Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Os Vinhos de Altitude são uma mais-valia para o Alentejo”, afirma José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo

blank

Publicado há

no dia

Após a inauguração da 3.ª edição dos Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede, José Santos , presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo , destacou o impacto deste evento no panorama turístico e cultural da região. Em entrevista, enfatizou a singularidade dos vinhos de altitude, identidade e a sua importância no fortalecimento do Alentejo nos mercados nacionais e internacionais.

A Serra de São Mamede: um tesouro gastronómico e turístico

“A Serra de São Mamede oferece-nos muito mais do que paisagens deslumbrantes. Dá-nos produtos únicos, como a gastronomia de caça e os cogumelos, que, combinados com os vinhos de altitude, criam uma identidade singular no contexto do Alentejo. Estes vinhos são especiais, únicos, e distinguem-se dos vinhos produzidos no sul da região, permitindo-nos afirmar um conjunto de recursos e conteúdos que são essenciais para o turismo”, afirmou.

Publicidade

Diferenciação como estratégia

José Santos sublinhou a relevância da diferenciação no setor do turismo, especialmente no que diz respeito aos vinhos:
“No turismo, procuramos sempre o que diferencia o produto e o que permite afirmar o Alentejo junto dos mercados internacionais e também no mercado nacional. Este evento, que está a crescer, tem um enorme potencial para se transformar num evento de referência nacional, dada a singularidade dos vinhos de altitude e a sua ligação ao enoturismo.”

Vinhos de Altitude como motor de desenvolvimento

A Entidade Regional de Turismo tem apoiado o evento desde o início, incluindo-o na sua estratégia de enoturismo para os próximos anos. Para José Santos, a importância dos vinhos de altitude transcende o setor vitivinícola:
“Os vinhos de altitude são sinónimo de crescimento para o Alentejo: promovem o desenvolvimento económico , o desenvolvimento social e são também um reflexo da nossa cultura . É com muita satisfação que participo neste evento, porque acredito no seu impacto e no potencial destes vinhos para alavancar a nossa região.”

Publicidade

Perspectivas para o futuro

Com o apoio estratégico da Entidade Regional de Turismo e o compromisso dos produtores locais, José Santos vê nos Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede um pilar essencial para o crescimento sustentável do Alentejo, tanto em termos económicos como culturais, reforçando a sua posição enquanto destino turístico de excelência.

Publicidade
Publicidade

Portugal

Aeroporto de Lisboa: obras de expansão do terminal 2 concluídas em outubro

blank

Publicado há

no dia

por:

Aeroporto Lisboa panoramio scaled

As obras de melhoria e expansão do terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vão estar concluídas já em outubro, confirmou esta terça-feira o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.

“Vamos inaugurar o T2 ainda em outubro deste ano”, afirmou o governante, garantindo que o calendário de execução decorre conforme o previsto.

Publicidade

Expansão para aliviar congestionamento

As intervenções, a cargo da concessionária ANA – Aeroportos de Portugal, visam elevar a capacidade do terminal dos atuais 38 para até 45 movimentos por hora até 2028.

Com um investimento superior a 233 milhões de euros, adjudicado ao consórcio Mota-Engil/Vinci, o objetivo é mitigar o atual congestionamento da Portela, enquanto não avança a construção do novo aeroporto Luís de Camões, em Alcochete.

Publicidade

Questões ambientais em tribunal

No início do ano, o Ministério Público interpôs uma ação no Supremo Tribunal Administrativo, defendendo que seria necessária uma avaliação de impacte ambiental (AIA) na primeira fase dos trabalhos, que inclui também a expansão do terminal 1 e a criação de uma placa de estacionamento para aviões.

A Associação Portuguesa do Ambiente (APA), no entanto, considerou que não havia necessidade de AIA nesta etapa, uma vez que as obras não iriam aumentar a capacidade da infraestrutura. A ANA e o Executivo partilharam desta posição, contestando a ação administrativa.

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

PJ regista mais de 700 casos de abuso sexual de crianças no primeiro semestre

blank

Publicado há

no dia

por:

pj

A Polícia Judiciária (PJ) contabilizou 711 situações de abuso sexual de crianças apenas nos primeiros seis meses deste ano.

De acordo com dados avançados pelo jornal Público, somam-se ainda 21 ocorrências de aliciamento de menores para fins sexuais e 293 relacionadas com lenocínio.

Publicidade

Tendência preocupante

O número de crimes registados pela PJ voltou, no ano passado, a ultrapassar a barreira dos mil casos anuais, algo que não acontecia há mais de dez anos. Apesar disso, continua a ser reduzida a proporção dos processos que chegam efetivamente a julgamento.

O impacto do digital

As autoridades destacam o aumento da componente online nestes crimes, fenómeno que se tem tornado uma das principais preocupações da PJ. A complexidade crescente obrigou à criação de brigadas especializadas, preparadas para atuar em ambientes digitais e dar resposta a novas formas de criminalidade.

Publicidade

Cristina Soeiro, responsável pelo gabinete de psicologia da PJ, sublinha que esta evolução exige “equipa altamente especializada” e acompanhamento contínuo.

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Semana Europeia do Desporto mobiliza população do Alentejo com atividades de norte a sul da região

blank

Publicado há

no dia

Domingo2Feira SEDAlentejo 1

A Semana Europeia do Desporto 2025 continua a dinamizar o Alentejo com iniciativas que promovem a prática regular de atividade física, combatem o sedentarismo e incentivam estilos de vida mais saudáveis.

No dia 25 de setembro, em Grândola, cerca de 250 seniores dos programas de envelhecimento ativo do município — Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário — participaram no #BeActive Sénior. Durante a manhã, os participantes experimentaram atividades como caminhada, walking football, pilates e boccia sénior, numa ação promovida pelo Município de Grândola.

Publicidade

Já no dia 26 de setembro, em Beja, cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja participaram no IPBeja Be Active Outdoor Adventure, organizado pelo Instituto Politécnico de Beja. A iniciativa, dinamizada pelos alunos da Licenciatura em Desporto, combinou desporto, natureza e cooperação, promovendo aprendizagem ativa ao ar livre.

Nos próximos dias, a Semana Europeia do Desporto continua com diversas atividades abertas à comunidade:

Publicidade
  • 27 de setembro | Mértola — #BeActive Famílias Ativas, atividade em família no Cais Náutico do Guadiana, às 10h00.
  • 27 de setembro | Estremoz — #BeActive Night, Neon Run Walk & Dance, corrida/caminhada de 5 km no Rossio Marquês de Pombal, às 21h00.
  • 28 de setembro | Vendas Novas — #BeActive Outdoor & Lazer Ativo, Vendas Novas em Movimento no Parque Desportivo Municipal, às 10h00.
  • 29 de setembro | Portalegre — #BeActive Inclusivo, atividade “Passa a Palavra” no Jardim da Avenida da Liberdade, a partir das 10h00.

A iniciativa é coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e organizada pela Comissão Europeia, com o objetivo de inspirar todos os cidadãos a serem mais ativos, saudáveis e felizes.

Sabado SEDAlentejo 1
Domingo2Feira SEDAlentejo 1
Continuar a ler

Portugal

Morreu o ator Luís Alberto aos 91 anos

blank

Publicado há

no dia

por:

1024 1

O ator português Luís Alberto morreu na noite de quinta-feira, aos 91 anos, anunciou a Casa do Artista, instituição que o recorda como “o Menino Luís”.

Naturalmente ligado ao teatro e televisão, Luís Alberto iniciou a carreira por acaso, a convite de Varela Silva, mas rapidamente subiu ao palco do Teatro Nacional, pela mão de Amélia Rey Colaço. Mais tarde ingressou no Conservatório Nacional, convicto de que era essencial estudar a profissão que escolhera para toda a vida.

Publicidade

Teatro

Estreou-se em 1962, em “O Morgado de Fafe”, e integrou peças marcantes como:

  • Desperta e Canta (Clifford Odets)
  • Todos Eram Meus Filhos (Arthur Miller)
  • O Tempo e a Ira (John Osborne)
  • O Render dos Heróis (José Cardoso Pires)

Passou por companhias como o Teatro Estúdio de Lisboa, Os Bonecreiros, Companhia de Teatro de Almada e as companhias de Raul Solnado e Vasco Morgado. Em 1975, foi um dos fundadores do Teatro da Proposta, ao lado de Fernando Gusmão e Augusto Sobral.

Em 2003, recebeu o Globo de Ouro SIC de Melhor Ator de Teatro pela peça Copenhaga, no Teatro Aberto.

Publicidade

Televisão

Na televisão, a carreira foi igualmente extensa. Estreou-se em 1965, em Os Apaixonados, e participou em séries e novelas de diferentes épocas:

  • Histórias Simples da Gente Cá do Meu Bairro (1961)
  • Zé Gato (1979)
  • Retalhos da Vida de um Médico (1980)
  • Tragédia da Rua das Flores (1983)
  • Duarte & C.ª (1985)
  • Ricardina e Marta (1989)
  • Alentejo Sem Lei (1991)
  • Cinzas (1992)
  • Camilo & Filho Lda. (1995)

Mais recentemente integrou produções de grande audiência como Jardins Proibidos (2000, 2014), Tudo Por Amor (2002), Inspector Max (2004), Ninguém Como Tu (2005), Conta-me Como Foi (2007), Laços de Sangue (2010) e Sangue Oculto (2022)

Publicidade
Continuar a ler
blank

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

blank

Partilha com os teus amigos

Segue-nos aqui…

Enviamos-te novas notificações
blank

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com