Ambiente
Açores: elevado nível de alerta no sistema vulcânico da Terceira

O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) dos Açores anunciou a elevação do nível de alerta vulcânico de V1 para V2 no sistema vulcânico fissural oeste da ilha Terceira, devido a dados recentes de deformação crustal que indicam uma fase de instabilidade.
De acordo com o comunicado divulgado pelo IVAR, o nível V2 corresponde a um sistema vulcânico “em fase de instabilidade”, com atividade moderada e claramente acima dos níveis de referência, podendo ter origem tectónica, hidrotermal e/ou magmática.
O alerta V1, anteriormente em vigor, indicava apenas “atividade fraca, ligeiramente acima dos níveis de referência”.
O IVAR decidiu igualmente manter o alerta V2 no vulcão de Santa Bárbara, também localizado na ilha Terceira, onde a atividade sísmica se mantém superior aos padrões habituais, embora com baixa magnitude.
Segundo o relatório, em setembro foi registada a maior atividade sísmica de 2025, incluindo um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter, sentido no setor oeste da ilha com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada.
Apesar da instabilidade sísmica e da deformação crustal observada, o IVAR assegura que não foram detetadas anomalias nos gases vulcânicos, o que indica que não há sinais imediatos de erupção.
O instituto mantém, por outro lado, o nível de alerta V1 na ilha de São Jorge, onde a atividade sísmica, especialmente na zona dos Rosais, permanece “ligeiramente acima dos níveis de referência”.
Ambiente
Sismo de magnitude 3.5 registado a Oeste de Sines

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, no dia 4 de outubro de 2025, às 09h03, um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter.
Segundo os dados das estações da Rede Sísmica do Continente, o epicentro foi localizado a cerca de 40 quilómetros a Oeste de Sines.
De acordo com o IPMA, não há registo de danos pessoais ou materiais. O abalo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli modificada, sobretudo na região de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.
Até ao momento, não foram registadas réplicas associadas ao evento sísmico.
Ambiente
Governo apoia famílias carenciadas na alimentação e cuidados veterinários de animais de companhia

O Governo vai destinar um total de 1 milhão de euros para apoiar famílias mais carenciadas no pagamento de despesas com serviços veterinários e alimentação para animais de companhia. A medida integra um pacote de 14,5 milhões de euros para promoção do bem-estar animal, que também abrange centros de recolha e associações zoófilas.
Cada família poderá receber até 5 mil euros para alimentação de animais no período entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025. O apoio aos serviços veterinários terá limites proporcionais à população residente de cada município. As candidaturas começaram a 1 de outubro e são avaliadas pelos serviços de ação social municipais.
O pacote global inclui ainda financiamento para construção, requalificação e modernização de infraestruturas, tratamentos veterinários, esterilizações, identificação de animais e apoio a associações zoófilas.
Ambiente
Sismo de magnitude 2,7 sentido em Pombal e Leiria

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado às 21h18 de quarta-feira, com epicentro a 12 quilómetros a sudoeste de Pombal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O abalo foi sentido nos concelhos de Pombal e Leiria, com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli, que corresponde a uma perceção moderada, mas sem potencial de provocar danos estruturais relevantes.
De acordo com o IPMA, não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento. A entidade adiantou ainda que, “se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados”.
Classificação do abalo
Segundo a escala de Richter, a magnitude registada enquadra-se na categoria de “muito pequeno” (2,0–2,9). Apesar de frequentemente sentidos pela população, estes sismos raramente causam prejuízos.
Ambiente
Sismo de magnitude 3,3 registado ao largo de Olhão

Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta quarta-feira, pelas 01h12, a cerca de 50 quilómetros a sul-sudoeste de Olhão, no distrito de Faro.
A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que adiantou não ter recebido, até ao momento, qualquer registo de que o abalo tenha sido sentido pela população.
Segundo a escala de Richter, sismos desta dimensão são classificados como “pequenos”, geralmente com efeitos muito reduzidos e pouco percetíveis.
O IPMA continua a acompanhar a situação, reforçando que não há indícios de danos nem de réplicas relevantes associadas a este evento.
- Portugal1 dia atrás
5 de Outubro de 1910: da crise monárquica à proclamação da República
- Sociedade1 dia atrás
“m u n d E v i d ê n c i a s” no Centro Cultural de Santarém
- Sociedade3 dias atrás
Joana Marques absolvida da ação movida pelos Anjos
- Portugal3 dias atrás
SAPO celebra 30 anos com o Canal Alentejo como parceiro
- Sociedade3 dias atrás
Governo quer aplicar inteligência artificial em processos de licenciamento
- Sociedade2 dias atrás
Marido de Daniela Pimenta detido na Tailândia em esquema de burlas milionárias
- Economia3 dias atrás
Escalões de IRS atualizados em 3,51% a partir de 2026
- Sociedade3 dias atrás
Detido em Lisboa português condenado em França por abusos sexuais a netas
- Política2 dias atrás
Manuel Luís Goucha reage a petição insólita sobre Mariana Mortágua
- Portugal2 horas atrás
Três mortos em violento acidente no IC2 em Soure
- Economia3 dias atrás
Gasóleo e gasolina vão descer na próxima semana em Portugal
- Economia3 dias atrás
Preços das casas mais do que duplicam em 15 anos em Portugal