Siga-nos nas redes sociais

Agricultura

Universidade de Évora lidera projeto para regeneração de Defesas através da gestão adequada dos matos

Publicado há

no dia

agricultura monte novo do sul 1.width 1700

A Universidade de Évora, através do seu Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), está envolvida no projeto LIFE Scrubsnet “Regeneration and improvement of dehesas through the appropriate management of scrubland/shrub areas”. Este projeto pretende explorar o potencial da gestão dos matos para regenerar e melhorar o Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha).

Os investigadores do MED iniciaram os trabalhos com uma atenção especial às condições do solo. Eles começaram recolhendo amostras de solo nas duas propriedades incluídas no projeto, Terra das Freiras e Grupo de São Mateus, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo.

As análises laboratoriais dos solos recolhidos mostraram que a maioria dos solos no Alentejo é ácida e tem alta toxicidade de manganês, o que torna o solo pouco propício para o crescimento de várias plantas. Como solução, os investigadores estão analisando a aplicação de calcário dolomítico, que é considerada a técnica mais eficiente para corrigir a acidez do solo.

A aplicação do calcário dolomítico foi feita nas duas propriedades e espera-se que os primeiros resultados sejam observados na próxima primavera. O projeto destaca a importância destas áreas, afirmando que “grande parte da biodiversidade da Europa está intimamente ligada às práticas agrícolas tradicionais e extensivas”. O objetivo é garantir a persistência do habitat a longo prazo, impedir a degeneração das árvores e preservar a função do solo.

Agricultura

Quando será nomeado um novo Secretário de Estado da Agricultura ?

Publicado há

no dia

por:

Maria do Ceu Albuquerque ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura e Alimentação anunciou recentemente que um novo titular da Secretaria de Estado da Agricultura será nomeado em breve. Maria do Céu Antunes afirmou que se encontra a refletir acerca dessa escolha com o primeiro-ministro, e que a nomeação será feita assim que for considerado oportuno.

Isso ocorre após uma alteração na organização do Governo que deixou de incluir a Secretaria de Estado da Agricultura, o que levou alguns representantes dos agricultores a afirmar que a secretaria foi extinta. No entanto, o Governo nega essa afirmação e afirma que se trata apenas de uma mudança na composição do executivo.

Continuar a ler

Alentejo

Inscrições abertas para o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja

Publicado há

no dia

por:

Concurso Ovibeja

O 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja está aberto para inscrições até 24 de março. Organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Casa do Azeite, o concurso é aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento de qualquer país produtor de azeite. As amostras de azeite serão avaliadas por um júri internacional em abril e os prêmios serão entregues em 29 de abril, durante a 39ª Ovibeja. O concurso tem o objetivo de incentivar a qualidade dos azeites e aumentar o seu consumo e conquista de mercados internacionais. O evento conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Continuar a ler

Portugal

Alqueva já recuperou toda a água que forneceu este ano

Publicado há

no dia

por:

319839865 479960827584079 7337309843126715319 n

A barragem do Alqueva já recuperou toda a água fornecida este ano para o abastecimento público, agricultura e agroindústria, encaixando mais de 600 milhões de metros cúbicos (m3), a informação foi avançada pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva , na sua página na rede social Facebook.

Segundo a empresa ” registou-se uma subida no nível da água na albufeira de Alqueva de perto de 3 metros e meio, aproximando-se da cota 148 metros com principal relevância para os últimos sete dias”.

Recorde-se que o Projeto de Alqueva foi projetado para, regularizando o caudal do rio Guadiana, criar uma reserva estratégica de água que permitisse assegurar a sua distribuição durante os períodos de seca prolongados.

A capacidade máxima da albufeira de Alqueva é de 4150 milhões de metros cúbicos e é atingida à cota 152 metros.

Continuar a ler

Portugal

Agricultores de Portalegre perderam centenas de animais devido ao mau tempo

Publicado há

no dia

por:

ovelha

Uma das consequências mais gravosas do mau tempo , para além dos prejuízos avultados, foi a morte de centenas de animais. Esta é a realidade de muitos dos agricultores de Portalegre que viram os seus equipamentos agrícolas danificados e barragens para o abeberamento animal com os paredões destruídos.

As situações mais gravosas ocorrem em explorações agrícolas no concelho de Campo Maior, Arronches e Monforte, apesar de não haver ainda um número certo, supõe-se que agricultores destes concelhos tenham perdido mais de 100 animais por exploração, para além dos danos causados nas propriedades.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS