Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Reportagem : VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

Publicado há

no dia

Ao sentirem a sua história e até a sua cultura ameaçada, os avieiros decidiram que era necessário fazer algo que retratasse e preserva-se a sua memória. Foi desse desejo que nasceu a Confraria Ibérica do Tejo, que tem como missão a valorização e divulgação dos valores do Tejo com o VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.

Há anos que cria atividades envolvendo as comunidades ribeirinhas, dando lugar a uma partilha de valores, sentimentos e interesses. O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é neste momento a iniciativa que melhor retrata e enaltece o povo do rio. No fim da primavera o Tejo ganha um novo encanto e novas cores, as aldeias ribeirinhas outrora esquecidas enchem-se de vida à imagem de outros tempos.

Centenas de pessoas, umas atraídas pela saudade outras pela novidade deslocam-se ao rio para fazer parte ou contemplar o regresso da Nossa Senhora dos Avieiros, a padroeira dos homens do Tejo.

Uma verdadeira homenagem ao povo do rio, à semelhança das outras imagens, esta também tem uma história, uma história de amor e de fé. Um casal apaixonado navegava pelo Tejo na sua bateira, tudo parecia certo e calmo, mas de repente o rio tornou-se agitado e o casal perdeu os remos, ficando à deriva, sem rumo e a temer pela própria vida.

A jovem pede auxílio à mãe, aquilo que todos fazemos em momentos de aflição. É então que surge a Nossa Senhora dos Avieiros, que pede ao pai que ajude o casal e assim foi, os enamorados conseguiram chegar a bom porto, ilesos e gratos.

Este ano sob a fé e os afetos realizou-se o VIII cruzeiro, que como toda a peregrinação teve os seus obstáculos, mas havia uma vontade maior, uma vontade maior de dar alento aos olhos ávidos de um Tejo colorido, cheio de barcos de todas as cores, cheios de gente, cheios de crer.

Mais de 53 portos foi o estabelecimento, em muitos deles não havia água, mas havia braços, havia gente, por rio ou por terra a Santa chegou onde tinha de chegar. Transportada até às igrejas para dar consolo e ser protagonista das cerimónias em sua honra, com direito a cânticos, partilha de histórias, testemunhos, um verdadeiro acontecimento para as gentes das aldeias que sabem que não estão esquecidas.

O momento de chegada às aldeias é algo único,e os homens e mulheres de rostos suados e braços cansados que transportam a imagem, entendem a importância dos seus esforços em levar a santa aos seus. Uma reunião marcada pela música, pelos cânticos, promessas e oferendas

Todos são seus filhos, seja aldeia, vila ou cidade, a Nossa Senhora dos Avieiros está presente onde houver gente que carregue ao peito esta cultura e esta sina de ser filho do rio, de ser avieiro.
Valorizar a cultura avieira é valorizar o rio, o rio que ano após ano está mais poluído, tem menos água é mais assoreado, mais difícil de navegar , mais esquecido. Esta é uma das principais preocupações dos avieiros impedir que o Tejo deixe ser o Tejo.

Alentejo Central

Évora: Morreu o Padre José Maria Brito, Fundador do Ponto SJ

Publicado há

no dia

por:

438118473 876420011189803 7438404085611685620 n e1713872545763

O Padre José Maria Brito, fundador do Ponto SJ, faleceu esta segunda-feira, dia 22 de abril, em Évora, aos 48 anos de idade. O seu falecimento ocorreu após um AVC.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em nome pessoal e da Arquidiocese, expressa sentidas condolências à família e à Companhia de Jesus.

O Padre José Maria Brito foi uma figura dedicada e ativa na pastoral familiar e no centro universitário Casarão, em Évora. Fundador do Ponto SJ, deixou um legado significativo na comunidade jesuíta em Portugal.

Continuar a ler

Sociedade

Grândola recebe Prova de Ciclismo da Taça de Portugal de Masters e Cadetes

Publicado há

no dia

por:

437387358 869364128568345 4479583175115895377 n

No próximo dia 28 de abril, Grândola será o palco da 4.ª Prova da Taça de Portugal de Masters e da 2.ª Prova de Cadetes, numa emocionante competição organizada pela Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Município de Grândola.

O percurso, que atravessará as belas paisagens da Costa Vicentina, incluirá passagens por Melides, Sobreiras Altas e Grândola, totalizando 125 quilómetros para a categoria de Masters e 84 quilómetros para os Cadetes.

Estima-se a participação de cerca de 150 ciclistas nestas provas, que prometem ser emocionantes e desafiantes para todos os atletas envolvidos.

Os adeptos do ciclismo e os entusiastas do desporto estão convidados a juntar-se à animação e a apoiar os atletas ao longo do percurso. A prova é uma oportunidade única para testemunhar o talento e a determinação dos ciclistas em competição.

O evento desportivo representa uma importante iniciativa para promover o ciclismo de competição no distrito e para destacar as belezas naturais da região de Grândola.

Continuar a ler

Portugal

Penamacor: Meimão celebra primeira edição do festival da Chanfana

Publicado há

no dia

por:

439249688 874661464703579 3575048249672583522 n 1

No passado fim de semana, 20 e 21 de abril, a freguesia de Meimão foi palco da primeira edição do Festival da Chanfana, um evento que destacou os sabores autênticos e a riqueza gastronómica da região.

O prato principal em destaque foi a chanfana, confecionada de forma tradicional na panela de ferro, acompanhada pela típica sopa de grão e outras iguarias regionais. Este festival teve como objetivo promover e preservar a gastronomia local, contribuindo para o desenvolvimento económico do território e incentivando a manutenção dos rebanhos.

A inauguração do festival contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites, juntamente com a Vice-Presidente Ilídia Cruchinho, os Vereadores Filipe Batista e Paula Crucho, o Presidente da Junta de Freguesia de Meimão, André Silva, e o representante da organização MADREC, Ivo Campos.

Durante os dois dias de festival, os visitantes desfrutaram de um programa diversificado com atividades lúdicas e muita animação. No primeiro dia, destacaram-se as atuações da artista Rebeca e do grupo musical “SOLUA!” com rumba flamenca. No domingo, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as paisagens naturais da Serra da Malcata durante a caminhada “Rota da Chanfana”, seguida pela atuação do organista João Clara.

Além das atividades principais, houve espaço para expositores de artesanato e produtos locais, uma demonstração cinotécnica e um momento de showcooking com o Chef Marco Santos, que destacou os produtos endógenos da região.

A organização deste evento esteve a cargo da MADREC – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Meimão, com o apoio do Município de Penamacor e da Junta de Freguesia local.

O Festival da Chanfana em Meimão foi um sucesso e promete regressar com mais sabor e tradição no próximo ano.

Continuar a ler

Alentejo Central

Projeto “Pelos Trilhos do Concelho” continua em Estremoz

Publicado há

no dia

por:

436281323 826935042811740 2084423099906167999 n

O Município de Estremoz continua com o projeto “Pelos Trilhos do Concelho”, uma iniciativa que convida os participantes a explorar as belezas naturais e históricas da região através de caminhadas guiadas.

A próxima caminhada está agendada para o dia 9 de maio, em Estremoz, com início às 9h00. As inscrições podem ser feitas através do site link.

Agende também as próximas caminhadas:

  • São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura – 12 de maio (09h00)
  • União das Freguesias de Ameixial – 26 de maio (09h00)
  • Arcos – 2 de junho (08h30)
  • Veiros – 8 de junho (21h00)
  • São Bento Cortiço e Sto. Estevão – 16 de junho (08h30)
  • São Domingos de Ana Loura – 29 de setembro (09h00)
  • Glória – 13 de outubro (09h00)

Ao participar nas caminhadas, os inscritos receberão um passaporte que será carimbado em cada atividade. O autocarro para as freguesias parte 40 minutos antes, junto à Igreja de São Francisco.

As inscrições podem ser feitas no Setor de Desenvolvimento Desportivo e Juventude, nas Juntas de Freguesia ou através do site da Câmara Municipal de Estremoz. Mais informações podem ser obtidas através do número 962058665.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.989)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.614)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.837)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.136)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.506)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.981)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS