Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Litoral

XI Festival de Sopas de Santiago do Cacém: 40 variedades para mais de 3.500 doses

Publicado há

no dia

20240209 FESTIVAL DE SOPAS fotos CMSC PCC 4

O aguardado Festival de Sopas de Santiago do Cacém regressa para a sua 11.ª edição, prometendo deliciar os visitantes com 40 variedades de sopa e servir mais de 3.500 doses. O evento realiza-se no sábado, dia 8 de fevereiro, nos Pavilhões de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, com inauguração oficial marcada para as 18h30. Organizado pela Paróquia local, o Agrupamento 722 do Corpo Nacional de Escutas, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, o evento assume um forte cariz social e solidário.

As sopas em destaque incluem clássicos como o caldo verde, a canja de galinha e a sopa da pedra, bem como opções inovadoras como a sopa Motard, o creme de castanhas e a sopa de cogumelos e limão. Outras especialidades incluem a sopa de espinafres, a açorda de perdiz, o creme de coentros, o jantarinho de grão, a sopa de peixe à moda e a sopa do mineiro. Há ainda sugestões criativas como a sopa de afetos, a sopa enfarta brutus e a dose de esperança.

O evento conta com a colaboração de vários restaurantes e associações sociais, culturais e desportivas do concelho, reforçando a sua vertente comunitária. A entrada é livre e a animação musical estará a cargo de David Rosa, prometendo um ambiente festivo e acolhedor.

O Festival de Sopas de Santiago do Cacém tem vindo a crescer em popularidade, com edições anteriores a registarem enchentes e superando expectativas. Este ano, a organização espera manter o sucesso e continuar a aquecer os corações dos visitantes com as melhores sopas da região.

Portugal

Uma noite nas Piscinas Municipais de Santiago do Cacém

Publicado há

no dia

por:

484966849 1099500528887407 8870670345016988859 n

No dia 11 para o dia 12 de abril, as Piscinas Municipais de Santiago do Cacém preparam-se para receber uma noite especial para os jovens. Se tens entre 12 e 17 anos, não podes perder a oportunidade de passar uma noite diferente, cheia de atividades e diversão, num ambiente único.

Durante esta noite, os participantes poderão desfrutar de uma visita guiada à manutenção das piscinas, além de diversas atividades aquáticas e ainda uma aula de hidroginástica. Uma experiência imperdível para quem gosta de desafios e quer aproveitar ao máximo as instalações municipais.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril e são limitadas a 25 participantes, por isso, apressa-te a garantir o teu lugar na secretaria das Piscinas Municipais. Não percas esta oportunidade única de viver uma noite diferente e cheia de atividades divertidas!

Para mais informações e inscrições, acede ao link do evento.

Inscrições limitadas – garante já o teu lugar!

Continuar a ler

Alentejo Litoral

Enduro está de regresso ao concelho de Santiago do Cacém com prova internacional

Publicado há

no dia

por:

20250313 BTL CMSC ENDURO APRESENTACAO foto CMSC PCC 1 scaled

Município recebe o arranque do European Enduro Championship e do Campeonato Nacional de Enduro CFL com presença de 115 pilotos de 18 países

De 28 a 30 de março de 2025, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André voltam a ser palco de grandes emoções com a realização da primeira etapa do European Enduro Championship e do Campeonato Nacional de Enduro CFL. Os trilhos alentejanos de areia, pedra e terra receberão 115 pilotos em representação de 18 países.

A apresentação oficial do evento decorreu a 13 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand do Município de Santiago do Cacém, com a presença dos campeões nacionais de Enduro, Luís Oliveira e Joana Gonçalves.

A organização está a cargo da Associação MotorSport de Vila Nova de Santo André, em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Santo André e Federação de Motociclismo de Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, destacou que “os grandes eventos desportivos são uma forma de promover o território. Esta internacional vai atrair milhares de fãs do desporto motorizado e do enduro”. Sublinhou ainda que são três dias que “irão contribuir de forma significativa para a economia local como já verificámos em provas semelhantes que se realizaram no Concelho, por isso a Câmara Municipal faz este investimento.”

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, sublinhou: “estes eventos são decisivos para a freguesia. Iremos ter um impacto enorme na economia local, como aconteceu em provas anteriores de enduro”, acrescentando que “tal só é possível devido à dinâmica de diversas entidades em particular da Associação MotorSport, que as autarquias têm acompanhado.”

Bruno Beires, da Associação MotorSport, lembrou que a associação organiza provas de motociclismo na região há 12 anos e salientou: “é um orgulho para nós, um pequeno clube, organizar uma prova desta dimensão, mas seria impossível de concretizar sem os apoios das autarquias e outras entidades”. Destacou ainda: “Vai ser a festa do enduro, serão três dias de competição, que terá início com a Super Especial a decorrer na noite de 28 de março, em Santiago do Cacém.”

Por sua vez, Pedro Mariano, Presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, afirmou que “o desporto motorizado, hoje, é conhecido em Portugal e além-fronteiras pelas organizações das provas, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André estão nesse roteiro. Para nós, Federação, é um orgulho voltarmos a organizar uma prova nacional e outra internacional no Município de Santiago do Cacém e estar com o clube local nesta jornada.”

O evento promete, assim, colocar novamente Santiago do Cacém no centro das atenções do panorama motorizado europeu e nacional, dinamizando simultaneamente a economia local e projetando a região para milhares de visitantes e aficionados do Enduro.

Continuar a ler

Alentejo Litoral

Voluntários recuperam oito habitações de famílias vulneráveis em Santiago do Cacém

Publicado há

no dia

por:

habitacao

O Município de Santiago do Cacém assinou, recentemente, um novo protocolo com a Associação Just a Change e a Fundação Galp, com o objetivo de dar continuidade ao projeto iniciado em 2024, destinado à recuperação de habitações degradadas pertencentes a famílias vulneráveis do concelho. A parceria permitirá, em 2025, a reabilitação de oito habitações que se encontram em mau estado de conservação, assegurando condições de habitabilidade dignas para os respetivos agregados familiares.

Esta ação insere-se no âmbito do voluntariado corporativo e resulta da avaliação muito positiva dos trabalhos realizados no ano anterior, que beneficiaram quatro famílias em situação de carência habitacional. As obras então concluídas permitiram a reabilitação integral das casas, melhorando de forma significativa as condições de vida dos seus moradores.

O Município de Santiago do Cacém, a Associação Just a Change e a Fundação Galp decidiram, assim, prolongar e expandir o projeto, reconhecendo o impacto positivo e duradouro que teve no bem-estar e na qualidade de vida dos beneficiários.

Segundo informação disponibilizada pela autarquia, as intervenções previstas para 2025 abrangem situações habitacionais identificadas como urgentes, estando já a ser ultimados os preparativos para o arranque das obras, com o envolvimento de equipas de voluntários mobilizados pela Associação Just a Change.

Esta colaboração reforça o compromisso das três entidades em promover a inclusão social e apoiar as famílias mais vulneráveis do concelho, assegurando que todos possam ter acesso a uma habitação condigna.

Continuar a ler

Alentejo Litoral

Odemira recebe 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal

Publicado há

no dia

por:

encontro estacoes nauticas 2025 scaled

Nos dias 3 e 4 de abril, Odemira e Vila Nova de Milfontes serão palco do 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, um evento que visa afirmar estas estações como motores do desenvolvimento dos territórios.

A sessão de abertura contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. A organização está a cargo da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, em parceria com o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, contando ainda com o apoio institucional do Turismo de Portugal e da DOCAPESCA.

Durante dois dias, especialistas e representantes de diversas entidades nacionais e regionais vão debater o papel das Estações Náuticas na dinamização das economias locais. Entre os momentos-chave do evento, destaca-se a cerimónia de certificação e renovação de Estações Náuticas, bem como vários painéis de discussão sobre temas como “Rede das Estações Náuticas de Portugal – Proposta de Valor”, “Estção Náutica de Odemira – Contributo para a Concretização do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira”, “Financiamento” e “Estruturação e Promoção da Oferta Turística das Estações Náuticas”.

Haverá ainda workshops temáticos dedicados a “Governança”, “Comunicação e Promoção”, “Sustentabilidade” e “Desporto Náutico para Todos”.

O evento contará com a participação de diversas figuras institucionais, como o Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, o Presidente da Fórum Oceano, Carlos Costa Pina, o Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, António José Correia, o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, e o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, além de representantes do Turismo de Portugal e outras entidades.

O encerramento do encontro será marcado pela iniciativa “Water Fun by Estação Náutica de Odemira”, que incluirá um passeio de barco, atividades náuticas, observação da natureza e experiências ligadas ao património etnográfico local.

Atualmente, a região do Alentejo conta com sete Estações Náuticas: Alandroal, Avis, Mértola, Monsaraz, Moura, Sines e Odemira, sendo esta última composta por três polos: Vila Nova de Milfontes, Odemira e Santa Clara.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

ÚLTIMAS 48 HORAS