Siga-nos nas redes sociais

Mundo

Twitter: Pelo sim…pelo não… mude a password

Publicado há

no dia

pwned 00

O Twitter recentemente sofreu um ataque de hackers, que roubaram dados de 235 milhões de contas. O site haveibeenpwned permite verificar se o seu endereço de e-mail aparece na lista de contas comprometidas. É aconselhável alterar a senha da sua conta do Twitter como medida de precaução. A segurança na internet é uma preocupação constante e é importante tomar medidas para proteger suas contas e dados online.

Alentejo

400 mil inscritos na Jornada Mundial da Juventude

Publicado há

no dia

por:

papa panama

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento católico internacional que acontece desde 1985 e é organizado pelo Papa Francisco e pela Igreja Católica. A próxima edição será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023. O objetivo da JMJ é aprofundar a fé e a amizade entre os jovens e os líderes da Igreja.

Em um vídeo divulgado recentemente, o Papa Francisco deixou uma mensagem para os jovens se preparando para a JMJ2023. Ele fez referência ao número de inscritos no evento, que já ultrapassou 400 mil, e expressou sua alegria em ver tantos jovens vindo para participar. Ele também deu conselhos aos jovens, encorajando-os a olhar para o horizonte e abrir seus corações para outras culturas e experiências.

Durante a JMJ, os participantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo missas, adorações, encontros de grupo e palestras com líderes religiosos. Também haverá eventos culturais e sociais, como concertos e festas, dando aos jovens a oportunidade de se divertir e se conectar com outros jovens de diferentes países e culturas. A cerimônia de encerramento será presidida pelo Papa Francisco no último dia do evento.

Continuar a ler

Mundo

A incrível exposição “Steve McCurry ICONS”

Publicado há

no dia

exposicao de fotografia Steve McCurry. Icons em Lisboa @stevemccurryofficia 8 1024x576 1

Até 22 de Janeiro, não perca – por nada deste mundo! – a fantástica exposição “Icons” que celebra os 40 anos de profissão de Steve McCurry, um dos maiores fotógrafos contemporâneos, cujo retrato mais célebre será, provavelmente, o da Rapariga Afegã, que em 1997 foi capa da revista “National Geographic”.

A exposição, uma viagem cultural a países como o AfeganistãoÍndiaSudoeste AsiáticoÁfricaItália e Brasil, com passagem por Nova Iorque no dia do atentado às Torres Gémeas, está patente ao público em Lisboa na Cordoaria Nacional (10h-20h, fecha às segundas-feiras, entrada 10€).

Norteamericano, Steve McCurry começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviérica do Afeganistão, onde utilizou vestimentos típicos para se disfarçar e esconder o seu equipamento. As sua imagens foram publicadas em todo o mundo e Steve McCurry acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa para a melhor reportagem fotográfica no exterior.

São também famosas as suas fotos em outros cenários de conflito no mundo, entre os quais o Cambodja, as Filipinas, o Líbano e a guerra Irão-Iraque. Mas a foto que o celebrizou (em cima) foi, como atrás se referiu, a de Sharbat Gula, a Rapariga Afegã.

n 8663 1

No catálogo da exposição (25€, infelizmente apenas disponível em inglês ou espanhol, não em português…), uma conversa/entrevista com Biba Giacchetti, curadora de arte, Steve McCurry recorda a história dessa fotografia célebre:

“Tudo começou uma manhã em Peshawar, no Paquistão. Estava num campo de refugiados de Afeganistão e ouvi um zumbido intenso que atravessava uma cortina e finalmente descobri que era uma escola. A professora permitiu-me fotografar as meninas. E de seguida fixei-me nesta menina com um olhar incrível. Sentou-se sózinha num canto”.

E acrescenta:

“Sabia que era um retrato importante pela profundidade dos seus olhos. Falam da tristeza do povo afegão (…). Não estive mais que uns minutos fotografando-a. Olhou-me com curiosidade, já que era a primeira vez que via uma câmara e lhe faziam uma foto. Ao cabo de um ou dois minutos saiu correndo e foi embora. Foi assim que fiz provavelmente a fotografia mais importante da minha vida”.

27 anos depois, Steve McCurry reencontrou Sharbat Gula:

“Durante os últimos 27 anos, nunca se deixou de prestar atenção a esta menina. Mas o melhor da história foi que a conseguimos reencontrar. Foi em 2002. Tínhamos o desejo de a encontrar e de a apoiar e aos seus filhos, dando-lhes uma educação e um lar permanente. E conseguimo-lo! Esta é realmente a melhor parte de história”.

Steve McCurry esteve em Maio de 2017 em Portugal, onde efectuou várias reportagens, uma das quais sobre o mundo dos cavalos, tendo estado nessa altura em Coruche, na Herdade da Raposeira, com o cavaleiro João Ribeiro Telles (na foto de cima, com sua Mulher e o famoso fotógrafo).

Se gosta de fotografia, não deixe de visitar a exposição na Cordoaria Nacional (Belém). Se não gosta, veja-a, que passa a gostar!

Fotos @ Icons/Steve McCurry, M. Alvarenga e D.R.

DSC 0739
DSC 0742
DSC 0746
DSC 0747
DSC 0748
DSC 0750
DSC 0751
DSC 0752
DSC 0756
DSC 0761
DSC 0760
DSC 0765
DSC 0764
DSC 0767
DSC 0768
DSC 0769
DSC 0773
DSC 0776
DSC 0774
Continuar a ler

Mundo

“Príncipe Harry enfrenta críticas por confessar assassinato de 25 soldados talibãs em livro”

Publicado há

no dia

por:

Harry scaled

O Príncipe Harry tem sido criticado por veteranos do exército inglês por ter confessado, em um livro, que matou 25 soldados talibãs durante missões no Afeganistão. Alguns especialistas militares também criticaram o Príncipe por desumanizar os insurgentes ao descrevê-los como “peças de xadrez removidas do tabuleiro”. O governo Talibã acusou o Príncipe de cometer crimes de guerra durante sua missão no Afeganistão há dez anos. Um alto responsável afegão também acusou o Príncipe de crimes de guerra e disse que ele confessou seus crimes com pouca decência. As declarações do Príncipe estão presentes em sua autobiografia “Spare”, que será lançada no Reino Unido em 10 de janeiro.

Continuar a ler

Mundo

O adeus a Bento XVI: “Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito”

Publicado há

no dia

por:

papa funeral

O funeral do Papa emérito Bento XVI foi realizado em Roma, na Basílica Vaticana, com a participação de cerca de 50 mil pessoas, incluindo autoridades e chefes de Estado. O caixão do Papa foi colocado diante do altar, onde foi recebido com um beijo pelo seu então secretário particular, Dom Georg Gänswein. O funeral foi celebrado pelo cardeal-decano Giovanni Battista Re e mais de 120 cardeais, 400 bispos e quase 4 mil sacerdotes.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS