Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Vasco Santana, um dos maiores atores portugueses, faria hoje 125 anos

Publicado há

no dia

A 28 de janeiro de 1898, Vasco António Rodrigues Sant’Ana veio ao mundo. Ao longo de sua carreira, tornou-se conhecido como um dos mais talentosos atores portugueses, especialmente na comédia. Atuou durante o auge do cinema nacional e continua a ser lembrado pela sua presença no palco.

Vasco Santana nasce a 28 de janeiro de 1898 na Rua Direita, nº 185, em Benfica, Portugal. Era filho de Henrique Augusto Sant’Ana, escritor e proprietário, e de Maria Filomena Rodrigues Sant’Ana. Vasco era também pai do conhecido ator português Henrique Santana, fruto do seu primeiro casamento.

Vasco teve outros três casamentos e um relacionamento, mas não teve filhos deste último casamento. O ator é considerado um marco incontornável da arte da representação e é adorado pelo povo português.

Conhecido por ser um ator genial e de enorme sensibilidade, a sua influência é sentida na rádio, no cinema e no teatro. Vasco abandonou o curso de arquitetura para seguir sua paixão pela representação e aos 19 anos fez a sua primeira estreia no teatro . Na memória ficarão para sempre as suas célebres frases.

Portugal

Almôdovar: ferido grave em despiste de motocilo teve de ser helitransportado

Publicado há

no dia

por:

inem

Ao início da noite deste domingo, ocorreu um acidente na Estrada Municipal 1198, junto ao Monte Ferro do Negro, em Almodôvar. O alerta para o ocorrido foi dado perto das 20h.

O acidente envolveu um motociclo e resultou em um ferido grave. Os Bombeiros de Almodôvar, a Guarda Nacional Republicana, a SIV de Castro Verde e o Helicóptero do INEM estão no local, com um total de 14 operacionais e 4 viaturas, prestando assistência à vítima.

De acordo com informações da Proteção Civil, o homem será helitransportado para o Hospital de Faro. Até o momento, não há mais informações sobre as causas do acidente.

Continuar a ler

Portugal

Cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro começam amanhã

Publicado há

no dia

por:

rui nabeiro

O fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, faleceu este domingo, 19 de março, aos 91 anos. As cerimónias fúnebres terão início amanhã, segunda-feira, dia 20 de março, em Campo Maior, sua cidade natal.

De acordo com comunicado enviado pela família , o velório terá lugar a partir das 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior. As cerimónias começam com um cortejo pelas 09h50 horas na Novadelta, com passagem pela Tecnidelta, Sede do Grupo Nabeiro e Camelo, concluindo na Igreja Matriz.

A missa de corpo presente será realizada no dia 21 de março, pelas 12h00, na mesma igreja, à qual se seguirá o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.

A família Nabeiro informou na manhã deste domingo que “estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.

O Comendador Rui Nabeiro será sempre lembrado como uma figura importante do mundo empresarial em Portugal e um exemplo de sucesso e visão empreendedora.

Continuar a ler

Portugal

Câmara de Sousel decreta luto municipal até cerimónias fúnebres

Publicado há

no dia

por:

morte

A Câmara Municipal de Sousel, localizada no distrito de Portalegre, anunciou hoje que decretou luto municipal até às cerimónias fúnebres em memória do antigo presidente da autarquia, Armando Varela, que faleceu este domingo, aos 57 anos, na sequência do despiste do motociclo em que seguia.

Em comunicado divulgado na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Sousel manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do antigo autarca e associou-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.

Armando Varela, natural da freguesia de Casa Branca, foi eleito vereador em Sousel pelo PSD no mandato de 2001-2005, e posteriormente presidente da Câmara de Sousel entre 2005 e 2017, também eleito pelo PSD. Nas últimas eleições autárquicas, concorreu novamente ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.

Além de ter desempenhado funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel, Armando Varela foi também vereador na Câmara de Portalegre no último mandato autárquico, também eleito pelos sociais-democratas.

A morte de Armando Varela foi lamentada não só pela Câmara Municipal de Sousel, mas também pela Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida pelo antigo autarca.

A CIMAA descreveu Armando Varela como um “autarca de convicções fortes”, que deixou “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”, manifestando profundo pesar e sentidas condolências à família, amigos e conterrâneos em geral.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis, também no distrito de Portalegre, tendo estado envolvidos 13 operacionais e seis veículos nas operações de socorro.

Continuar a ler

Portugal

Reitora da Universidade de Évora enaltece legado do empresário Rui Nabeiro no apoio ao ensino superior e investigação

Publicado há

no dia

por:

evora

A Universidade de Évora (UÉ) destacou o empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como um exemplo devido ao seu percurso pessoal e profissional e pelo apoio que sempre deu ao ensino superior e à investigação.

Desde 2008, o empresário apoiou a criação da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, que refletiu a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior, destacou a reitora. Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, com esta postura, o empresário alentejano revelou a precocidade do seu pensamento e da sua visão ao apoiar a investigação na área da biodiversidade, já desde o início deste século.

A reitora da UÉ também destacou que Rui Nabeiro é doutor Honoris Causa pela UÉ, cuja atribuição, em 2006, teve o patrocínio do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, a morte do empresário é uma grande perda para todo o país e, em particular, para a UÉ, que perde um mecenas e alguém que, desde há muitos anos, participou direta e indiretamente na própria universidade.

Rui Nabeiro faleceu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa. A família Nabeiro informou que a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados. A morte do empresário foi sentida em todo o país e muitas personalidades destacaram a sua visão empreendedora e o seu compromisso com a região do Alentejo e com o país.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS