Portugal
Vídeo : Inundações em casas, carros subterrados e estradas cortadas no distrito de Portalegre

© Reprodução Facebook
Os últimos dias foram marcados por chuvas fortes, trovoadas e inundações, a área metropolitana de Lisboa foi uma das mais afetadas, o mau tempo provocou uma vítima mortal e dezenas de pessoas ficaram desalojadas. Contudo a intempérie não assolou apenas Lisboa, mas também o Alentejo, onde se destaca a vila de Campo Maior, com habitações inundadas “quase até ao teto”.
Estas inundações devem-se sobretudo à precipitação intensa que se tem feito sentir ao logo do dia no distrito de Portalegre.
“Temos aqui zonas baixas da vila que estão completamente alagadas e estamos a tentar resolver agora a questão, andamos no terreno a resolver os problemas”, avançou à Lusa fonte camarária.
“Esse é um largo em que a água chegou quase ao teto das casas e há garagens completamente submersas. A coisa complicou-se esta noite, complicou-se bastante”, reforçou.
Os danos registados são apenas materiais , uma vez que não há vítimas a registar.
Para além de Campo Maior, o concelho de Monforte também não escapou à força das águas, em declarações à agência Lusa, Gonçalo Lajem, presidente do município, caracterizou esta situação como “caótica”.
“Em Monforte está uma situação absolutamente caótica desde as 04:00. Nós temos várias estradas cortadas, vários colapsos de estradas, pontões e muros”, acrescentou.
Não há vítimas nem desalojados, apesar de se terem registado várias inundações em casas. Por enquanto, a preocupação é prestar assistência às famílias mais afetadas, os prejuízos serão calculados depois.
Recorde-se que as estradas nos concelhos de Arronches, Monforte, Elvas, Campo Maior, Avis, Crato, Portalegre e Castelo de Vide estão fechadas, segundo a informação divulgada pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR na rede social Facebook.
Portugal
Ana Luísa Assis é a primeira mulher motorista do Município de Alcácer do Sal

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conta, desde o dia 23 de janeiro de 2023, com o contributo da primeira mulher motorista da história do Município. Ana Luísa Assis, a exercer funções na autarquia desde maio de 2014, descreve o significado que tem para ela exercer estas funções como “um orgulho” por poder dar de si à terra que a viu nascer e crescer. Afirma, ao mesmo tempo, que o caminho para chegar até aqui foi “muito longo, com muito trabalho, sacrifício físico e monetário”, mas que olha para trás e sente que “valeu a pena”.
Ana Assis dirigiu ainda uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram a trilhar este percurso, especialmente aos pais, e ao Município de Alcácer do Sal, pela oportunidade que lhe deu para cumprir um sonho de menina.
Portugal
“Olá, mãe, Olá, pai”. A burla pelo WhatsApp

A PSP alertou para o aumento do crime de burla informática, com destaque para a burla “Olá pai, olá mãe”, no contexto do Dia da Internet Mais Segura, que se assinala esta terça-feira.
A PSP deu conselhos aos cidadãos, para se defenderem deste tipo de fraude. O alerta surgiu após a PSP ter recebido mais de 36.000 queixas de burla nos últimos quatro anos, com um aumento de 20% em 2022. A burla “Olá pai, olá mãe” foi a mais destacada em 2022.
Os Burlões fazem-se passar por filhos, alegam ter perdido o telemóvel e pedem o envio de dinheiro através de MB WAY, NIB ou de uma referência para pagamento.
No que diz respeito a este tipo de burla que é efetuada pelo WhatsApp, a Polícia de Segurança Pública deixa alerta:
“Se receber alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser o seu filho(a), confirme sempre antes de enviar (através de uma chamada, ou uma mensagem com pergunta/resposta combinada previamente com o seu filho(a)… etc)”;
“Caso seja alvo deste tipo de burla, denuncie, mesmo que se trate de uma tentativa”.
Portugal
Sines: Autoridades retomam buscas por homem desaparecido

© Reprodução / Autoridade Marítima Nacional
As buscas por um homem de 39 anos que desapareceu na noite de sábado ao largo de Sines retomaram esta terça-feira.
Uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas de Sines, elementos da Polícia Marítima de Sines apoiados por um drone e bombeiros da Autoridade Portuária de Sines estão envolvidos nas operações.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima está prestando apoio aos familiares da vítima. O homem teria desaparecido enquanto praticava pesca submarina ao largo do cabo de Sines.
Portugal
Faro e Beja sob aviso amarelo

O IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Faro e Beja devido à previsão de chuvas fortes hoje e quarta-feira. O aviso vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje e entre as 00h00 e as 15h00 de quarta-feira.
Além disso, há aviso amarelo para Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima de 700/800 metros na manhã de quarta-feira.
A previsão é de céu nublado, aguaceiros na região Sul, possibilidade de neve no extremo norte, vento forte nas terras altas e formação de geada no interior.
As temperaturas mínimas vão variar entre -3 graus na Guarda e 7 graus em Faro e Aveiro, enquanto as máximas vão de 8 graus na Guarda a 17 graus em Braga e Setúbal.
-
Portugal2 dias atrás
Prepare-se. Vem aí mais frio e chuva
-
Portugal2 dias atrás
Cantor alentejano Miguel Azevedo sofre acidente de viação
-
Portugal2 dias atrás
Tomar: Um morto e três feridos em colisão entre quatro carros no IC9
-
Portugal3 dias atrás
Homem que atacou GNR com copo partido foi libertado
-
Portugal1 dia atrás
Feira do queijo de Serpa apresentada na Casa do Alentejo
-
Portugal3 dias atrás
João Pedro Luís é recandidato à liderança distrital da JSD
-
Portugal2 dias atrás
Suspensas buscas para encontrar pescador desaparecido em Sines
-
Sociedade3 dias atrás
ONU assinala Dia Internacional da Fraternidade Humana
-
Sociedade1 dia atrás
“Criminalização dos homossexuais é uma injustiça” e “um pecado”
-
Portugal3 dias atrás
Grândola: Incêndio deflagra num hotel de luxo e faz um ferido
-
Portugal1 dia atrás
Matou a ex-namorada à machadada e foi condenado a 21 anos de prisão
-
Portugal1 dia atrás
Moura: Continente apoia Prato Quente