Cultura
ALENTEJO PRESENTE NO I ENCONTRO NACIONAL DE ARTE PRÉ-HISTÓRICA

O Museu do Côa, localizado precisamente em Vila Nova de Foz Côa, recebeu ao longo do dia 9 de outubro, o I Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica. No evento estiveram representados os Municípios de Arronches, Reguengos de Monsaraz, Alandroal e Montemor-o-Novo.
no qual participou o Município de Arronches, representado pelo seu vice-presidente João Crespo e pelo técnico Tiago Pereira.
Esta iniciativa, organizada pela Fundação Côa Parque, assinalou pela primeira vez o Dia Europeu da Arte Rupestre e dividiu as apresentações por região. Arronches deu ínicio à apresentação da Região Alentejo, num painel que tratava ainda da arte pré-histórica de Reguengos de Monsaraz, Alandroal e Montemor-o-Novo, moderado por João Pedro Cunha Ribeiro, professor na Universidade de Lisboa.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arronches lembrou que “o certame serviu para dar continuidade ao processo de constituição da Rede Nacional de Arte Pré-Histórica, da qual faz parte a Câmara Municipal de Arronches, juntamente com outras entidades, naquilo que pretende ser uma valorização do património histórico existente pelo país, aumentando a sua divulgação”.
No final do evento, teve ainda lugar no mesmo espaço, a inauguração da exposição “Crossing Europe With Rock Art”, promovida no âmbito do Itinerário Cultural do Conselho da Europa, PRAT – Prehistoric Rock Art Trails e que tem em exibição um pouco da arte rupestre do Gobustan National Historical-Artistic Preserve.
Cultura
Está oficialmente aberto o Mês da Música em Montemor-o-Novo

Entre 3 de outubro e 1 de novembro, Montemor-o-Novo celebra o Mês da Música 2025 com 19 iniciativas que incluem concertos, workshops e visitas, numa programação pensada para todas as idades e diversos gostos musicais.
O evento, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, abriu oficialmente na noite de sexta-feira, 3 de outubro, com um concerto intimista de Manuel João Vieira na Alma Box da Alma d’Arame, onde o artista apresentou o seu primeiro álbum a solo, O Tempo das Andorinhas – Cantigas de Dor de Corno.
No sábado, 4 de outubro, o destaque foi a música barroca. O grupo Ensemble Alorna, com Tera Shimizu e participação da soprano Mariana Castello-Branco, apresentou o espetáculo Pérolas do Barroco ao ar livre, no Jardim da Rua Fernão Martins Mascarenhas.
Ainda no sábado, à noite, o Mês da Música viajou até Santiago do Escoural, onde Filipe Raposo (piano) e Rita Maria (voz) encantaram o público no Mercado da Vila com o concerto When Baroque Meets Jazz.
Já no domingo, 5 de outubro, o Cineteatro Curvo Semedo recebeu o coletivo Madraça, que contou com as participações especiais de Paulo Ribeiro, Celina da Piedade, Ana Santos e o Grupo Coral Fora d’Oras, encerrando o primeiro fim de semana do festival em grande.
O Mês da Música de Montemor-o-Novo é promovido pelo município com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e conta ainda com a colaboração de três associações culturais de referência nacional: Alma d’Arame, Oficinas do Convento e O Espaço do Tempo.
A programação completa pode ser consultada no site oficial do município: www.cm-montemornovo.pt.
Os bilhetes estão disponíveis na plataforma BOL.
Cultura
Filme gravado em Coimbra recebe Menção Honrosa no Tangier Film Festival

O filme “A Memória do Cheiro das Coisas”, nova produção do realizador António Ferreira, rodado em Coimbra, recebeu uma Menção Honrosa para Melhor Argumento no Tangier Film Festival, realizado entre os dias 1 e 4 de outubro em Marrocos.
A longa-metragem, que estreia em 6 de novembro nos cinemas portugueses, integrou a competição oficial internacional e foi reconhecida «pela originalidade e subtileza com que o argumento aborda questões do envelhecimento», escrito por António Ferreira e pelo co-argumentista Tiago Cravidão.
Durante a cerimónia, António Ferreira destacou que o filme é «sobre empatia, sobre aprender a ver o outro através do diálogo, não como uma ameaça, mas como alguém que, tal como nós, tem desejos e aspirações semelhantes».
Produzido pela Persona Non Grata Pictures, o filme conta a história de Arménio (José Martins), um antigo combatente internado num lar, que enfrenta os fantasmas do passado ao conhecer Hermínia (Mina Andala), funcionária negra do lar.
O filme já tinha conquistado o Prémio de Melhor Ator para José Martins no Festival Internacional de Xangai, em junho de 2025. A distribuição em Portugal será feita pela NOS Audiovisuais.
Alentejo
XXVII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora

A Associação Eborae Mvsica organiza, entre os dias 2 e 5 de outubro, a 27.ª edição das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Mendes”, este ano com programação em Évora e Portalegre.
O evento assinala o 38.º aniversário da associação e as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de outubro. A direção artística pertence ao maestro Pedro Teixeira.
As atividades decorrerão em locais emblemáticos como o Convento dos Remédios, a Igreja de São Francisco e a Sé Catedral de Évora, estendendo-se também à Sé de Portalegre.
Programa
No dia 2 de outubro, a sessão solene de abertura terá lugar às 9h30 no Convento dos Remédios, em Évora, e será seguida por um concerto do Officium Ensemble. À noite, às 21h30, o grupo volta a atuar na Igreja de São Francisco.
No dia 3 de outubro, às 12h00, o musicólogo Owen Rees apresentará a conferência “Manuel Leitão de Avillez – compositor da Escola de Música da Sé de Évora”. Nesse mesmo dia, às 21h30, o Officium Ensemble sobe ao palco da Sé de Portalegre.
O repertório escolhido realça a importância da Escola de Música da Sé de Évora como um dos centros musicais mais produtivos da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. Entre os compositores em destaque estão Estêvão Lopes Morago, Manuel Mendes, Manuel de Tavares, Duarte Lobo, Filipe de Magalhães, Manuel Cardoso e Estêvão de Brito, revelando a sofisticação técnica da polifonia portuguesa.
As obras de Morago, recentemente transcritas por José Abreu, têm lugar de destaque no programa, que procura evidenciar o eixo cultural e musical entre Évora e Portalegre.
Informações práticas
A organização aconselha a reserva prévia de bilhetes através do email: eboraemusica@gmail.com.
O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, em coprodução com a Câmara Municipal de Évora (Évora Capital Europeia da Cultura 2027), Câmara Municipal de Portalegre, Cabido da Sé de Évora, Paróquia de São Francisco, Paróquia de Portalegre, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora e vários parceiros institucionais e de comunicação social.
Alentejo
Montemor-o-Novo celebra o Mês da Música com artistas nacionais e internacionais

O Município de Montemor-o-Novo prepara-se para celebrar o Mês da Música 2025, promovendo uma programação diversificada de 19 iniciativas entre os dias 3 de outubro e 1 de novembro. Entre espetáculos, workshops e visitas, a iniciativa abrange públicos de todas as idades e valoriza diferentes expressões musicais.
Um dos destaques da programação é a presença da artista brasileira Mari Froes, em rápido crescimento no cenário musical, que sobe ao palco do Cineteatro Curvo Semedo a 16 de outubro, inserida na sua tour europeia.
Antes, a música e a dança contemporânea espanhola estarão em foco no dia 11 de outubro, com dois espetáculos em double-bill: ‘Mercedes Mais Eu’ (Janet Novás e Mercedes Peón) e ‘Taranto Aleatorio’ (La Chachi e Lola Dolores), ambos no Cineteatro Curvo Semedo.
Ao longo do mês, o público poderá assistir a grandes nomes da música nacional, incluindo:
- 3 de outubro: Manuel João Vieira
- 5 de outubro: Madraça com Paulo Ribeiro, Celina da Piedade, Ana Santos e Fora d’Oras
- 11 de outubro: Amílcar Vasques-Dias (recital)
- 17 de outubro: O Gajo e Raia
- 25 de outubro: Orquestra Metropolitana de Lisboa
- 31 de outubro: Tó Trips
O Mês da Música será encerrado no dia 1 de novembro, também no Cineteatro Curvo Semedo, com a atriz e cantora Helena Caldeira, natural de Montemor-o-Novo e protagonista da série ‘Rabo de Peixe’, que apresentará o espetáculo ‘Cantadeiras’, desenvolvido com o Bestiário.
A iniciativa é promovida pelo Município de Montemor-o-Novo, com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e conta com a parceria de associações culturais de relevância nacional, como Alma d’Arame, Oficinas do Convento e O Espaço do Tempo.
A programação completa está disponível no site do município: Mês da Música 2025.
Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL: Bilhetes Mês da Música.
- Desporto5 horas atrás
Fim de Semana Histórico em Setúbal: A Formação do Racing Power FC Faz Sonhar
- Portugal1 dia atrás
5 de Outubro de 1910: da crise monárquica à proclamação da República
- Sociedade1 dia atrás
“m u n d E v i d ê n c i a s” no Centro Cultural de Santarém
- Portugal11 horas atrás
Três mortos em violento acidente no IC2 em Soure
- Sociedade2 dias atrás
Marido de Daniela Pimenta detido na Tailândia em esquema de burlas milionárias
- Desporto11 horas atrás
FC Porto e Benfica empatam num clássico de nervos, intensidade
- Política2 dias atrás
Manuel Luís Goucha reage a petição insólita sobre Mariana Mortágua
- Sociedade11 horas atrás
Jovem ferido com gravidade em manifestação de apoio a Gaza continua internado em Lisboa
- Alentejo11 horas atrás
Militar da GNR morre em despiste de automóvel em Monforte
- Ambiente11 horas atrás
Açores: elevado nível de alerta no sistema vulcânico da Terceira
- Educação11 horas atrás
Município de Viana do Alentejo abre candidaturas a bolsas de estudo para o ensino superior
- Saúde11 horas atrás
Enfermeiros continuam sem progredir na carreira devido a atrasos no processo avaliativo