram elaborados 32 autos de contraordenação de âmbito rodoviário e 71 autos de contraordenação de âmbito de polícia geral. Além disso, foram suspensas as atividades de dois estabelecimentos de restauração e de bebidas, culminando no encerramento dos mesmos por parte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

A operação contou com a participação de 53 militares das diversas valências do Comando Territorial de Beja, que tiveram o apoio da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Segurança Social (SS).

O Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Beja destacou que este tipo de operações é fundamental para garantir a segurança e o cumprimento das normas legais, em benefício de todos os cidadãos.

Baixo Alentejo

ESTE – Estação Teatral apresenta “Os Três Mosqueteiros” em São Teotónio

Publicado há

no dia

por:

Este domingo, dia 19 de março, a companhia de teatro ESTE – Estação Teatral apresenta “Os Três Mosqu3teiros” na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio. A peça tem início pelas 18h00 e é uma das iniciativas culturais promovidas no âmbito da programação DESASSOSSEGA.

A peça narra as aventuras de D’Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, que procura tornar-se num dos célebres mosqueteiros. A ESTE – Estação Teatral promete uma atualização da obra para um contexto moderno, baseando-se na desconstrução/construção e descoberta dos mecanismos cénicos para dar forma a esta sinfónica aventura.

A iniciativa é promovida pela autarquia local e integra a programação cultural DESASSOSSEGA. Não perca esta oportunidade única de assistir a um espetáculo de teatro inovador, que promete encantar miúdos e graúdos.

Continuar a ler

Portugal

Campeonato de Portugal: Futebol Clube Serpa enfrenta Lusitano de Évora neste domingo

Publicado há

no dia

por:

futebol

O Futebol Clube Serpa recebe este domingo o Lusitano de Évora em partida da 3ª jornada do Campeonato de Portugal. Será um jogo muito complicado para a equipa da casa, uma vez que o Lusitano de Évora é a atual segunda classificada da Série D.

O treinador do Futebol Clube Serpa, João Daniel Rico, afirmou que o objetivo da equipa de manter a sua posição no campeonato se mantém “intacto”. O Serpa encontra-se atualmente na 8ª posição da tabela, com um ponto conquistado.

A partida terá lugar no Estádio Municipal de Serpa e espera-se um grande espetáculo de futebol. As duas equipas vão dar o seu melhor para conquistar os três pontos em disputa e subir na tabela classificativa.

Para os adeptos do futebol, será um domingo de grande emoção, com muitos jogos a decorrer em todo o país. A 3ª jornada do Campeonato de Portugal promete ser uma das mais emocionantes desta temporada.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Cantor mourense Miguel Moura lança primeiro álbum de originais ‘Quem Sou Eu’

Publicado há

no dia

miguel moura

foto: Reprodução/Instagram

O cantor mourense Miguel Moura está prestes a lançar o seu primeiro álbum de originais, intitulado “Quem Sou Eu”. Este trabalho promete ser uma viagem pelas raízes do artista, retratando a sua transformação enquanto homem e os sacrifícios feitos pelo sonho de cantar, como fica patente no seu primeiro single “Tenho de Abalar”.

O álbum, que mescla o fado com a música pop ligeira, inclui alguns temas já conhecidos do público, como “Amor Maior”, “Andei Sozinho” e “Nossa Senhora do Carmo”, assim como uma versão do tema “Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa.

O lançamento do primeiro álbum de originais de Miguel Moura terá lugar hoje em Moura, no Cine-Teatro Caridade, a partir das 21:30, e contará com a apresentação de Jorge Gabriel. As entradas para o evento foram gratuitas, mas sujeitas a reserva antecipada, tendo esgotado rapidamente.

Miguel Moura é um cantor com um percurso notável, tendo participado em vários programas de televisão e em diversos concertos e festivais. Com um estilo próprio e uma voz marcante, Miguel Moura tem conquistado cada vez mais fãs em todo o país e espera agora afirmar-se definitivamente com o lançamento do seu primeiro álbum de originais.

O Cine-Teatro Caridade é um espaço emblemático em Moura, com uma longa história na promoção e difusão da cultura na região. Com uma programação diversificada, que inclui cinema, teatro, música e outras atividades culturais, o Cine-Teatro Caridade é um dos principais espaços culturais do Alentejo.

O lançamento do álbum “Quem Sou Eu” de Miguel Moura promete ser um momento único e emocionante, que irá marcar o início de uma nova etapa na carreira deste talentoso cantor mourense.

Continuar a ler

Portugal

Alqueva forneceu mais água para rega em 2022 do que no ano anterior

Publicado há

no dia

por:

Alqueva

De acordo com um relatório divulgado hoje pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a quantidade de água fornecida para rega pelo Sistema Global do Alqueva aumentou em 2022, face ao ano anterior. O relatório revela que o volume de água fornecido aos clientes da EDIA em 2022 foi de 516.585.724 metros cúbicos (m3), um aumento de cerca de 15% em relação a 2021.

O maior volume, na ordem dos 363.223.570 m3, destinou-se aos beneficiários dos perímetros do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e regantes precários. A EDIA nega que este aumento esteja relacionado com a seca que afetou a região, argumentando que os valores de precipitação em 2021 e 2022 foram bastante próximos. A empresa aponta como possíveis motivos para este aumento a entrada em velocidade de cruzeiro dos novos olivais e amendoais, aumento da área inscrita e desfasamento entre os períodos de precipitação e a fase das culturas.

Os perímetros de rega confinantes ao EFMA também receberam mais água proveniente do Alqueva, tendo recebido no ano passado 105.677.593 m3 de água, mais cerca de 230% do que no ano anterior. A EDIA atribui este aumento em parte à seca que afetou a região e à necessidade de armazenar mais água, uma vez que se perspetivava um aumento significativo na tarifa da água para 2023.

No total, a área regada pelo Alqueva, através do EFMA e dos perímetros confinantes, foi de cerca de 151 mil hectares. Além disso, o Sistema Global do Alqueva forneceu cerca de 27 milhões de m3 de água para captações diretas, quase 11 milhões de m3 para abastecimento industrial e quase 9,7 milhões de m3 para abastecimento público às populações. Nesta última vertente, 162.868 clientes de 13 municípios dos distritos de Beja e Évora foram fornecidos pelo Alqueva, através da empresa Águas Públicas do Alentejo, ligada ao Grupo Águas de Portugal.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS