Alentejo Litoral
Setembro, uma Imersão Cultural: Celebração da diversidade em Odemira
Setembro é tradicionalmente um mês dedicado à cultura no concelho de Odemira, e este ano não é exceção. Sob o tema “Setembro, uma Imersão Cultural”, o Município de Odemira volta a apostar numa programação rica e diversificada que promete trazer ao público uma variedade de manifestações culturais, descentralizando eventos por todo o concelho e dando voz à diversidade cultural local.
Entre os principais destaques do mês estão a comemoração do Dia do Município e a festividade religiosa em honra de Nossa Senhora da Piedade, o Festival 7 Sóis 7 Luas, as comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, e o muito aguardado Festival Tass Jazz.
Festival 7 Sóis 7 Luas
O Festival 7 Sóis 7 Luas, que celebra 25 anos de parceria com Odemira, oferece um programa vibrante de espetáculos musicais e de teatro de rua. Este festival ocorrerá em várias localidades nos dias 1, 6, 7, 8 e 13 de setembro, levando cultura e animação a todos os cantos do concelho.
Comemorações do Dia do Município e Festividade de Nossa Senhora da Piedade
Entre os dias 6 e 8 de setembro, Odemira presta homenagem à sua Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, com uma série de atividades culturais e religiosas. No dia 8 de setembro, o Dia do Município, será realizada a Sessão Solene onde se distinguirão várias personalidades locais. A cerimónia incluirá uma visita guiada à antiga Ermida de N.ª S.ª da Piedade, um monumento do século XVI, seguida de Missa Solene e Procissão. O dia culmina com um concerto da banda RESISTÊNCIA no Jardim Ribeirinho de Odemira, às 21h30.
Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau
A 21 de setembro, em Vila Nova de Milfontes, encerram-se as Comemorações do Centenário da Primeira Viagem Aérea Portugal – Macau. O programa é vasto e inclui uma visita ao local de descolagem no Campo de Coitos, guiada pelo historiador António Quaresma, debates, a exibição de um documentário, e a apresentação do livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires “. A noite será abrilhantada por um espetáculo musical com a Banda de Música da Força Aérea, que contará com a participação especial de Joana Luz.
Festival Tass Jazz
Nos dias 27 e 28 de setembro, o concelho recebe o melhor do jazz nacional com o Festival Tass Jazz, que terá lugar no Jardim da Elsa em São Teotónio. O dia 27 veremos atuações do Júlio Resende Fado Jazz Trio com “Filhos da Revolução” e “Quintessência” de Alexandre Frazão. O festival encerra no dia 28 com apresentações de Mário Laginha Solo e Isabel Rato Quinteto.
Atividades Diversificadas
A iniciativa “Setembro, uma Imersão Cultural” inclui ainda espetáculos como “Às Quintas no Quintal”, com apresentações do BEJAZZ Trio, Moços da Vila e Cães do Cão “Vencidos da Vida” nos dias 12, 19 e 26 de setembro. Para além destes eventos, o programa é recheado de música, dança, teatro, exposições e workshops promovidos pelos agentes culturais locais, todos apoiados pelo programa “Odemira Criativa” do Município.
Setembro promete ser um mês vibrante e inesquecível em Odemira, com uma verdadeira tradição cultural que celebra a riqueza e a diversidade do concelho. Não perca a oportunidade de participar e vivenciar esta celebração única da cultura.
Alentejo Litoral
Eduardo Palaio vence Prémio de Conto Manuel da Fonseca com “Contos do Senhor Tomás da Graça”
A obra “Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, da autoria de Eduardo Palaio, venceu a 15.ª edição do prestigiado Prémio de Conto Manuel da Fonseca. O anúncio foi feito após a deliberação unânime do júri, no passado dia 2 de agosto, que destacou a obra pela sua “qualidade literária e abordagem temática que concilia o imagético e onírico, desafiando o leitor para um jogo literário e interpretativo na descoberta de quem é Joachim Guerra”, o pseudónimo sob o qual o autor submeteu o seu trabalho.
Eduardo Palaio, natural do Seixal, tem uma longa trajetória artística que começou no desenho de humor, com colaborações na revista Mundo Ri, dirigida por José Vilhena. Além do seu trabalho no campo das artes plásticas, onde realizou várias exposições individuais e coletivas, Palaio também se destacou na literatura. Estreou-se com o livro infantil Pinta-o às bolinhas azuis, seguido do romance Peregrinação de Artur Vilar (2003) e da coletânea de contos Caixa Baixa (2011). A sua obra tem sido reconhecida com diversos prémios, incluindo o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca em 2010 e o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco em 2011. A sua experiência como comandante de grupo de combate na Guerra Colonial, em Angola, inspirou o romance histórico Os Dez de Tânger (2014).
Nesta edição do Prémio Manuel da Fonseca, foram submetidos 17 manuscritos de autores de língua portuguesa. Além da obra vencedora, o júri decidiu, também por unanimidade, atribuir duas Menções Honrosas. A primeira foi concedida a Margarida Sofia Gerardo de Freitas de Azevedo, pelo seu original “Contos psicoterapêuticos”, assinado com o pseudónimo Valquíria, pela “abordagem de um tema raramente evocado na literatura, numa construção literária original e bem urdida”. A segunda Menção Honrosa foi atribuída a Luís António Couto Coelho, sob o pseudónimo Duílio Mendes, pela coletânea “Brincadeiras de gente crescida”, reconhecida pela “abordagem pertinente e original de novas realidades, com as quais nos confrontamos hoje em dia”.
O júri desta edição foi composto por Luís Vendeirinho, da Associação Portuguesa de Escritores, Maria Paula Mendes Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ana Daniela Soares Ferreira, jornalista e apresentadora de programas literários na televisão e na rádio.
Criado pelo Município de Santiago do Cacém, o Prémio de Conto Manuel da Fonseca homenageia o grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, reconhecendo a excelência na forma narrativa do conto e promovendo novos talentos em língua portuguesa. O vencedor recebe um prémio pecuniário de quatro mil euros e a publicação da obra pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
Portugal
Biblioteca Municipal José Saramago celebra 24 anos com festa cultural em Odemira
No próximo dia 5 de setembro, a Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira comemora 24 anos de dedicação à cultura e à população do concelho. Para marcar a data, a biblioteca preparou um programa diversificado de atividades culturais, parte da iniciativa “Setembro, uma Imersão Cultural,” destinado a todas as idades.
Este ano, as celebrações ganham vida no Jardim Sousa Prado, onde a festa de aniversário se desdobra em várias atividades ao ar livre. Das 12h00 às 20h00, a carrinha da Aletria – Biblioteca Itinerante – estará no local, oferecendo uma variedade de livros, histórias e muita imaginação. Às 16h00, a oficina “Cacofonia para poemas esquisitos” promete entreter e desafiar crianças a partir dos 6 anos, explorando sons e palavras de forma criativa.
Às 17h00, como em toda festa de aniversário, haverá o tradicional cantar dos parabéns e o corte do bolo, convidando a comunidade a participar no momento simbólico. Logo após, às 17h30, o evento “Poesia Poesia” traz uma tertúlia poética acompanhada de guitarra, criando um ambiente descontraído e envolvente.
A celebração culmina com a exibição da curta-metragem “Miracontos,” por Os Piscos, às 18h30, no Cineteatro Camacho Costa. As comemorações continuam no dia 6 de setembro, com a inauguração da exposição “Miracontos – Contos em Movimento” e a repetição da curta-metragem no mesmo local.
Inaugurada em setembro de 2000, a Biblioteca Municipal José Saramago tem sido um pilar na promoção da cultura e da leitura em Odemira, oferecendo acesso à informação e fomentando um ambiente de proximidade com a comunidade através de uma série de iniciativas dinâmicas e colaborativas.
Alentejo Litoral
Colisão grave corta trânsito na EN 262 em Odemira
O trânsito na Estrada Nacional 262, no concelho de Odemira, está interrompido devido a uma colisão entre dois veículos ligeiros que resultou em dois feridos, um deles em estado grave. O acidente ocorreu na freguesia de Vale de Santiago, no lugar de Bicos, e o alerta foi dado às 18h43.
Segundo a Proteção Civil, um dos feridos permanece encarcerado no interior do veículo. As operações de socorro mobilizaram 20 operacionais, incluindo bombeiros, GNR e INEM, com o apoio de sete viaturas, entre elas uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV) e um helicóptero do INEM.
Portugal
Festival Sete Sóis Sete Luas traz imersão cultural a Odemira em setembro
O concelho de Odemira vai mergulhar numa celebração cultural única com o regresso do Festival Sete Sóis Sete Luas, que acontecerá entre 1 e 13 de setembro. Inserido no programa “Setembro, uma Imersão Cultural”, o festival contará com uma diversificada programação de músicas e artes do mundo mediterrânico e lusófono.
Com o apoio do Município de Odemira, esta 32ª edição do festival oferecerá concertos, espetáculos de circo acrobático e outras iniciativas, todas de entrada gratuita. O evento começa no dia 1 de setembro, às 19h00, no Pavilhão Multiusos do Almograve, com o espetáculo de circo aéreo “Shake, Shake, Shake”, pela companhia Pakipayá, da Catalunha.
No dia 6 de setembro, às 21h30, o Recinto de Festas em Odemira receberá a Luso 7Luas Band, formada por músicos de Cabo Verde, La Réunion, Itália, Marrocos e Portugal. No dia seguinte, 7 de setembro, às 19h30, o grupo espanhol Ombligo trará ao mesmo local a sua vibrante mistura de estilos musicais.
Outro destaque é o espetáculo do dia 8 de setembro, às 19h30, com a Piccola Banda Ikona, de Roma, que homenageará os 50 anos da Revolução dos Cravos. O festival encerrará a sua passagem por Odemira no dia 13 de setembro, às 21h30, no Jardim do Mercado em São Luís, com o grupo basco Korrontzi, conhecido por concertos que unem música e dança com grande energia.
Além dos eventos abertos ao público, o festival inclui um concerto solidário no Estabelecimento Prisional de Odemira, no dia 6 de setembro, pela Luso 7Luas Band.
Este ano, o festival também terá uma residência artística entre 21 e 25 de agosto, com o artista marroquino Roch (Mohammed Rochdi), que criará um mural em Odemira.
O Festival Sete Sóis Sete Luas, que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono, celebra este ano 25 anos de parceria com Odemira, reforçando a importância da cultura como ponte entre nações e tradições.
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Clube Mourense sobe à 1.ª Divisão Nacional de Pesca Desportiva
-
Portugal2 dias atrás
Ourique recebe IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva: em defesa da vida no campo
-
Portugal2 dias atrás
Idoso de 87 anos com demência desaparecido em Serpa
-
Alto Alentejo1 dia atrás
Ministro da Educação inaugura Escola Básica de Ammaia em Marvão
-
Portugal1 dia atrás
Exposição “O Lince na Península — Conectar Territórios e Consolidar Populações” inaugurada em Moura
-
Alentejo Central4 horas atrás
Montemor-o-Novo eecebe X RUN CASTLE com novas distâncias e desafios para a décima edição
-
Baixo Alentejo2 dias atrás
Antigo militar da GNR baleado em Mértola por vizinho
-
Baixo Alentejo10 horas atrás
Serpa: Idoso desaparecido há três dias encontrado com vida à Beira do Rio Guadiana
-
Baixo Alentejo8 horas atrás
Vidigueira celebra o Dia Internacional do Idoso com programa especial
-
Sociedade4 horas atrás
Visita oficial do Ministro da Educação a Castelo de Vide marca inauguração de obras na Escola Garcia de Orta
-
Alentejo Central8 horas atrás
Salão Central Eborense reabre com grande festa: Concertos, Arruadas e Exposições em destaque
-
Alto Alentejo3 horas atrás
Castelo de Elvas celebra 118 anos como Monumento Nacional com evento escolar