Portugal
Roteiro Literário Levantando do chão na Feira do Livro de Évora 2022

No dia 20 de abril de 2022, o Roteiro Literário Levantado do Chão esteve presente na Feira do Livro de Évora, uma iniciativa promovida pelo Município de Évora em parceria com a Biblioteca Pública de Évora.
Pelas 14horas, decorreu uma sessão de apresentação do Roteiro Literário Levantado do Chão, na Biblioteca Pública de Évora, onde estiveram presentes o Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto Sá, o Director do Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Évora, José Conde, a representante da Fundação José Saramago, Idália Tiago e os técnicos do Município de Montemor-o-Novo, Nuno Cacilhas e Joana Sofio. A apresentação do Roteiro ficou a cargo dos técnicos do Município de Montemor-o-Novo, que deram destaque às pesquisas realizadas para a integração da Biblioteca Pública de Évora como ponto integrante do percurso do Roteiro na cidade de Évora.
Após este momento, houve uma Conversa em torno da Obra de José Saramago, com o convidado David Frier, que apresentou algumas das suas pesquisas sobre a obra, e fez uma análise das referências de José Saramago ao comício de 1936, realizado na praça de Touros de Évora, em Levantado do Chão. Os técnicos da Biblioteca de Évora tinham selecionado e disponibilizado para consulta os jornais da época do comício, que José Saramago consultou neste edifício, em 1979, quando ainda se encontrava a finalizar a obra. Pelas 16 horas iniciou-se o Percurso Pedestre de Évora do Roteiro Literário Levantado do Chão: da Biblioteca Pública à Praça de Touros, onde os participantes entraram nas instalações da Arena e ouviram alguns excertos da obra.
Esta iniciativa vem afirmar a importância de projetos intermunicipais como o Roteiro, permitindo divulgar o património, a história e a oferta turística de Montemor-o-Novo nos concelhos parceiros do Roteiro!
“Caminhos há muitos por aqui e todos vão a Montemor”
Portugal
Doutorados ganham mais 950 euros do que licenciados

O relatório “Estado da Educação 2021” divulgado pela Conselho Nacional de Educação (CNE) em Portugal revela que os doutorados ganham, em média, mais 950 euros por mês do que os licenciados e três vezes mais do que um trabalhador com o ensino secundário.
O estudo também mostra que a qualificação da população portuguesa está a aumentar, mais de metade da população (59,5%) têm o ensino secundário completo.
Em comparação com outros países da Europa, Portugal tem taxas de empregabilidade mais altas, especialmente entre os jovens com pouca formação. No entanto, o estudo também aponta para desigualdades salariais entre homens e mulheres, com as mulheres tendo menos probabilidades de encontrar emprego ou de ter salários melhores.
Portugal
Grândola: GNR detém dois suspeitos e apreende droga após perseguição

A GNR deteve dois homens e apreendeu cerca de 33 quilos de haxixe na quinta-feira à noite, após uma perseguição a um carro que estava a circular na Autoestrada do Sul (A2).
O veículo foi intercetado na vila de Grândola, depois de sair da A2, mas dois dos ocupantes conseguiram escapar. A operação terminou na madrugada de sexta-feira e os suspeitos ainda não foram localizados.
Durante a busca ao carro, além da droga foi também apreendida uma quantidade significativa de dinheiro. Os detidos vão ser apresentados a um tribunal para interrogatório judicial e depois serão aplicadas as medidas de coação adequadas.
Portugal
Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) expressou a sua insatisfação com a decisão de permitir que apenas 6% dos membros da Guarda Nacional Republicana possam tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.
Segundo as normas internas, apenas 20% do efetivo deve poder tirar férias simultaneamente durante eventos de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento durante a Jornada Mundial da Juventude exige que apenas 6% dos militares possam tirar férias.
A APG afirma que essa decisão é um desrespeito para com os profissionais e que as férias são um direito que não deve ser decidido exclusivamente pela entidade patronal. A PSP também já decidiu suspender as férias dos polícias entre 24 de julho e 07 de agosto devido ao evento.
Portugal
Qual é a origem da expressão “Não entender patavina” ?

A expressão “Não entender patavina” é usada quando um individuo não percebe nada de determinado assunto. Expressão que deve a sua origem ao historiador Tito Lívio, natural de Patávio, hoje Pádua, na Itália. Tito usava um latim, próprio da sua região, considerado “horroroso” para muitos, uma vez que, não era percetível para todos.
Daí surgiu o Patavinismo, que originalmente significava não entender Tito Lívio, não entender “patavina”.
-
Portugal3 dias atrás
Vidigueira: Homem de 62 anos morre atropelado pelo próprio carro
-
Portugal2 dias atrás
Reportagem: “Algures lá fora está o meu futuro”
-
Portugal3 dias atrás
GNR de folga detém duas mulheres que iam roubar 4 mil euros em café e whiskey
-
Portugal2 dias atrás
Sagres compra o nome do Campo Pequeno
-
Alentejo3 dias atrás
ChatGPT: O que é a tauromaquia?
-
Portugal2 dias atrás
Grândola : Ultra Maratona Atlântica Melides -Tróia regressa em julho
-
Portugal3 dias atrás
Mãe e filho vivem há meses numa tenda na praia de Matosinhos. Após terem sido despejados
-
Portugal23 horas atrás
De cuecas brancas idosos da Carvalhosa dançam música das Senhoritas . Vídeo já é viral
-
Portugal16 horas atrás
Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude
-
Portugal24 horas atrás
Vídeo: Força Aérea interceta avioneta a lançar droga numa estrada em Ferreira do Alentejo
-
Alentejo3 dias atrás
Campo Maior: Festas do Povo adiadas para 2024
-
Portugal3 dias atrás
Idoso coloca anúncio no jornal à procura de uma senhora sozinha e séria e acaba por ser burlado