Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Páscoa com boas vendas de borrego do Alentejo, sem esquecer pandemia

Publicado há

no dia

pascoa1

As vendas de borrego produzido no Alentejo, nesta Páscoa, estão a superar as do ano passado, em quantidade e preço, mas há produtores que ainda se queixam de “marcas” no setor, devido à pandemia de covid-19.

A coordenadora do Agrupamento de Produtores Pecuários do Norte Alentejano – Natur-al-Carnes, Maria Vacas de Carvalho, indicou à agência Lusa que as vendas no distrito de Portalegre “estão melhores” do que na Páscoa do ano passado, já marcada pelo covid-19.

Contudo, ainda estão longe dos anos anteriores, antes de a pandemia surgir no “mapa”.

“As vendas estão melhores em relação ao ano passado, mas não está a ser um ano espetacular, não está fantástico. Não está como era normal”, afiançou.

As exportações têm dado uma “grande ajuda” ao setor, segundo a responsável, que assinalou que a principal dificuldade são as vendas que a Natur-al-Carnes efetua com as grandes superfícies e talhos.

“Aí sim, é que sentimos essa dificuldade, porque quem compra quer sempre ‘esmagar’ o preço, as famílias estão sem dinheiro para bens alimentares”, lamentou.

Apesar deste problema, o preço do borrego “está melhor”, face a 2020, uma vez que, nessa altura, foi “muito complicado”, porque foi nesta altura do ano que começou a pandemia, comparou.

“Se a Páscoa fosse dentro de 15 dias seria bastante melhor, porque os borregos ainda estão muito pequenos”, afirmou também Maria Vacas de Carvalho, referindo que, no caso da Natur-al-Carnes, a média do preço por quilo de borrego vivo ronda os 3,27 euros.

Mais a sul, no distrito de Beja, a venda de borregos “tem corrido de forma excelente” nesta época, garantiu à Lusa António Lopes, presidente do conselho de administração do agrupamento de produtores Carnes do Campo Branco, com sede em Castro Verde.

De acordo com este responsável, nesta Páscoa, “tem aumentado a procura” por borregos e os valores pagos aos produtores “têm estado mais altos” do que nos anos anteriores, variando entre os “3,00 e os 3,20 euros por quilo”.

Do Campo Branco, região que abrange os concelhos de Castro Verde e Almodôvar e parte dos de Aljustrel, Mértola e Ourique, estão a sair borregos para o mercado nacional, mas também para destinos como Israel ou, desde a saída do Reino Unido da União Europeia, Itália e Alemanha, indicou.

“Se tivéssemos mais animais, mais vendíamos”, frisou o presidente da Carnes do Campo Branco, agrupamento que vende uma média de 10 mil borregos por ano.

O presidente do agrupamento reconheceu ainda que a pandemia “não está a afetar o setor” e até “tem valorizado alguns produtos”, como é o caso do borrego.

Também no distrito de Évora as vendas correram “mesmo muito bem” no período que antecedeu a Páscoa, sobretudo “pela exportação”, mas “também pelo consumo a nível local”, disse à Lusa António Camelo, da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo (APORMOR).

Apesar de “muita procura”, a oferta também foi elevada e acabou por ser “tudo vendido a bons preços”, pelo que a pandemia “não se refletiu propriamente” no setor, acrescentou.

“Fizemos dois leilões este mês, a adesão foi grande e os preços elevados. Foram vendidos cerca de 5.500 animais por uma média de 90 a 100 euros por animal com 30 quilos. O preço não foi superior ao do ano passado, mas igualou”, quantificou o responsável.

Desta forma, “os preços mantiveram-se altos nesta altura do ano, tanto no ano passado como agora”, apesar de também em 2020 a época da Páscoa já ter sido vivida em pandemia, o que tem sempre alguma influência no consumo da carne de borrego.

“A pandemia vem sempre influenciar porque os restaurantes estão fechados e, obrigatoriamente, há menos consumo. Mas não se reflete nas vendas, porque uma grande parte ou a maior parte dos animais são para exportação”, comentou António Camelo.

Lusa

Alentejo Central

Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz é inaugurada este sábado

Publicado há

no dia

por:

Feira do Livro 2023 1

Entre os dias 20 e 28 de abril, o Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz acolherá a 25.ª edição da Feira do Livro, um evento imperdível para os amantes da literatura e da cultura. Com uma vasta programação que inclui atividades para todas as idades, esta feira promete oferecer uma experiência enriquecedora aos visitantes.

A abertura oficial está marcada para este sábado às 15h30, seguida pela inauguração da exposição “Vida e Obra de Alexandre O’Neill”, em homenagem ao centenário do seu nascimento. Para animar a tarde, contaremos com a atuação de Hugo Soft. Ao longo dos dias, os visitantes terão a oportunidade de participar em várias atividades, desde oficinas para crianças até apresentações literárias e musicais.

No dia 21 de abril, por exemplo, destaca-se a apresentação do primeiro livro de poesia de João Arronches, “Sonhos, Amores e Liberdade”, com a presença de Manuel Sérgio e Maria José Moniz. À tarde, o auditório municipal será palco de uma homenagem aos grandes nomes da literatura surrealista portuguesa: Alexandre O’Neill, Mário-Henrique Leiria e Mário Cesariny de Vasconcelos.

A diversidade de atividades continua ao longo da semana, com espetáculos de teatro, música e dança, como a apresentação de “T’Ulisses” pela companhia AtrapalhArte e o concerto do Ensemble de Clarinetes da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

Destaque ainda para eventos interativos e educativos, como o “Circo Matemático”, uma iniciativa inovadora que explora a matemática de forma divertida, e oficinas de ilustração para os mais novos.

No dia 27 de abril, a palestra de Rui Amendoeira sobre “Camões no contexto do século XVI português” promete oferecer uma visão fascinante sobre o icónico poeta português.

A presença da escritora Isabel Stilwell na Feira do Livro será, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados. No Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal, Isabel Stilwell irá conversar com os seus leitores, partilhando experiências e ideias sobre os seus livros e a sua carreira literária.

Esta 25.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz é uma oportunidade única para celebrar a literatura, a arte e a cultura num ambiente acolhedor e inspirador. Não deixe de marcar presença e desfrutar de uma semana repleta de atividades culturais para toda a família. A entrada é livre e todos são bem-vindos a participar nesta festa da palavra e da criatividade.

Continuar a ler

Alto Alentejo

1º Encontro de Música Popular Portuguesa no Crato

Publicado há

no dia

por:

Crato 1 Encontro de Musica Popular Portuguesa do Concelho

Este sábado, o Centro Cultural de Gáfete será palco do 1º Encontro de Música Popular Portuguesa do Concelho do Crato, um evento organizado pela Câmara Municipal do Crato em colaboração com o Grupo Coral “Gáfete a Cantar”. A festa terá início às 15 horas e promete celebrar a riqueza e a diversidade da música popular portuguesa.

O evento contará com a participação entusiasmante de diversos grupos musicais da região, cada um trazendo consigo o seu próprio estilo e tradição. Entre os grupos confirmados estão o Grupo da Barquinha Saudosa de Vila Nova da Barquinha, o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim, o Grupo de Música Popular Portuguesa “Voz Amiga” da Terrugem, o Grupo Confraria da Música de Vale do Peso e, claro, o anfitrião Grupo Coral “Gáfete a Cantar”.

Este encontro musical histórico não seria possível sem o apoio crucial da Junta de Freguesia de Gáfete e do Centro Cultural local, que generosamente se associaram ao evento, destacando o valor da cultura popular e da música tradicional como elementos fundamentais da identidade local.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Feira do Livro de Moura apresenta exposição de banda desenhada sobre “A Censura na BD”

Publicado há

no dia

por:

cartaz divulgacao scaled

No próximo domingo, dia 21 de abril, a Feira do Livro de Moura terá uma atração especial com a inauguração da exposição “A Censura na BD”, que revisita um período em que as histórias em quadrinhos eram alvo de censura em Portugal.

A exposição é baseada em uma série de artigos escritos pelo investigador Carlos Gonçalves na rubrica “Correio da BD”, e traz à luz os tempos em que as “Histórias aos Quadradinhos” eram submetidas ao lápis azul da censura, com imagens, textos e nomes de personagens alterados (como o caso do famoso aviador inglês Battler Britton, conhecido em Portugal como “Major Alvega”).

Composta por dezoito painéis, esta exposição é uma produção conjunta da Câmara Municipal de Moura, do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) e do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD).

A exposição estará em exibição em Moura, de 21 a 29 de abril, no Cine-Teatro Caridade, antes de seguir para Viseu, onde será inaugurada na Feira de São João em agosto. Posteriormente, será apresentada na sede do CPBD, na Amadora, em uma data a ser anunciada.

Além da exposição, no dia 27 de abril às 14h45, o Professor António Martinó irá proferir uma palestra sobre o tema “Razões e Efeitos da Censura nos Quadradinhos” em Moura.

Este ano, que marca os cinquenta anos da Revolução dos Cravos, esta exposição e palestra proporcionam uma oportunidade importante para visitar e refletir sobre um período crucial da história da banda desenhada em Portugal.

Não perca esta oportunidade de conhecer mais sobre a influência da censura na arte das histórias em quadrinhos e o seu impacto na cultura portuguesa.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Castro Verde: Abertas inscrições para o concurso “Castro Florido 2024”

Publicado há

no dia

por:

image006

A Câmara Municipal de Castro Verde lança mais uma edição do Concurso “Castro Florido 2024”, desta vez com destaque para a categoria “Rua Mais Florida”, promovendo a participação conjunta e os projetos de vizinhança.

Nesta edição, que decorre entre 13 de maio e 15 de junho de 2024, o concurso desafia os residentes, comerciantes, prestadores de serviços e outros ocupantes a embelezarem coletivamente uma rua, avenida, travessa, largo ou praça em Castro Verde.

As inscrições para participar neste concurso estão abertas até 30 de abril de 2024 e podem ser feitas online através do link https://inqueritos.cm-castroverde.pt/index.php/653494…, no Centro de Artes e da Viola Campaniça ou nas sedes das Juntas de Freguesia de Entradas, Santa Bárbara de Padrões, São Marcos da Ataboeira e Casével.

Os concorrentes têm a oportunidade de disputar prémios atrativos, com o primeiro lugar a receber 750€, o segundo lugar 400€ e o terceiro lugar 250€.

Podem participar neste concurso todos os residentes ou ocupantes de imóveis dentro do perímetro urbano de Castro Verde e nas localidades das freguesias rurais, tanto individualmente como coletivamente, desde que sejam representados por um mínimo de 3 participantes.

O Concurso “Castro Florido” foi criado em 2021 com o objetivo de incentivar os munícipes a contribuir para o embelezamento do espaço público, decorando portas, janelas, varandas e sacadas com flores. Esta iniciativa visa tornar as localidades do concelho de Castro Verde mais bonitas e atrativas, promovendo o sentido de comunidade e o cuidado com o ambiente urbano.

Participe nesta iniciativa e ajude a florir e a colorir as ruas de Castro Verde, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e acolhedor para todos os que vivem e visitam esta bela região do Alentejo.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.989)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.614)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.837)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.136)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.506)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.981)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS