Connect with us

Portugal

Previsão do tempo para a semana

Published

on

O início da semana em Portugal continental promete dias soalheiros e temperaturas amenas, com algumas nuvens em regiões do centro-norte. As regiões do Ribatejo, Alentejo e Beiras terão condições típicas do início de outubro, com manhãs frescas e tardes agradáveis.


Ribatejo

No Ribatejo, com destaque para Santarém e Alverca, os dias começam frescos, com tardes agradáveis e sem previsão de chuva significativa.

Advertisement
  • Segunda-feira (6/10): Céu limpo, mín. 13°C / máx. 26°C
  • Terça-feira (7/10): Alternância de sol e nuvens, mín. 13°C / máx. 20°C
  • Quarta-feira (8/10): Predomínio de céu nublado, mín. 12°C / máx. 19°C
  • Quinta-feira (9/10): Sol com algumas nuvens, mín. 13°C / máx. 20°C
  • Sexta a Domingo (10-12/10): Céu limpo, mín. 11-14°C / máx. 24-26°C

Alentejo

O Alentejo, incluindo Beja e Viana do Alentejo, terá dias quentes e ensolarados, típicos desta época do ano, favorecendo atividades ao ar livre.

  • Segunda-feira (6/10): Sol intenso, mín. 16°C / máx. 30°C
  • Terça-feira (7/10): Céu limpo, mín. 15°C / máx. 29°C
  • Quarta-feira (8/10): Sol com algumas nuvens, mín. 13°C / máx. 25°C
  • Quinta a Domingo (9-12/10): Céu limpo, mín. 15°C / máx. 27-29°C

Beiras

Nas Beiras, incluindo Coimbra, Viseu e Guarda, os dias apresentam variação de temperaturas e maior presença de nuvens, especialmente no início da semana.

  • Segunda-feira (6/10): Sol predominante, mín. 13°C / máx. 21°C
  • Terça-feira (7/10): Céu parcialmente nublado, mín. 14°C / máx. 24°C
  • Quarta-feira (8/10): Nuvens esparsas, mín. 13°C / máx. 21°C
  • Quinta a Domingo (9-12/10): Céu limpo, mín. 11-14°C / máx. 26-28°C

Em síntese, Ribatejo e Alentejo terão dias quentes e ensolarados, enquanto as Beiras apresentam maior variação térmica e períodos nublados, sem previsão de chuva significativa.

Continue Reading

Portugal

UPTEC premeia startup dedicada a componentes eletrónicos biodegradáveis

Published

on



A EcoWires, uma solução que utiliza materiais sustentáveis para desenvolver eletrónica flexível, venceu o Prémio de Melhor Startup no Pitch Day que assinalou o encerramento da 13.ª edição da Escola de Startups da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, um programa apoiado pela Fundação Santander.

Rita Martins e Inês Freitas, fundadoras do projeto e estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) , desenvolveram uma tecnologia de impressão altamente escalável para eletrónica flexível, que substitui o plástico e as tintas à base de metais, tipicamente utilizadas no desenvolvimento de circuitos flexíveis, pela celulose e tintas de carbono. O projeto foi premiado com a melhor pontuação atribuída pelo júri composto por Tiago Ilharco (NCREP), Sérgio Rodrigues (COREangels), Cristiana Cruz (CM Porto) e Luis Reis (Altice Labs).

Já no ano passado, as duas jovens investigadoras da FEUP tinham conseguido o segundo lugar na edição nacional do ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias cleantech do mundo.

Advertisement

Além do júri, também o público teve a oportunidade de votar naquele que considerou ser o melhor pitch desta edição da Escola de Startups: a QCertify, uma plataforma que identifica automaticamente toda a criptografia existente numa organização e implementa novas proteções de criptografia pós-quântica.

O Prémio de Melhor Evolução, que destacou o percurso de um dos projetos empresariais ao longo do programa, foi para a MUTU, uma plataforma SaaS orientada para uma colaboração mais eficiente entre fornecedores.

Advertisement

Durante o Pitch Day, subiram a placo 10 de 21 projetos que integraram a última edição da Escola de Startups. Ao longo de três meses, os participantes tiveram a oportunidade de integrar workshops práticos acerca de temas como análise de mercado, diferenciação, propriedade intelectual e treino de pitch, além de usufruírem de mentoria individual com especialistas e de acesso aos espaços de trabalho da UPTEC.

Ao longo das 13 edições do programa de aceleração da UPTEC, já foram apoiados 540 empreendedores e mais de 240 ideias de negócio, das quais resultaram mais de 80 empresas.

Advertisement

Esta edição da Escola de Startups para Emprendedores foi financiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).



Source link

Advertisement

Continue Reading

Portugal

Maria da Conceição Rangel dedicou Última Lição às Pessoas

Published

on


Cerca de duas centenas de pessoas, entre amigos, família, colegas e estudantes, marcaram presença, no passado dia 29 de janeiro, na cerimónia de jubilação de Maria da Conceição Rangel, professora catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

A sessão, intitulada “Elemento Pessoa ou Pessoa Elemento”, centrou-se nas muitas pessoas que contribuíram para a sua carreira: “não se constroem carreiras sozinhos e eu tive o privilégio de ter encontrado sempre pessoas que me ensinaram e ajudaram a crescer”, referiu na nota de abertura da sua Última Lição.

Advertisement

Nesta aula, que foi mais uma conversa, Maria da Conceição Rangel revisitou vários momentos da sua carreira – desde a entrada no ICBAS, pelas figuras de Alberto Amaral e Nuno Grande, até ao seu trabalho de investigação no REQUIMTE, ou a sua passagem pela Universidade de Leicester. Uma história onde a química e as relações humanas se misturaram.

Maria da Conceição Rangel dedicou a sua vida académica ao ensino e à investigação nas áreas da Química Inorgânica e da Química Física. (Foto: ICBAS)

Na abertura da sessão, o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, destacou a generosidade e o altruísmo da professora do ICBAS e também amiga: “dedicar uma vida à ciência e ao ensino é, sem dúvida, um ato de altruísmo. É de uma generosidade absoluta, um verdadeiro ato de amor. E essas são também caraterísticas que encontro na Professora Maria da Conceição Rangel. Características, que ao longo destes anos, entre o sorriso que todos lhe conhecemos, soube sempre imprimir no seu trabalho e nas suas relações profissionais e de amizade”.

Advertisement

A sessão, que decorreu no salão nobre ICBAS/FFUP,  contou ainda com a intervenções do diretor do departamento de química do ICBAS, Luís Gales, e do professor emérito do ICBAS, Alexandre Quintanilha, que destacou algumas das características pessoais de Maria da Conceição Rangel, que lhe conferiram capacidade de liderança e asseguraram o sucesso científico: “reconheço na Maria a curiosidade, uma grande capacidade imaginativa, o seu otimismo e entusiasmo em tudo em que se envolvia. E ainda o facto de ser uma pessoa verdadeiramente confiável, característica fundamental e tão frágil, que a Maria nunca abandonou”.

A encerrar a sessão, António Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, recuou aos seus tempos de estudante, para relembrar as aulas de Química Física, do também antigo Reitor Alberto Amaral, onde Maria da Conceição Rangel era responsável pelas aulas práticas, para lembrar a dedicação e a exigência profissional da agora jubilada docente do ICBAS.

Advertisement

Uma última lição que não foi uma despedida, mas uma verdadeira aula sobre a importância das relações e das pessoas na educação, no ensino e na ciência.



Source link

Advertisement

Continue Reading

Portugal

Futuros médicos da FMUP despediram-se em festa da faculdade

Published

on


“Os estudantes foram sempre a minha inspiração”, afirmou, no Dia da Graduação, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Altamiro da Costa Pereira, naquela que foi a sua última vez a presidir a uma sessão desta natureza.  

Cerca de duas centenas de pessoas quiseram associar-se a este momento que assinala, tradicionalmente, a conclusão do Mestrado Integrado em Medicina (MIMED). Na plateia da Aula Magna, no passado dia 28 de janeiro, estiveram estudantes, familiares e amigos, membros da comunidade académica e autoridades militares e civis.  

Advertisement

Com o seu mandato a terminar este ano, o diretor da FMUP lembrou que 2025, o ano da graduação destes estudantes, foi “um ano particularmente importante”. Foi, como sublinhou, “o ano do bicentenário”, em que esta escola médica comemorou a efeméride com um vasto programa de celebrações.  

Boa disposição e emoção foram sentimentos que pairaram nesta cerimónia, com Altamiro da Costa Pereira a referir-se à letra da “balada da despedida”, com que o Grupo de Fados da FMUP comoveu a vasta assistência.  

Advertisement

“Foi uma cerimónia muito bonita. Espero que se lembrem deste dia, desta vossa Faculdade, desta vossa cidade. Pode ser muito reconfortante nos dias desafiantes”, exortou.

(Foto: FMUP)

“Levem a marca da FMUP o mais longe possível” 

diretora do MIMED deixou os parabéns e conselhos aos mais de futuros médicos que cumpriram esta etapa do seu “sonho”. Cidália Pina Vaz aconselhou-os a celebrarem as conquistas, mas realçando que a “saída da faculdade” traz “responsabilidade e compromisso”. “Levem a marca da FMUP o mais longe possível e apareçam sempre”, convidou. Aos familiares e amigos, deixou felicitações pela “coragem”, “superação” e “resiliência” dos estudantes. 

Advertisement

Coube, de resto, à diretora do MIMED distinguir Catarina Asseiro Teiga de Sá, estudante que é um exemplo dessa dedicação, pois terminou o curso, em 2024/2025, com a melhor classificação. À homenagem seguiu-se a imposição das insígnias por todos os graduados, de pé e em clima de festa geral.  

presidente do Conselho de Representantes da FMUP, João Bernardes, deixou também o seu reconhecimento, salientando que estas graduações são “obra de um coletivo, de uma equipa”, e que “todos trabalhamos para o mesmo fim”. “Tenho a certeza de que a FMUP transformou as vossas vidas, como transformou a minha”, afirmou.  

Advertisement

Por seu lado, o presidente do Conselho Pedagógico da FMUP deixou aos graduados alguns alertas sobre os “tempos desafiadores” que irão enfrentar. Roberto Roncon de Albuquerque avisou que “o único antídoto para serem relevantes é a componente humana” e instou-os a serem “os garantes dos interesses” dos doentes. Em seu entender, o serviço público de saúde “está em risco” e está nas mãos destes graduados a sua “sobrevivência”. 

Do mesmo modo, o presidente da Associação de Estudantes da FMUP, Martim Maçães, reconheceu que a entrada num novo “mundo de oportunidades” pode ser “agridoce” face aos desafios que se colocam, mas confia que estes futuros médicos saberão ostentar com brio “o selo da FMUP”, da sua “Alma Mater”, com a sua reconhecida “mistura de ciência e de humanismo”. Aos ex-colegas, deixou uma certeza: “O corredor do 01 já sente a vossa falta”.  

Advertisement

Entre os presentes estiveram elementos do Conselho Executivo, incluindo Guilhermina Rêgo, agora subdiretora da FMUP, e os dois novos vogais, João Frazão e Rafael Vieira, bem como de Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração da ULS São João, de Jorge Dias, vice-provedor da Misericórdia do Porto, de António Sarmento, professor Emérito da Universidade do Portodo coordenador da Unidade de Investigação sediada na FMUP, RISE-Health, Fernando Schmitt, entre outras individualidades.   

O Dia da Graduação contou, ainda, com as habituais apresentações da Tuna Feminina de Medicina, do Grupo de Fados e da Tuna de Medicina, e com a tradicional foto em conjunto. 

Advertisement



Source link

Continue Reading

Portugal

Prescrição Cultural da U.Porto inspira universidades portuguesas

Published

on












Prescrição Cultural da U.Porto inspira universidades portuguesas

























Política Cookies e privacidade de dados

Advertisement





Source link

Continue Reading

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com