Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Central

Redondo: Detido por tráfico de estupefacientes

Publicado há

no dia

GNR 3

O Núcleo de Investigação Criminal de Évora deteve esta sexta-feira um homem de 38 anos no concelho do Redondo, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A investigação, que durou cerca de dois meses, apurou que o suspeito utilizava a própria casa como centro de produção de canábis, desde a fase de plantação até ao acondicionamento para venda.

Após cumprimento de mandado de busca domiciliária, foram apreendidos 314 plantas de canábis, 18 caixas de acondicionamento, 14 lâmpadas de aquecimento, 14 recipientes com produtos químicos, 13 extratores, 11 ventoinhas, entre outros materiais destinados ao cultivo e comercialização do produto estupefaciente.

O detido encontra-se nas instalações da Guarda Nacional Republicana e será presente amanhã, 18 de março, no Tribunal Judicial de Redondo.

Alentejo Central

Quase metade das crianças do 1.º ciclo em Évora apresenta sinais de perturbações do sono, e só 10% dos pais sabem

Publicado há

no dia

por:

SONO

foto: Reprodução/Pexels

Quase metade das crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico no concelho de Évora apresenta sinais de perturbações do sono, revela um estudo desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade de Évora (UÉ). O trabalho, que teve como população-alvo todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo nas escolas públicas e privadas do concelho de Évora, concluiu também que apenas 10% dos pais têm consciência desta situação.

De acordo com o estudo, mais de um quarto das crianças (28%) dorme menos do que o tempo recomendado, que são nove horas e meia por noite, e o sono insuficiente está associado a hábitos como o de ir dormir tarde, ter dificuldade em adormecer sozinho e ficar a ver televisão e outros ecrãs antes de dormir. Por outro lado, as crianças que praticam atividade física durante pelo menos 60 minutos todos os dias têm melhor qualidade de sono.

O trabalho, que monitorizou a evolução dos hábitos de sono e de atividade física e desportiva de cada criança num período de quatro anos, de 2018 a 2022, foi desenvolvido por um grupo de investigadores do Departamento de Matemática e do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da UÉ, em colaboração com representantes da Câmara de Évora, Hospital do Espírito Santo de Évora, Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e agrupamentos de escolas do concelho.

O estudo concluiu que o problema do sono insuficiente é um problema de saúde pública e é imperativo atuar ao nível da prevenção e alertar encarregados de educação e professores para a importância desta temática. A perturbação do sono tem um forte impacto na capacidade de aprendizagem, comportamento, humor e qualidade de vida das famílias.

Continuar a ler

Portugal

Marta Prates vai apresentar a Missão Mais pelos Jovens do concelho de Reguengos de Monsaraz

Publicado há

no dia

por:

Missao Mais pelos Jovens scaled

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar no dia 22 de março, às 18h, a Missão Mais pelos Jovens, com a estratégia municipal de apoio aos jovens do concelho. A autarca vai explicar na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz o compromisso da gestão autárquica, que visa a execução de políticas e ações para os cidadãos.

Marta Prates considera que “a desertificação do interior, com o abandono dos jovens das suas raízes, é um dos maiores problemas demográficos e de perda identitária deste século em Portugal. A falta de perspetivas de um futuro risonho tem tornado o fluxo migratório para o litoral uma constante difícil de travar e a atual conjuntura económica, fruto da guerra na Europa, vem aumentar as dificuldades para os jovens no seu começo de vida ativa profissional, académica e familiar”.

A autarca afirma que “a estratégia de apoios a apresentar irá, de modo racional, ser impactante no dia a dia de muitos casais e indivíduos jovens que hoje, cada vez mais, sentem dificuldades de realizar os seus projetos de vida em Reguengos de Monsaraz. Temos a obrigação de os apoiar e de os incentivar a progredirem na sua terra, nas suas raízes, tornando este território muito mais atrativo e seguro”.

Continuar a ler

Alentejo Central

Montemor-o-Novo assinala Dia Nacional dos Centros Históricos

Publicado há

no dia

por:

Post centros historicos Geral

O Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado a 28 de março mas, em Montemor-o-Novo, as comemorações começam antes, afigurando-se como uma excelente oportunidade para conhecer a fundo o património concelhio.

No dia 25 de março, tem lugar a visita guiada ‘Altares do Centro Histórico’, com Filomena Caetano e Gonçalo Lopes, com início às 9h30, a partir da Ermida da Nossa Senhora da Paz, com inscrições gratuitas mas limitadas e obrigatórias em turismo@cm-montemornovo.pt ou| 266 898 103.

Para além desta visita, destacam-se as entradas gratuitas no Centro Interpretativo do Castelo (25, 26 e 28 de março) e no Convento de São Domingos – Núcleo Museológico (28 de março).

Patente no Arquivo Municipal, de 27 de março a 7 de abril, estará a exposição documental ‘Conventos da Vila’.

Continuar a ler

Alentejo Central

Prepare-se para acertar os relógios

Publicado há

no dia

por:

relogio

Daqui a pouco mais de uma semana, os portugueses terão de acertar os relógios e dar uma atenção especial aos despertadores, pois a hora muda no domingo, dia 26 de março. Esta mudança acontece todos os anos, no continente e no arquipélago da Madeira, adiantando da 01h00 para as 02h00.

No entanto, no caso dos Açores, a mudança ocorre uma hora mais cedo, pelo que à meia-noite, os açorianos têm de alterar o relógio para as 01h00.

Esta mudança horária é objeto de debate todos os anos, especialmente pelos portugueses que, perante a perspetiva de dormir menos uma hora, pedem o fim da mudança que ocorre duas vezes por ano.

Em 2018, a União Europeia tentou avaliar o fim da mudança horária, após um inquérito favorável e de tanto a Comissão como o Parlamento Europeu terem aprovado a proposta. No entanto, o Conselho da União Europeia não deu uma posição favorável e os europeus terão mesmo de continuar a acertar os ponteiros.

Em Portugal, o primeiro-ministro mostrou-se favorável a continuar com a mudança bianual, considerando que “as pessoas estão satisfeitas com a solução” e que “não faz sentido” fazer uma alteração ao sistema horário português.

“Um dos defeitos da União Europeia é, às vezes, querer-se pôr a abrir discussões que são absolutamente desnecessárias a não ser para consumir energia, e muitas vezes é este tipo de coisas que acabam por irritar os cidadãos contra a União Europeia. E de facto, acho que a União Europeia devia ser mais seletiva naquilo em que se deve empenhar e deixar os diferentes Estados entenderem-se naquilo que não é essencial, até de uma posição comum na Europa”, disse António Costa, em 2019, numa entrevista ao Dinheiro Vivo e TSF.

O horário de verão termina a 29 de outubro, altura em que a hora voltará a atrasar, também às 01h00. Até lá, resta aos portugueses ajustarem-se à mudança horária e aproveitar o início da primavera, que se aproxima.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS