Portugal
Reguengos de Monsaraz será sede do Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo
O município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com a Universidade de Évora, a ATEVA (Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo) e a CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), anuncia um passo significativo para o setor vitivinícola da região: a constituição do Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo, com sede em Reguengos de Monsaraz. Este esforço conjunto tem como objetivo criar um espaço dedicado à pesquisa, inovação e desenvolvimento neste setor estratégico.
Os membros fundadores comprometeram-se a formar um grupo de trabalho que terá como responsabilidade delinear a visão, missão, objetivos, estatutos, modelo de governação, roadmap tecnológico e plano de ação deste centro.
Neste sentido, os parceiros envolvidos pretendem alargar este grupo inicial, convidando outras entidades a integrarem este projeto inovador. A primeira reunião do grupo de trabalho está marcada para o dia 27 de novembro, dando início às discussões e planeamento deste novo centro de excelência.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, expressou a importância estratégica deste projeto para o desenvolvimento local: “A atual gestão autárquica tem uma opção estratégica clara de desenvolvimento do concelho e de captação de quadros altamente qualificados para aumentar a potenciação de desenvolvimento de conhecimento para o principal setor económico do concelho, nomeadamente a vinha, a paisagem, o solo e a água.”
A autarca enfatizou que o objetivo inicial foi a criação de um polo de investigação no concelho e, após negociações com a Universidade de Évora, surgiu a ideia de estabelecer uma Unidade de Inovação e Desenvolvimento, conforme definido no regulamento do Portugal 2030, com vista à posterior certificação como Centro de Tecnologia e Inovação.
Marta Prates ressalta a relevância deste marco para a região, salientando a carência de um centro semelhante a sul do Tejo. Ela acredita que este novo centro poderá ser um polo de geração de conhecimento a serviço dos stakeholders, visando aprimorar e proteger a vitivinicultura, uma atividade tão nobre e geradora de riqueza para a região.
“A nossa visão é colocar o conhecimento ao serviço das pessoas, neste caso dos produtores de vinho do Alentejo”, conclui a Presidente da Câmara Municipal, realçando o compromisso deste projeto em beneficiar diretamente os intervenientes desta importante indústria regional.
Baixo Alentejo
Taça Concelhia de BTT 2024 encerra após cinco provas e consagra vencedores em Odemira
A 9.ª edição da Taça Concelhia de BTT terminou no concelho de Odemira, após uma série de cinco provas que decorreram entre março e outubro. O evento, dinamizado pelo Município de Odemira em parceria com cinco clubes locais, contou com a participação de 193 atletas, representando 19 equipas, que competiram em diferentes escalões na meia-maratona e maratona.
Os campeões da edição de 2024 foram conhecidos no dia 13 de outubro, na Longueira, com a última prova, a 14.ª Maratona “Entre o Rio e o Mar”, promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT “Os Duraizos”. Nos escalões principais da meia maratona, Carmelita António, da equipa Grupo de Btt “Os Marafades” / Skoda Alportil / CDCR Porto de Lago, conquistou o primeiro lugar nos masters femininos, enquanto João Martins, do Mirachoro Hotels Centro de Ciclismo de Portimão, foi o vencedor na categoria elites masculinos. Na classificação por equipas, a ADECT/CMSANTOS.PT alcançou a vitória.
Na maratona, Teresa Fernandes, da Duraizos BTT, sagrou-se campeã nos masters femininos, e João Carlos Dias, da Garra Onebike, ficou em primeiro nos elites masculinos. A classificação coletiva foi novamente liderada pela equipa ADECT/CMSANTOS.PT. Ao final da Taça, foram atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados de cada categoria e por equipas, tanto na meia-maratona quanto na maratona. A pontuação final foi baseada no somatório dos pontos obtidos em cada prova, exigindo a participação em, pelo menos, quatro das cinco etapas.
A Taça Concelhia de BTT 2024 iniciou-se no dia 24 de março com a “Maratona do SW”, organizada pelo Clube BTT de Odemira. No dia 7 de abril, teve lugar a 2.ª Maratona “Terras de Mira”, promovida pelo Sporting Clube Santaclarense, seguida da “Maratona Rota do Medronho” a 26 de maio, em Amoreiras-Gare, organizada pelo GDR Amoreiras-Gare. A quarta prova, “Desenferruja Canelas”, ocorreu no dia 29 de setembro e foi organizada pela Associação Vale Bejinha e Carrasqueira, culminando na última etapa, “Entre o Rio e o Mar”, a 13 de outubro, na Longueira.
Os resultados detalhados da competição estão disponíveis para consulta no portal do Município de Odemira, em www.cm-odemira.pt. A Taça Concelhia de BTT continua a afirmar-se como uma referência no calendário desportivo local, promovendo o desporto e incentivando a participação de atletas de todas as idades no concelho de Odemira.
Portugal
Redondo: Feira de São Francisco 2024 celebrou tradição e amizade entre Portugal e México
© Reprodução/ Município de Redondo
Mais um ano, mais uma edição da tradicional Feira de São Francisco em Redondo, que voltou a animar o Parque de Feiras e Exposições, estendendo-se também ao Auditório do Centro Cultural de Redondo (CCR). O evento, conhecido pela diversidade de bancas e animação, manteve viva a tradição com produtos como sapatos, vestuário, brinquedos, e as populares iguarias de feira, como algodão-doce, pipocas, farturas, pão com chouriço e o inconfundível torrão branco. A feira foi mais uma vez um ponto de encontro para famílias e amigos, em ambiente de festa e reencontros.
Este ano, o programa da Feira de São Francisco celebrou os 160 anos de relações diplomáticas e comerciais entre Portugal e o México. O destaque foi para a exposição “Artoiro, Arte y Toro”, do artista plástico Arturo Castro Ortega, que trouxe ao CCR um conjunto de pinturas e esculturas. A exposição incluiu ainda fotografias que documentam as lides taurinas de figuras como Simão da Veiga Júnior, António Anão e Emiliano Gamero, no México e em Portugal. A inauguração da mostra, que estará patente até 3 de novembro, foi seguida de um colóquio intitulado “Histórias de vida na tauromaquia no México, Portugal e no Mundo”, promovendo o intercâmbio cultural e a partilha de experiências.
O programa da feira contou também com as III Jornadas Técnicas de Viticultura, workshops de cozinha mexicana, e a tradicional Corrida de Touros, que atraiu numerosos aficionados ao Coliseu. A Mostra de Máquinas Agrícolas e Automóveis, a Mostra Institucional, Produtiva e Artesanal, e as tasquinhas completaram a oferta, proporcionando a todos uma experiência diversificada.
A música e a dança marcaram presença com atuações de grupos e artistas de ambos os países. O grupo de folclore mexicano Alebrije, a cantora Micaela, o DJ Casaca, o músico tradicional mexicano Pablo Juan, o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca e a dupla Ivo Nico e Rita Carriço, da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, foram alguns dos artistas que animaram o evento. A Feira de São Francisco contou ainda com uma apresentação do Grupo de Ginástica Acrobática do Redondense Futebol Clube, que impressionou o público com a sua energia e destreza.
A edição de 2024 da Feira de São Francisco reforça a importância deste evento para a comunidade de Redondo, destacando tradições locais e promovendo laços culturais entre Portugal e o México.
Baixo Alentejo
Câmara Municipal de Moura abre candidaturas para bolsas de estudo no ensino superior
A Câmara Municipal de Moura anunciou a abertura das candidaturas para a atribuição de sete bolsas de estudo para o ano letivo de 2024/2025. Das bolsas disponíveis, duas destinam-se a estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), enquanto as restantes cinco são direcionadas a alunos do Ensino Superior.
Para se candidatarem, os interessados devem cumprir alguns requisitos, entre os quais a nacionalidade portuguesa ou autorização legal de residência em Portugal, residência no concelho de Moura há pelo menos três anos, ausência de habilitações equivalentes àquela que pretendem obter, e frequência de um estabelecimento de ensino superior. Além disso, é exigido aproveitamento escolar no ano letivo anterior, exceto em casos devidamente comprovados de força maior, como doença prolongada.
Cada bolsa de estudo poderá atingir um valor máximo de 150 euros mensais, a ser concedido de setembro a junho, totalizando dez meses de apoio financeiro.
Os candidatos devem submeter vários documentos, que estão listados nos editais disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Moura, em www.cm-moura.pt. As candidaturas devem ser entregues até ao dia 25 de outubro de 2024.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Moura visa apoiar os estudantes locais na continuidade dos seus estudos, promovendo o acesso ao ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento educacional da comunidade.
Portugal
Portugal continental em alerta amarelo devido a previsão de chuva forte e trovoada
Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo hoje devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso, que abrange os 18 distritos, está em vigor das 12h00 até às 21h00.
O nível de alerta amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA quando há um risco para atividades dependentes da situação meteorológica. Para hoje, a previsão inclui céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser intensos e acompanhados de granizo, especialmente no interior norte e centro durante a madrugada e em todo o território continental a partir da tarde.
Além da precipitação, espera-se vento fraco a moderado, tornando-se forte na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas do centro e sul do país. O IPMA também prevê uma ligeira descida das temperaturas, principalmente no norte e centro. As temperaturas mínimas irão variar entre os 13ºC, em Bragança, Guarda e Viseu, e os 18ºC, em Faro, Lisboa e Aveiro. Já as máximas oscilarão entre os 16ºC, na Guarda, e os 25ºC, em Aveiro.
O IPMA aconselha a população a tomar precauções durante este período de instabilidade meteorológica, especialmente nas atividades ao ar livre e nas deslocações.
-
Alentejo Central2 dias atrás
Estremoz recebe o Desfile Literário 2024 com o tema “Por mares nunca dantes navegados”
-
Portugal2 dias atrás
8.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André celebra os sabores da região
-
Portugal3 dias atrás
Alcácer do Sal: Apresentação do Livro “Dias Festivos na Terra” no Torrão
-
Alto Alentejo2 dias atrás
Detido jovem de 19 anos por tráfico de estupefacientes em Portalegre
-
Alentejo Litoral2 dias atrás
Vencedores do Prémio “Escrever com Prazer” revelados pelo Município de Santiago do Cacém
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Odemira celebra Dia Municipal para a Igualdade com Concurso Literário e exibição de documentário
-
Portugal2 dias atrás
Município de Viana do Alentejo distinguido por boas práticas de apoio às famílias
-
Portugal2 dias atrás
XVI Encontro das Gerações de Ródão reúne 700 pessoas em dia de convívio, gratidão e solidariedade
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Almodôvar recebe, pela nona vez consecutiva, o galardão de “Autarquia Familiarmente mais Responsável”
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Câmara Municipal de Beja promove Jornadas da Educação 2024: “BEJA EDUCA – Incluir, Associar e Aprender”
-
Portugal16 horas atrás
Reguengos de Monsaraz celebra Dia Mundial da Alimentação com atividades para todas as idades
-
Portugal16 horas atrás
Portugal continental em alerta amarelo devido a previsão de chuva forte e trovoada