Siga-nos nas redes sociais

Tauromaquia

Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado

Publicado há

no dia

Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.

Portugal

Temporada Tauromáquica de 2023 arranca amanhã em Mourão

Publicado há

no dia

por:

Toiro foto frederico henriques

© Frederico Henriques

Como é tradicional, a temporada tauromáquica em Portugal abre com dois Festivais Taurinos solidários em Mourão (Alentejo) nos dias 1 e 4 de Fevereiro, depois de uma temporada de 2022 que registou um grande crescimento de touradas e espectadores.

Arranca amanhã a temporada tauromáquica portuguesa em Mourão (Alentejo), como é tradicional, com o primeiro dos dois festivais taurinos que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Uma Feira Taurina de alta qualidade organizada pelo ganadeiro Dr. Joaquim Grave, com os lucros a reverterem a favor do Abrigo Infantil local.

Espera-se, uma vez mais, duas praças cheias nesta “romaria” que todos os anos leva milhares de aficionados portugueses e espanhóis a este município situado nas margens da barragem de Alqueva.

A 1 de Fevereiro (feriado local) a partir das 15h vão lidar-se seis novilhos da ganadaria de António Brito Paes e em praça vão estar os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, o novilheiro luso Diogo Peseiro, o espanhol Erik Oliveira e o novilheiro praticante Gonçalo Alves, que no ano passado triunfou em Bilbao. As primeiras pegas desta temporada caberão aos Forcados Amadores de Monsaraz.

No próximo sábado, dia 4, realiza-se um Festival com grandes nomes portugueses e espanhóis. A partir das 15h, lidam-se seis novilhos de Murteira Grave para Luís Rouxinol Jr e António Telles filho (praticante). Na lide a pé vão actuar os matadores de toiros Domingo López Chavez, Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (um dos triunfadores de Madrid em 2022) e Manuel Caballero (novilheiro). Pegam os Forcados Amadores de Santarém.

Segundo Helder Milheiro, Secretário-Geral da Protoiro “Depois dos grandes resultados da temporada de 2022, que registou um aumento significativo de touradas e espectadores, a expectativa para esta temporada é grande. Esperamos que seja um ano cheio de grandes performances artísticas e de muito público. Estão todos convidados a irem às praças de toiros e a desfrutarem da mais genuína cultura e arte portuguesas.”

Recorde-se que em 2022 realizaram-se 191 espectáculos tauromáquicos (face aos 121 em 2021), obtendo 375.200 espectadores (face aos 182.600 em 2021) mais que duplicando o público em relação a 2021.

A temporada tauromáquica abre a 1 de Fevereiro em Mourão e termina habitualmente a 1 de Novembro no Cartaxo.

fonte: Protoiro

Continuar a ler

Alentejo

Toiros com Arte anuncia o retorno em grande estilo do toureio em Portalegre

Publicado há

no dia

por:

6f593043 3482 497d 8b4d 064fda267b2a

A empresa Toiros com Arte está empolgada em anunciar o retorno dos touros em força à cidade de Portalegre no próximo dia 27 de maio. Após o sucesso da corrida da Feira das Cebolas em setembro, a empresa está animada para oferecer aos fãs de toureio um espetáculo digno do papel de relevo que Portalegre tem no panorama taurino nacional.

A praça José Elias Martins será o palco para uma corrida que promete marcar a temporada de 2023, com quatro das maiores figuras do toureio a cavalo lidando com oito touros de duas ganadarias de renome. As pegas serão realizadas por dois grupos de forcados emblemáticos, e a empresa promete fornecer detalhes adicionais em breve sobre esta corrida histórica.

Os fãs de toureio em Portalegre e na região estão animados para ver este espetáculo icônico, e a Toiros com Arte está ansiosa para proporcionar uma experiência inesquecível aos espectadores. Não perca esta oportunidade de ver algumas das maiores figuras do toureio a cavalo e touros de qualidade em ação na praça José Elias Martins no próximo dia 27 de maio.

Continuar a ler

Alentejo

Adiada a alternativa de Diogo Peseiro

Publicado há

no dia

por:

peseiro

O jovem novilheiro Diogo Peseiro está atualmente num impasse, depois de as coisas “se terem complicarem” com relação à alternativa como matador de touros. Peseiro tinha a alternativa apalavrada para Julho na Feira de Ceret, em França, onde tem uma grande grupo de fãs, seguida de uma corrida numa importante feira taurina portuguesa em agosto, onde se apresentaria como matador de touros.

No entanto, a empresa de Ceret anunciou Peseiro como cabeça de cartaz da novilhada de sua feira, violando o acordo que havia sido estabelecido para que ele recebesse sua alternativa em uma das corridas de touros. Como resultado, o apoderado de Peseiro, Maurício Vale, teve que comunicar o fato à empresa portuguesa, e a apresentação de Peseiro no seu país como matador também foi cancelada.

“Neste momento, dado essas mudanças inesperadas, estamos estudando outros cenários e outras possibilidades para a alternativa”, disse Vale, parecendo desanimado com o que aconteceu e que alterou os planos que haviam sido estabelecidos há algumas semanas.

Enquanto isso, os fãs de Peseiro esperam ansiosamente por novidades sobre sua alternativa e futura carreira como matador de touros. Vamos acompanhar de perto esta história e fornecer atualizações conforme mais informações se tornarem disponíveis.

Continuar a ler

curiosidades do mundo

“El Cordobés”, Voltou a tourear aos 87 anos

Publicado há

no dia

por:

el cordobes manuel benitez

Manuel Benítez, conhecido como “El Cordobés”, voltou a tourear com 87 anos de idade. Ele aparece em um vídeo compartilhado no Twitter pelo toureiro Pepe Luís Vargas toreando uma novilha, mesmo com a idade avançada. Isso acontece na fazenda de Ramón Sánchez. Benítez é conhecido por ser um fenômeno de massa e ainda é atraente socialmente cada vez que fala. Em 2021, ele falou em sua cidade, Córdoba, e ainda ecoam os comentários sobre sua vontade de lutar contra o câncer lutando contra touros com 85 anos de idade. Benítez é o “Quinto califa” do toureio, após Lagartijo, Guerrita, Machaquito e Manolete.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS