Siga-nos nas redes sociais

Cultura

Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz apresenta “Anónimo não é nome de mulher”

Publicado há

no dia

ent1891

O Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz recebe a peça “Anónimo não é nome de mulher” que retrata a opressão feminina ao longo dos séculos. O espetáculo será apresentado no dia 4 de março, às 21h30, como parte das comemorações do Mês do Teatro e do Dia da Mulher. A peça, escrita pela jornalista Mariana Correia Pinto, aborda temas como as relações humanas, maternidade, igualdade e liberdade. A história se baseia em fatos ocorridos em hospícios reais onde foram encarceradas milhares de pessoas.

Baixo Alentejo

ESTE – Estação Teatral apresenta “Os Três Mosqueteiros” em São Teotónio

Publicado há

no dia

por:

Este domingo, dia 19 de março, a companhia de teatro ESTE – Estação Teatral apresenta “Os Três Mosqu3teiros” na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio. A peça tem início pelas 18h00 e é uma das iniciativas culturais promovidas no âmbito da programação DESASSOSSEGA.

A peça narra as aventuras de D’Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, que procura tornar-se num dos célebres mosqueteiros. A ESTE – Estação Teatral promete uma atualização da obra para um contexto moderno, baseando-se na desconstrução/construção e descoberta dos mecanismos cénicos para dar forma a esta sinfónica aventura.

A iniciativa é promovida pela autarquia local e integra a programação cultural DESASSOSSEGA. Não perca esta oportunidade única de assistir a um espetáculo de teatro inovador, que promete encantar miúdos e graúdos.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Cantor mourense Miguel Moura lança primeiro álbum de originais ‘Quem Sou Eu’

Publicado há

no dia

miguel moura

foto: Reprodução/Instagram

O cantor mourense Miguel Moura está prestes a lançar o seu primeiro álbum de originais, intitulado “Quem Sou Eu”. Este trabalho promete ser uma viagem pelas raízes do artista, retratando a sua transformação enquanto homem e os sacrifícios feitos pelo sonho de cantar, como fica patente no seu primeiro single “Tenho de Abalar”.

O álbum, que mescla o fado com a música pop ligeira, inclui alguns temas já conhecidos do público, como “Amor Maior”, “Andei Sozinho” e “Nossa Senhora do Carmo”, assim como uma versão do tema “Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa.

O lançamento do primeiro álbum de originais de Miguel Moura terá lugar hoje em Moura, no Cine-Teatro Caridade, a partir das 21:30, e contará com a apresentação de Jorge Gabriel. As entradas para o evento foram gratuitas, mas sujeitas a reserva antecipada, tendo esgotado rapidamente.

Miguel Moura é um cantor com um percurso notável, tendo participado em vários programas de televisão e em diversos concertos e festivais. Com um estilo próprio e uma voz marcante, Miguel Moura tem conquistado cada vez mais fãs em todo o país e espera agora afirmar-se definitivamente com o lançamento do seu primeiro álbum de originais.

O Cine-Teatro Caridade é um espaço emblemático em Moura, com uma longa história na promoção e difusão da cultura na região. Com uma programação diversificada, que inclui cinema, teatro, música e outras atividades culturais, o Cine-Teatro Caridade é um dos principais espaços culturais do Alentejo.

O lançamento do álbum “Quem Sou Eu” de Miguel Moura promete ser um momento único e emocionante, que irá marcar o início de uma nova etapa na carreira deste talentoso cantor mourense.

Continuar a ler

Portugal

Tertúlias de Poesia estão de volta à Casa Memória de Camões

Publicado há

no dia

por:

306972431 2122945817909241 1839060502699454858 n

As “Tertúlias de Poesia” regressaram este sábado à Casa Memória de Camões, em Constância, num evento cultural que promete juntar poesia e literatura. Com periodicidade mensal, as tertúlias de poesia têm lugar no anfiteatro da Casa Memória e são organizadas pela associação com o mesmo nome.

Desta vez, o tema central da sessão será o mais recente livro de poesia de Maria do Rosário Pedreira, intitulado “O meu corpo humano”. A escritora e poetisa é uma figura de renome no mundo da literatura, tendo já publicado dezenas de obras de ficção, poesia, crónicas e literatura juvenil, além de letras musicais.

Maria do Rosário Pedreira tem sido distinguida com vários prémios ao longo da sua carreira, tendo recebido recentemente o “Prémio Correntes d’Escritas – 2023”, que reconhece a excelência literária de autores de língua portuguesa.

A Casa Memória de Camões é um espaço emblemático para a cultura em Portugal, tendo como objetivo a promoção e preservação do património literário e cultural do país. Com uma programação diversificada, a Casa Memória acolhe regularmente eventos culturais, exposições e atividades educativas para todas as idades.

A tertúlia de poesia deste sábado promete ser um momento único de partilha e fruição de poesia e literatura, numa atmosfera acolhedora e intimista.

Continuar a ler

Portugal

Mimicat vai representar Portugal no festival da Eurovisão

Publicado há

no dia

por:

mimicat

foto: Reprodução/Instagram

Mimicat, nome artístico de Marisa Mena, foi a grande vencedora do Festival da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão deste ano. A cantora de 38 anos gravou o primeiro disco aos nove anos e, aos 15 anos, estreou-se nos palcos do Festival da Canção.

Natural de Coimbra, Marisa Mena tornou-se Mimicat em 2014, quando lançou o primeiro álbum com este nome artístico. Inspirada por grandes nomes da música como Ella Fitzgerald, Ray Charles ou Jill Scott, a cantora já tem dois álbuns editados e uma digressão pelo Brasil no currículo.

Em 2017, lançou o segundo álbum, com o single “Stay Strong”, que mistura influências da soul-pop anglo-saxónica. Só em 2019 é que a artista se estreou em língua portuguesa, com uma música lançada quando já estava grávida.

A vitória no Festival da Canção foi conquistada com a canção “Não Vou Ficar”, que mistura sonoridades pop e eletrónicas, e que já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Mimicat é a grande esperança portuguesa para repetir o feito de Salvador Sobral, que em 2017 venceu a Eurovisão, na Ucrânia. Este ano, apesar de ter sido a Ucrânia a vencedora da edição anterior, a final da Eurovisão terá lugar em Liverpool, entre os dias 9 e 13 de maio.

Com a vitória no Festival da Canção, Mimicat junta-se agora a outros artistas de renome que já representaram Portugal na Eurovisão, como Simone de Oliveira, Dulce Pontes ou Carlos do Carmo.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS