Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do matador de touros, José Trincheira

Publicado há

no dia

Jose Trincheira

Esta sexta-feira, dia 25 de novembro, o parlamento aprovou o voto de pesar pelo falecimento de José Trincheira, mais conhecido como “leão do Alentejo”, apresentado pelo Partido Chega.

Segundo o avançado pelo Touro e Ouro, com os votos contra do PAN e as abstenções do Bloco de Esquerda e de doze deputados do PS, o voto de pesar foi aprovado pelos restantes.

Voto de pesar pelo falecimento de José Trincheira

José Trincheira, antigo matador de touros, carinhosamente apelidado pelos seus seguidores como “o Leão do Alentejo”, nasceu em Borba a 6 de setembro de 1935, tendo-se transformado, através de uma carreira dilatada e de sucesso, num dos mais importantes e famosos matadores de touros portugueses.

Tendo grande ligação a Vila Viçosa, lá nasceu a sua grande paixão pela tauromaquia, tendo em 1954 ingressado na escola Arena, de Lisboa, então dirigida pelos toureiros Júlio Procópio, Augusto Gomes Júnior e Sebastião Saraiva onde se iniciou na arte de tourear a pé.

Em junho de 1955, apresentou-se como novilheiro aspirante na Praça de Touros de Santa Eulália, com assinalável êxito, seguindo-se a apresentação em Espanha no ano seguinte, na Praça de Olivença. Já em 1957 toureia pela primeira vez em Sevilha, voltando a obter actuações de assinalável e fino corte.

O profissionalismo chegaria no ano de 1958, tendo recebido a alternativa de Matador de Touros na Praça de Cáceres, sendo seu padrinho Cesar Girón e testemunha do acto Manolo Segura na lide de touros de Pablo Romero. A 7 de Agosto de 1966 confirmou a sua alternativa em Madrid, sendo desta feita seu padrinho José Luís Barreto e testemunha, “El Puri”, perante touros de Francisca Sanchez.

Após vários anos no activo, tendo toureado nos quatro cantos do mundo que compreendem a geografia taurina mundial e tendo ficado célebre a forte competição que manteve durante bastante tempo com o igualmente falecido matador de toiros José Júlio, o fim da sua carreira dar-se-ia onde o gosto pela mesma, décadas antes, despontara, despedindo-se em Vila Viçosa, a 12 de setembro de 1999.

José Trincheira tinha 87 anos e faleceu em Serpa, na noite do passado dia 22, localidade onde se encontrava depois de ter sido recentemente submetido a uma cirurgia ao coração.

Pelo exposto, reunida em sessão plenária, a Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de José Trincheira e transmite as mais profundas condolências aos seus familiares e amigos.

Baixo Alentejo

LOS ROMEROS, ANA MALHOA E D.A.M.A. atuam no Festival Sabores do Borrego

Publicado há

no dia

por:

434188888 819604900195038 6086577799297490786 n

Está prestes a começar mais uma edição do tão aguardado Festival Sabores do Borrego, um marco anual que atrai a comunidade rural e visitantes de todas as partes do país para o Largo da Feira, em Castro Verde. De 28 a 30 de março, este local será palco de três dias de festa e animação, oferecendo um programa repleto de atividades diversificadas que celebram a identidade local e destacam a riqueza do setor pecuário, além de proporcionar momentos de cante alentejano, música popular e concertos.

A partir de amanhã, 28 de março, os holofotes estarão virados para o trio LOS ROMEROS, que terá a missão de abrir o festival com um espetáculo cheio de energia. Com suas sonoridades de rumba e flamenco, acompanhadas por uma voz feminina poderosa e uma banda brilhante, prometem uma atuação imperdível.

Na noite de sexta-feira, 29 de março, é a vez da diva camaleónica portuguesa, ANA MALHOA, subir ao palco. Com mais de 30 anos de carreira e uma lista interminável de sucessos, Ana Malhoa promete encantar o público com hits como “Sube la Temperatura”, “Encaixa, Baby, Encaixa”, “Que Viva La Vida” e “Tá Turbinada”.

O encerramento em grande estilo acontecerá no sábado, dia 30, com a presença dos D.A.M.A., um grupo conhecido pela sua empatia com o público e pela energia contagiante das suas músicas. Interpretando êxitos como “Às Vezes”, “Oquelávai” e “Não Dá”, prometem fazer do último dia do festival uma celebração memorável.

Paralelamente aos concertos, os ritmos quentes do quizomba, música popular e brasileira serão trazidos pela dupla Emanuel Martins & Tânia (quinta-feira), Manel João (sexta-feira) e Tomás Faísca (sábado), garantindo que a festa continue até altas horas da noite.

O Festival Sabores do Borrego é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Campo Branco – Agrupamento de Produtores Agroecuários, com o patrocínio da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar. Prepare-se para três dias de sabor, música e muita diversão!

Continuar a ler

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz: Acidente deixa jovem de 25 anos em estado crítico

Publicado há

no dia

por:

inem

Um acidente grave ocorrido na noite de quarta-feira, na Estrada Nacional 256, na área de Monte do Corval, em Reguengos de Monsaraz, deixou um homem de 25 anos em estado grave.

A vítima foi prontamente transportada para o Hospital de Évora.

O incidente, que envolveu uma colisão entre um veículo ligeiro e uma motocicleta, ocorreu por volta das 21 horas, levando ao corte temporário do trânsito em ambos os sentidos para proceder à limpeza da via. Por volta das 23 horas, uma das vias foi reaberta, permitindo a circulação alternada.

No local do acidente estiveram presentes elementos dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Évora e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Continuar a ler

Gastronomia

Chamusca: Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos foi um sucesso

Publicado há

no dia

por:

image010 2

A 2ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos encerrou com chave de ouro, deixando um sabor inigualável nos milhares de visitantes que se deliciaram ao longo de três dias de verdadeira festa gastronómica.

Com uma adesão massiva, o evento recebeu mais de 4 800 visitantes provenientes de diversas regiões do país ávidos por degustar mais de 13 variedades de sopas típicas ribatejanas. Entre as iguarias oferecidas estavam a sopa de carneiro com feijão verde, sopa de agrião, sopa de arroz com tripas, sopa de fraca do campo, canja, sopa do campo (entulho), sopa de cogumelos, sopa d’aldeia, couve com feijão, caldo verde, sopa de peixe e sopa de pedra, sopa de grão com massa, todas confecionadas pelas associações, coletividades, freguesias e uniões de freguesia do Concelho, utilizando produtos endógenos da região chamusquense.

Ao todo, foram servidos mais de 1 500 litros de sopa ao longo dos três dias do certame, um aumento notável em relação ao ano anterior, o que demonstra o crescente interesse e apreciação por esta tradição gastronómica.

No último dia do festival, a Confraria de Gastronomia do Ribatejo teve a tarefa de provar e avaliar as sopas presentes, premiando os destaques deste festival de sabores. A sopa de cogumelos, da União de Freguesias da Parreira, conquistou o 1º lugar, seguida pela sopa de carneiro com feijão verde, da empresa Carpintaria Mário, que manteve o 2º lugar pelo segundo ano consecutivo, e pela sopa d’Aldeia, do Centro Cultural do Semideiro, que ficou com o 3º lugar.

Além das sopas, os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar alguns petiscos tradicionais, como carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau, complementando assim a experiência gastronómica única que o festival proporcionou.

O Festival das Sopas Ribatejanas é uma iniciativa conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, com o objetivo de promover e valorizar as sopas ribatejanas, contando com a colaboração de associações, coletividades e agentes económicos do Concelho.

A próxima edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos já tem data marcada, regressando em 2025, de 21 a 23 de março, prometendo mais uma vez proporcionar momentos memoráveis aos amantes da boa gastronomia.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Mercadinho de Artesanato na celebração da Páscoa em Serpa

Publicado há

no dia

por:

434145571 802752451897862 5564848467601736375 n 1

Prepare-se para uma verdadeira festa de criatividade e talento no Mercado Municipal de Serpa, de 29 a 31 de março, das 9h00 às 18h00. O Mercadinho de Artesanato promete encantar os visitantes com uma seleção diversificada de produtos artesanais, reunindo mais de 20 expositores de todo o país.

Uma Viagem pelo Artesanato Contemporâneo

No Mercadinho de Artesanato, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma vasta gama de peças únicas e originais, produzidas por artesãos talentosos. Desde bijuteria e croché, passando pela costura criativa, velas, mel, empanadas, rissóis, croquetes e outras produções artesanais, haverá algo para todos os gostos e preferências.

Promovendo a Criatividade Local

Esta iniciativa, integrada nas Festas da Páscoa, é promovida pelo Município de Serpa com o objetivo de destacar e promover o trabalho criativo dos artesãos contemporâneos. É uma excelente oportunidade para os visitantes comprarem diretamente aos artífices, conhecendo as histórias por trás de cada peça e contribuindo para o estímulo da economia local e do comércio de proximidade.

Artesãos em Destaque

Entre os artesãos inscritos para este evento, destacam-se nomes como Maria Mestre, Atelier da Nandinha, Acrescenta um Ponto/Matilde Filipe, Joaquim Filipe, Tirana, Alquimia da Costura, Nélia Palma (Ateliê Bibelot), Rita Coelho, Vera Galamba Guerreiro, Zdenka Ruivo, Sofia Morganheira, Mimos da Tiaana, KIKI Empanadas Caseiras, Apiserpa, Pó da Serra/Tóia Gomes, Cesaltina Milho, Trapinhos da Maria, JEmArt, Maria da Guadalupe Soares, Anabela Nunes, Associação Miau – Gatos de Rua de Serpa e Graciana Ramos.

Não perca esta oportunidade única de celebrar a criatividade e a cultura local em Serpa. Visite-nos no Mercado Municipal e descubra o que de melhor se faz no artesanato contemporâneo português!

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.979)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.603)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.826)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.117)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.494)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.963)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS