Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Reportagem : Portugal e América Latina sentados à mesa

Publicado há

no dia

Por vezes aquilo que é feito num determinado sítio pode inspirar outros a criar algo no outro lado do mundo. Referimo-nos ao sucesso, mais precisamente ao maior lago artificial da Europa, com fins múltiplos, um motor de desenvolvimento nos setores da economia, agricultura, turismo e indústria. A verdade é que há um Portugal e Espanha distinto depois de Alqueva, uma nova vida, uma nova corrente. 

Recentemente, o Alqueva recebeu a visita de entidades públicas da Bolívia, Brasil e Peru, inspiradas pelo modelo de gestão da EDIA e pelo modelo de cooperação da ATLA, composta por 13 municípios portugueses e espanhóis, também chamados de aldeias ribeirinhas.

Autarcas locais e gestores com interesse em devolver um dos maiores lagos da América Lationa, o Titicaca,vieram beber tecnologia, práticas, conhecimento acerca do trabalho que se faz por terras de Alqueva.

A viagem chegou ao fim, as lições estão apreendidas e o Alqueva continuará a servir de inspiração e receber de braços abertos todos aqueles que o queiram conhecer.

Portugal

Quase 10 mil crimes por abandono e maus-tratos de animais em 5 anos

Publicado há

no dia

por:

cao

As polícias PSP e GNR detiveram 17 pessoas por maus-tratos ou abandono de animais de companhia nos últimos 5 anos, e registraram 9.732 crimes por esses motivos no período.

A PSP registrou 4.402 crimes, sendo 1.615 por abandono e 2.278 por maus-tratos. A GNR registrou 5.330 crimes, sendo 3.385 por maus-tratos e 1.945 por abandono. As denúncias de maus-tratos e abandono são recebidas através de linhas de defesa animal das polícias, que têm tido uma tendência crescente de denúncias.

Os crimes são comunicados ao Ministério Público, e os infratores são identificados. Os cães são os animais com maior incidência de maus-tratos e abandono.

Continuar a ler

Portugal

Suspeito de agredir militar da GNR em Tomar tem antecedentes criminais

Publicado há

no dia

por:

policia judiciaria

Um homem de 41 anos foi detido após agredir um militar da GNR em Tomar. O suspeito tem antecedentes criminais por crimes violentos e aguarda interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

A vítima foi atingida com um objeto corto-contundente na zona do rosto e pescoço, ficando com lesões graves. O suspeito também agrediu outro militar da GNR.

O autor das agressões apresentou-se posteriormente na PJ de Aveiro.

Continuar a ler

Portugal

Porque é que Monsanto é a aldeia mais portuguesa de Portugal ?

Publicado há

no dia

por:

12544778851

Em 1938, o Estado Novo, através do Secretariado Nacional de Propaganda (SNP), decidiu realizar um concurso para escolher a Aldeia Mais Portuguesa. O SNP, dirigido por António Ferro, era uma ferramenta de propaganda do regime e tinha como objetivo identificar a aldeia que representasse “a maior resistência às decomposições e influências estranhas, mantendo o estado de pureza”.

O prêmio instituído foi o Galo de Prata, baseado em um galo de Barcelos, tornando-se símbolo da portugalidade.

Cada província podia inscrever duas aldeias para o concurso, e as finalistas foram: Carrazedo de Bucos, Monsanto e Paúl. Em 4 de outubro, o júri visitou Monsanto, onde ocorreram cânticos, uma procissão de enterro do Menino Jesus e o “Pregão das Almas”. A escolha da vencedora foi anunciada em 11 de outubro de 1938, e desde então, Monsanto é considerada a Aldeia Mais Portuguesa.

A segunda edição do concurso nunca ocorreu e, até hoje, Monsanto é conhecida como a Aldeia Histórica mais portuguesa. Uma réplica do Galo de Prata ainda é exibida na Torre do Lucano.

Continuar a ler

Portugal

Temporada Tauromáquica de 2023 arranca amanhã em Mourão

Publicado há

no dia

por:

Toiro foto frederico henriques

© Frederico Henriques

Como é tradicional, a temporada tauromáquica em Portugal abre com dois Festivais Taurinos solidários em Mourão (Alentejo) nos dias 1 e 4 de Fevereiro, depois de uma temporada de 2022 que registou um grande crescimento de touradas e espectadores.

Arranca amanhã a temporada tauromáquica portuguesa em Mourão (Alentejo), como é tradicional, com o primeiro dos dois festivais taurinos que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Uma Feira Taurina de alta qualidade organizada pelo ganadeiro Dr. Joaquim Grave, com os lucros a reverterem a favor do Abrigo Infantil local.

Espera-se, uma vez mais, duas praças cheias nesta “romaria” que todos os anos leva milhares de aficionados portugueses e espanhóis a este município situado nas margens da barragem de Alqueva.

A 1 de Fevereiro (feriado local) a partir das 15h vão lidar-se seis novilhos da ganadaria de António Brito Paes e em praça vão estar os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, o novilheiro luso Diogo Peseiro, o espanhol Erik Oliveira e o novilheiro praticante Gonçalo Alves, que no ano passado triunfou em Bilbao. As primeiras pegas desta temporada caberão aos Forcados Amadores de Monsaraz.

No próximo sábado, dia 4, realiza-se um Festival com grandes nomes portugueses e espanhóis. A partir das 15h, lidam-se seis novilhos de Murteira Grave para Luís Rouxinol Jr e António Telles filho (praticante). Na lide a pé vão actuar os matadores de toiros Domingo López Chavez, Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (um dos triunfadores de Madrid em 2022) e Manuel Caballero (novilheiro). Pegam os Forcados Amadores de Santarém.

Segundo Helder Milheiro, Secretário-Geral da Protoiro “Depois dos grandes resultados da temporada de 2022, que registou um aumento significativo de touradas e espectadores, a expectativa para esta temporada é grande. Esperamos que seja um ano cheio de grandes performances artísticas e de muito público. Estão todos convidados a irem às praças de toiros e a desfrutarem da mais genuína cultura e arte portuguesas.”

Recorde-se que em 2022 realizaram-se 191 espectáculos tauromáquicos (face aos 121 em 2021), obtendo 375.200 espectadores (face aos 182.600 em 2021) mais que duplicando o público em relação a 2021.

A temporada tauromáquica abre a 1 de Fevereiro em Mourão e termina habitualmente a 1 de Novembro no Cartaxo.

fonte: Protoiro

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS